Home Estilo DZN Uma taça de bom vinho brasileiro nas mãos e dois excelentes livros...

Uma taça de bom vinho brasileiro nas mãos e dois excelentes livros juntos aos olhos

Tempo de Leitura: 5 minutos

taça

da Redação DiárioZonaNorte 

  • Dois livros e importantes passeios pelas regiões e produções brasileiras
  • Dos glossários e aos conhecimentos profundos dos bons vinhos
  • Dois livros que ensinam mais do que aulas e cursos sobre as vinícolas
  • O ecoturismo é forte nas regiões e vinícolas do Rio Grande do Sul

Não importa o lugar para apreciar um bom vinho, que pode trazer muitos prazeres, incluindo a experiência das nuances dos sabores e aromas.  O momento é especial com a satisfação de desfrutar de uma bebida que muitas vezes é associada às celebrações e momentos especiais.

Nada mais que essas experiências levaram ao conhecimento pleno de um executivo da área de computação e administrador de empresas, que se tornou um grande conhecedor de vinhos. Michael Waller, um gaúcho das raízes vinícolas, soube apreciar e degustar os bons vinhos em muitos momentos preciosos e de relevância.

Com isto, Waller tornou-se escritor e uma fonte importante para os apreciadores de modo formal ou informal para aproveitar todos os momentos com o vinho em sua plenitude. Em todas as etapas, desde a escolha do vinho, decantação e temperatura até chegar à taça com sua cor e características que levam ao olfato.

É um mestre, pois ele mostra todos os seus momentos de grande conhecedor de vinho. Esse executivo apresenta o seu vasto conhecimento sobre vinhos,  mostra abertamente as variedades, regiões produtoras, técnicas de produção, harmonização com alimentos e outras nuances da cultura do vinho.

Apaixonado por bons vinhos e espumantes, Waller já premiou o mercado com cinco livros (três deles na área de administração e finanças)  e o primeiro com o título ´´Vinho do Novo Mundo: conhecimento para beber melhor´´.  E neste período de seus 20 anos com vinhos vivenciou os conhecimentos e traduziu os rótulos, safras, características de conteúdos de centenas de marcas.

taça

Um livro que destaca os vinhos brasileiros

O lançamento de agora é imperdível nas quase 160 páginas do sumário às referências finais do livro com título bem objetivo “101 Vinhos Brasileiros”, que chega à segunda edição pela Ideograf/CS Livros. Já o prefácio da jornalista Lúcia Porto mostra o caminho do livro: “Um livro para beber ou um vinho para folhear”.   A obra destaca ro?tulos que ocupam o topo de qualidade da atual produc?a?o de vinhos no pai?s.

Em dois anos de profunda pesquisa, dezenas de entrevistas e visitas às várias vinícolas, na essência do autor em uma publicação inédita que carregam importantes definições e explicações sobre o mundo do vinho. E chega até a mostrar os índices de vinhos com tabela comparativa, as características de cada um, em ordem alfabética. Waller define e reconhece que, no momento, os vinhos brasileiros estão em um bom estágio, “tem sido bem-feitos, sem preconceito, e sugerir alguns caminhos para o futuro”.

Mas, ao mesmo tempo, não deixando de lado os que vêm do exterior – do Velho Mundo aos latinos – que proporcionam os comparativos com os brasileiros e as chances de se chegar aos níveis que os importados chegaram por séculos de experiências.

taça

Não basta um, mas há outro livro

O espaço aqui é pequeno para mostrar a dimensão de conhecimento e sabedoria deste autor que ainda nos brinda com o segundo livro para oferecer mais subsídios ao mercado: “Vinhos dos Altos Montes – Vinho brasileiros de qualidade”, com 176 páginas e também pela Ideograf/CS Livros – e com muitas ilustrações. E os dois livros chegam no período que o brasileiro está mais atento, aprendendo e reconhecendo, com mais frequência, com o bom vinho na taça em seus melhores e inesquecíveis momentos.

Neste segundo livro, Waller mantém o mesmo estilo e produção com muitas pesquisas e informações valiosas para todos os apreciadores de vinho. No prefácio, outro apaixonado pela bebida e que tem um canal sobre o assunto é Diogo Monti, que escreveu na abertura: “vinho é a bebida viva e milenar que permite ao enólogo transformar fruta em arte. À mesa, serve como elo de conexão para ligar almas e desabrochar sorrisos”.

taça

Neste livro, Waller apresenta os vinhos dos Altos Montes, uma região da Serra Gaúcha, na altitude entre 450 a 800 metros acima do nível do mar. As vinícolas estão próximas à divisa de Santa Catarina e recebeu forte influência europeia, especialmente de imigrantes italianos e alemães. Os vinhos são conhecidos por sua qualidade e singularidade, com diferenças de outras regiões brasileiras.

Com a referência do escritor norte-americano Ernest Hemingway, lembrando sua obra Paris é uma Festa: “O vinho é a mais civilizada das bebidas”.  E nesta sequência, não importa como será o brinde, o tocar das taças: “saúde”, “prost”, “cheers” ou “chin-chin”, o que vale é o bom vinho e os momentos de felicidade com as boas companhias. Vale muito a pena degustar os livros de Michael Waller, em todos os momentos, brindando o maior conhecimento dos bons vinhos.


Quem é Michael Waller == É um empresário e formação na área de negócios, com muitas especializações em administração, marketing e informática. Mas também um escritor apaixonado por vinhos e harmonizac?o?es. Possui certificac?o?es por diferentes instituic?o?es da bebida (como Wine & Spirit Education Trust, CIAS Innovation, Conceptwine e Associac?a?o Brasileira de Sommeliers) e participou de dezenas de feiras de vinhos, visitou centenas de vini?colas e degustou milhares de ro?tulos das mais diversas origens. Ainda consegue tempo para ser colunista semanal de vinhos em três rádios em São Paulo, Rio Grande do Sul e na Bahia. Saiba mais sobre o autorclique aqui E-mail: [email protected]  — Instagram: clique aqui

 


Serviço / Fichas Técnicas

“101 Vinhos Brasileiros”

  •  Editora: Ideograf / CS Livros
  •  Páginas: 160 páginas coloridas
  •  Formato: físico
  •  Valor: R$48,90
  •  Compra direta/frete grátis: clique aqui
  •  Sumário: 1.Introdução / 2.Falar de vinho é fácil, ser escutado que é difícil!  / 3.Precisamos falar do vinho brasileiro / 4.Seleção dos 101 vinhos /  5.Espumantes /  6.Brancos Tranquilos /  7.Tintos em Blend  / 8.Tintos em Varietal / 9.Microlotes e autorais /  10.Econômicos /  11.Vinho 101 /  12.Brasil, o país do vinho?

“Vinhos dos Altos Montes – Vinho brasileiro de qualidade”

  • Editora: Ideograf / CS Livros
  • Páginas: 176 páginas coloridas
  • Formato: físico
  • Valor: R$58,90
  • Compra direta: clique aqui
  • Vinícolas destacadas: Boscato, Cantina Gelain, Casa Venturini, Cave de Angelina, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta, Terrasul, Fabian, Viapiana, Família Bebber, Mioranza, Monte Reale e Panizzon.
  • Mais informações e compra: clique aqui

Obs.: CS Livros é o selo editorial do Grupo Cybersul, empresa fundada em 2002, com sedes em São Paulo/SP, Porto Alegre/RS e clientes em todos estados brasileiros. E-mail: [email protected]r


<Com apoio de informações/fonte: NaveComunica Assessoria de Imprensa /Porto Alegre – Lucia Porto >

taça taça taça taça taça taça taça taça taça

d