Home Cultura Das cavernas ao fast-food, um importante livro revela toda a “História...

Das cavernas ao fast-food, um importante livro revela toda a “História da Alimentação”

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

 da Redação DiárioZonaNorte

  • O livro foi traduzido para vários países e  é um dos de maior vendagem no mundo
  • A Editora Estação Liberdade dá destaque à literatura japonesa e corenana
  • Há referências à fabricação de cerveja pelos monges e dos vinhos

Um volumoso livro de 885 páginas,  classificado como obra-prima, pois é um clássico e praticamente completo, lançado há 27 anos, chega  novamente às livrarias em sua 10ª. edição pela Editora Estação Liberdade.  Esse calhamaço explora desde o surgimento do primeiro alimento na pré-história até as cerca de 40 mil lojas dos McDonald´s, modernas  e espalhadas pelos cantos do mundo, em 119 países.  Um livro importante em dualidade com pesquisas e estudos na área, indo até aos interesses de chefs e do pessoal ligado aos restaurantes.

O livro “A História da Alimentação”  (em sua edição original francesa, “Historie  de l´alimentation”), com tradução de fôlego realizada por Luciano Vieira Machado e Guilherme João Freitas Teixeira, teve a organização dos historiadores, o francês Jean-Louis Flandin (1931/2001)  e o italiano Massimo Montanari,  e contou com as participações de artigos separados de 43 mestres renomados, entre catedráticos, professores universitários, conferencistas e pesquisadores.

Um visão geral e total  desde o princípio de como os seres humanos aprenderam a cultivar alimentos e prepará-los para comer ao longo do tempo. Há muitos anos, as pessoas viviam como caçadores e coletores, buscando comida na natureza para sobreviver. Mas com o passar do tempo, elas começaram a plantar sementes e a cuidar de animais para ter uma fonte mais constante de alimentos.

gelo

O livro é uma leitura fascinante para quem se interessa por história, cultura e alimentação. Ele oferece uma visão abrangente e detalhada sobre a evolução da alimentação humana e como ela continua a moldar nossas vidas hoje. Por outro lado, discute como as diferenças culturais e regionais afetam a alimentação, incluindo os hábitos alimentares de diferentes países e religiões.

As questões sociais e politicas também são destacadas de como a alimentação está ligada a essas áreas, explicando o acesso aos alimentos, a desigualdade econômica e a globalização. Um dos artigos explora como a produção e o consumo de alimentos afetam o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.

Ao longo do livro, os autores apresentam diversas informações e curiosidades sobre a alimentação em diferentes períodos históricos e culturais, desde os primórdios do mundo  até a era atual.  Como a alimentação evoluiu ao longo do tempo, influenciada por fatores como a disponibilidade de alimentos, os avanços tecnológicos e as mudanças sociais e culturais.

gelo
Quadro de Jacopo Chimenti (1624)

Outro ponto interessante abordado pelo livro é a relação entre a alimentação e o poder, mostrando como a comida pode ser usada como uma forma de controle e opressão, mas também pode ser uma forma de resistência e autonomia. E como a alimentação foi usada como uma ferramenta de dominação durante a colonização, a escravidão e outras formas de exploração, mas também como as pessoas têm usado a alimentação para reivindicar suas identidades culturais e lutar por seus direitos.

Os autores também exploram a evolução da gastronomia ao longo da história, mostrando como a culinária tem sido influenciada pelas mudanças sociais, culturais e econômicas. Eles discutem como a gastronomia se desenvolveu como uma forma de arte e como os chefs têm usado sua criatividade e habilidade para criar pratos diferentes, inovadores e deliciosos, com utilização de novos produtos.

Além disso, o livro também destaca como a alimentação está ligada à saúde e ao bem-estar, e como a escolha dos alimentos pode afetar nossa qualidade de vida. Os autores mostram como as dietas e os hábitos alimentares mudaram ao longo do tempo e como isso pode influenciar nossa saúde e longevidade.

Cada parte detalhada em capítulos

O livro é dividido em três partes principais, compondo um total de 47 capítulos: 

Parte I: Da pré-história ao Antigo Regime = Capítulo 1: A cozinha pré-histórica / Capítulo 2: O Mediterrâneo antigo / Capítulo 3: A Idade Média: a cozinha das elites / Capítulo 4: A cozinha camponesa e a cozinha urbana

Parte II: Da era moderna ao início do século XX = Capítulo 5: A culinária renascentista / Capítulo 6: A cozinha do barroco / Capítulo 7: A revolução francesa e a gastronomia / Capítulo 8: A cozinha industrial e a globalização

Parte III: A alimentação no mundo contemporâneo = Capítulo 9: A alimentação na sociedade de consumo / Capítulo 10: A cozinha da tradição e a cozinha da inovação / Capítulo 11: A alimentação e o meio ambiente / Capítulo 12: A alimentação e a saúde

gelo

A importância do livro como documento

Cada capítulo aborda temas específicos relacionados à alimentação, como as características da cozinha em diferentes épocas e culturas, a relação entre a alimentação e a saúde, a globalização e a sustentabilidade, entre outros.  No capítulo 47, último do livro, é dedicado sobre a rede de fast food McDonald’s. O autor explica como a empresa surgiu nos Estados Unidos nos anos 1940 e rapidamente se espalhou pelo mundo. É explicado os fatores que contribuíram para o sucesso mundial da rede, mas citando as críticas sobre a qualidade de seus alimentos e o impacto ambiental.

Em resumo, “A História da Alimentação” é uma obra ampla e abrangente que cobre vários aspectos da alimentação ao longo da história. Com uma linguagem acessível e muitas ilustrações, o livro é uma leitura interessante e informativa para todos que desejam entender a importância da alimentação em nossas vidas e em nossa cultura. Como suas  implicações culturais, sociais e políticas continuam a evoluir. De tão bom e profundo,  a obra teve o reconhecimento e apoio dos Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura da França.

Como é um livro volumoso, o leitor poderá ler ao poucos cada capitulo (entre 10 a 15 páginas) para tê-lo com informações úteis.  Ao acessar às páginas do livro, esse leitor terá consciência do que virá à mesa para seu deleite, com informações históricas e de cuidados da saúde: Bon appétit, cher lecteur! …ou… Buon appetito, caro lettore!.

 

 


Serviço

A História da Alimentação

  • Organizadores: Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari
  • Tradutores: Luciano Vieira Machado e Guilherme João de Freitas Texieira
  • Tamanho/volume:  885 páginas
  • Custo: R$ 165,00
  • Mais detalhes e compra/pedido na Editora: clique aqui
  • Editora: Estação Liberdade
  • Telefone: (11) 3660.3180
  • WhatsApp: (11) 9-9962.3824
  • Site: www.estacaoliberdade.com.br
  • E-mail: [email protected]
  • Cadastro/cliente: clique aqui
  • Livros em promoção/compra: clique aqui

O que é a Editora Estação Liberdade —  Fundada em 1989 em São Paulo, a editora surgiu a partir do Clube do Livro, inicialmente um selo literário do grupo Ática-Scipione que se tornou independente. O nome presta homenagem ao bairro da Liberdade, centro da colônia japonesa paulistana e primeira sede da editora, e também pelo momento histórico do país, que caminhava para o fim da ditadura militar. Seu foco editorial: obras relacionadas à literatura e cultura asiática, além de obras de crítica literária, teoria política e filosofia – além dos clássicos da literatura mundial.  A Estação Liberdade tem como objetivo oferecer uma ampla gama de títulos que promovam o debate intelectual e o conhecimento em diferentes áreas.


<<Com apoio de informações/fonte: Imprensa/Divulgação – Editora Estação Liberdade / Luis Campagnoli/MKT Eventos >>

d