Home Cultura “Deeper” busca explorar as potencialidades da realidade virtual com os espectadores

“Deeper” busca explorar as potencialidades da realidade virtual com os espectadores

Tempo de Leitura: 4 minutos

Deeper

  • Trabalho conduz os espectadores por uma experiência imersiva híbrida a partir do tema dos limites do corpo e da consciência; e
  •  O público vai embarcar em uma jornada por câmaras e corredores repletos de provocações sobre vida, morte e sexualidades – elementos bastante presentes nas criações de Janaína Leite

Diferente. Pensar em como a realidade virtual pode ser incorporada ao campo artístico foi uma das ideias que inspirou a diretora Janaína Leite em seu novo trabalho, “Deeper”.

Trata-se de uma instalação com codireção de Ultra Martini e concebida em parceria com a artista visual Leandra Espírito Santo que propicia uma experiência imersiva híbrida, mesclando a presença física e uma vivência 3D completamente digital.

Deeper

A obra está no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149), com sessões a cada trinta minutos, a partir das 11 horas, até 10 de março de 2024. (Veja mais detalhes abaixo,  em Serviços)

O Projeto

A partir desse tripé, artes cênicas, artes visuais e tecnologia, a obra transita entre os territórios da loucura, do sonho e da morte, sejam nas suas dimensões acidentais, sejam induzidos a partir dos estudos sobre psicodelia.

Esses estados revelam uma extensa plasticidade do que hoje entendemos por consciência e parece ressoar também na investigação sobre as tecnologias utilizadas na realidade virtual.

Deeper

O mundo digital está cada vez mais intensamente presente nas nossas vidas e gera mudanças significativas na subjetividade humana, já que as fronteiras entre o mundo físico e o virtual estão sendo borradas.

O que nos interessa é a possibilidade de pensar a ‘dissociação’ como paradigma de subjetivação do qual ainda não podemos prever as consequências: uma vida entre mundos, entre a realidade e a ficção, entre a pessoa e as suas representações virtuais através de seus avatares. Tudo isso parece ser um campo fértil para as linguagens artísticas em suas múltiplas hibridizações”, explica a diretora  do projeto, Janaína Leite.

Deeper

Sobre a instalação

O público tem até 60 minutos, entre a entrada e a imersão com óculos 3D, para desfrutar dessa iniciativa que explora diversos estados do corpo e da mente.

A proposta de Deeper é produzir a dissociação entre o corpo físico e o corpo virtual, explorando e questionando as fronteiras do corpo em situações limite. Quem embarcar nessa jornada transita por câmaras e corredores repletos de provocações sobre vida, morte e pornografia.

Na sala denominada “Glory Hole” (Buraco da Glória), por exemplo, concebida por André Medeiros Martins com a participação de 12 performers, os espectadores entram em contato com fetiches diversos. Já no espaço onde se lê nas paredes digitais “I am my own laboratory” (Eu sou o meu próprio laboratório), o público experimenta, sob o ponto de vista em primeira pessoa, uma cena de suspensão corporal.

 


Ficha técnica

Concepção, direção e pesquisa – Janaina Leite / Codireção e concepção sonora – Ultra Martini / Dramaturgia – André Medeiros Martins, Janaina Leite, Lara Duarte, Ultra Martini / Texto – Lara Duarte / Gravação e edição de vídeo  Vic Von Poser / Assistência audiovisual – Júlia Rô, André Voulgaris, Matheus Brant / Música original e desenho de som  Renato Navarro  / Dramaturgue  Rafael Steinhauser / Criações audiovisuais com inteligência artificial  Flávio Barollo / Projeto “Fetiches” – de André Medeiros Martins / Performers – Acácio Abreu, Bel Six, Carlos Jordão, David Medrado, Dom Barbudo, Fernando Brutto, Georgia Vitrilis, Imacullado, Joe, Pamkada, Pombo Morcego, Darktitah / Suspensão corporal – Darktitah, Pombo Morcego e Pamkada

Equipe anitya.space / Conrado Andrade – líder de desenvolvimento / Vitor Milagres – designer 3D e visualidade / Miguel Medeiros – designer 3D / Kelso Fujimoto – designer de jogos / Pedro Jardim – coordenação geral / Palestrantes:  Lyara Oliveira e Zaika dos Santos / Plataforma de experiência imersiva 3D  anitya.space / Realização  Itaú Cultural / Produção – Corpo Rastreado / Co-Produção – Olhares Instituto Cultural – Fernando Braun / Apoio – Edinburgh Fringe Festival, Voices From The South, Fundação Teatro a Mil e Festival Mix Brasil / Agradecimentos: Casa da Xiclet, EBAC Online, Grupo XIX de Teatro


SERVIÇO

  • Período de apresentações: até 10 / 03 / 2024 (domingo)

* Horários das sessões:

  • Dia 5: às 11, 11h30, 12, 15, 15h30, 16, 19, 19h30, 20
  • Dia 6: às 11, 11h30, 12, 19, 19h30, 20
  • Dia 7: às 11, 11h30, 12, 15, 15h30, 16, 19, 19h30, 20
  • Dia 8: às 15, 15h30, 16, 19, 19h30, 20
  • Dia 9: às 12, 15, 15h30, 16, 19, 19h30, 20

* Lotação: 10 lugares por sessão

  •    Local: Itaú Cultural – Sala Multiuso – 2º andar
  •    Endereço: Av.Paulista, 149
  •    Transportes: Metrô – Estação Brigadeiro
  •    Informações: 2168.1777 / WhatsApp: (11) 9 6383 1663
  •    E-mail: [email protected]
  •    Estacionamento:  Rua Leôncio de Carvalho, 108.
  •    Classificação indicativa: 18 anos
  •    Duração: até 60 minutos
  •  Entrada gratuita: retirada de ingressos presencial, mediante comprovação de 18 anos. As bilheterias estarão abertas 1h antes de cada sessão.

ATENÇÃO:

  •   Este trabalho faz uso de óculos de realidade virtual.
  •  Certifique-se de que você não tem nenhuma restrição quanto ao uso deste dispositivo.
  •  Não recomendado para pessoas com labirintite.

<< Com apoio de informações/fontes: Canal Aberto Assessoria de Imprensa / Márcia Marques – Daniele Valério  – Flávia Fontes + Assessoria Itaú Cultural: Conteúdo Comunicação >>

Deeper. Deeper. 

d