Home Destaque Confirmado: Vila Maria receberá albergue na Avenida Morvan Dias de Figueiredo

Confirmado: Vila Maria receberá albergue na Avenida Morvan Dias de Figueiredo

três morvan
Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – SMADS confirmou a instalação de um albergue na Avenida Morvan Dias de Figueiredo nº 4001 – na lateral da Ponte da Vila Maria, conforme o DiárioZonaNorte antecipou na reportagem publicada  em 28 de julho de 2022.

O novo equipamento faz parte do desmembramento em três do Centro de Acolhida Zaki Narchi – POP II, que funciona na Avenida Zaki Narchi nº 900 na região da Vila Guilherme e atende 900 pessoas, conforme determinado no Plano de Metas para a gestão 2021-2024, notadamente a Meta nº 14, que prevê a implementação de “12 Centros de Acolhida e Centros de Acolhida Especiais, reordenando serviços com mais de 200 vagas e respeitando o perfil dos usuários”.

morvan
Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 30 de junho de 2022

Os três chamamentos foram publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo,  em  maio de 2022 e darão seguimento ao trabalho que a Organização da Sociedade Civil – OSC CROPH – Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana, já realizava na Zaki Narchi.

morvan
Lateral do prédio, já com as cores dos equipamentos de assistência social.

O novo equipamento – CA Morvan Dias de Figueiredo – deve entrar em operação até o final do primeiro semestre de 2023. As mudanças no imóvel já podem ser vistas por quem passa no local e o prédio recebeu a cor azul – oficial dos serviços de assistência do município.

O imóvel que será ocupado pelo albergue tem 1.500 m² de área construída, funcionará 24 horas e deve atender 400 pessoas em situação de rua, abrigou anteriormente a VETMINAS – distribuidora de produtos veterinários.

Sem estudo de impacto e sem diálogo

Os moradores do entorno são contra, conforme destaca o ativista social Beto Freire: “Uma arbitrariedade da Secretaria de Assistência Social, que em nenhum momento fez discussão ampla com a população, da mesma maneira que não fez o estudo de impacto social e econômico do entorno.  Enquanto a violência aumentou nos últimos anos, e a saúde da região ficou esquecida, o poder público ao invés de trazer benefícios para as vilas, despejou problemas de outras regiões em nosso território. Aos contribuintes cabe responder nas urnas em eleições vindouras para a classe política.”

Conforme antecipado pelo DiárioZonaNorte em 13 de  julho de 2022, o local tem a possibilidade ser desapropriado pelo Metrô para a construção de um túnel de ventilação da Estação Vila Maria –  Linha 19-Celeste (que ligará o Vale do Anhangabaú ao Parque Maia, em Guarulhos)fato divulgado durante a audiência pública realizada no auditório da UniNove da Vila Maria

A Supervisão de Assistência Social – SAS de Vila Maria/Vila Guilherme  antes da definição do prédio na Morvan Dias de Figueiredo, realizou tratativa com outros 42 imóveis na região da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, que por questões que vão desde estrutura até a não concordância dos proprietários em locar o imóvel para a implantação de um Centro de Acolhida Temporário para Adultos – CTA.

O CTA deveria ter entrado em funcionamento em agosto de 2022, mas em razão do prédio ter sido vandalizado, só agora entrou em processo de reformas e adequação.  O contrato de locação foi assinado em junho de 2022 e terá o valor mensal de R$ 59 mil reais (incluso IPTU)  com validade de cinco anos e, atualmente passa por obras de readequação.

Nota da SMADS

O DiárioZonaNorte procurou a SMADS na manhã desta 2ª feira (27/03/2023), que confirmou a implantação do equipamento, conforme nota que reproduzimos:

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informa que a implantação do Centro de Acolhida (CA) ‘CTA Vila Guilherme’, localizado à Avenida Morvan Dias de Figueiredo, 4.001, na Vila Guilherme, zona norte da capital, faz parte do reordenamento do CA Zacki Narchi, localizado também na mesma região.

A ação está prevista no item 16 do Plano de Metas do Município, que estabelece o máximo de até 200 pessoas acolhidas por serviço, respeitando os perfis e, consequentemente, possibilitando a melhoria da qualidade no atendimento, sendo mais individualizado e humanizado.

A SMADS ressalta que o equipamento tem um cronograma de reformas para adequação do espaço, mas passou por furtos e vandalizações neste período, condição que gerou atrasos na obra.

Um dos desafios do reordenamento que visa qualificar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social é a disponibilidade de prédios com condições básicas para instalação dos serviços. Em virtude da complexidade de disponibilidade de locais para atendimento desta demanda na região, a SMADS optou por manter o imóvel para realização de reformas de adequação.

A previsão é que o novo serviço funcione assim que as obras sejam concluídas, ainda neste primeiro semestre“.

d

morvan morvan morvan morvan morvan morvan morvan