Home Cultura “A Baleia” foi escolha acertada do ator Brendan Fraser para dar sua...

“A Baleia” foi escolha acertada do ator Brendan Fraser para dar sua volta por cima

baleia
Tempo de Leitura: 3 minutos

baleia

<< Crítica/Cinema >> === por Aguinaldo Gabarrão (*)

Muito já se falou da volta por cima do ator Brendan Fraser. Mais conhecido por filmes como o descartável “George, O Rei da Floresta” e o blockbuster “A Múmia”, que ganhou uma trilogia e fez sucesso mundial, pouco espaço o artista encontrou para mostrar que era bem mais do que o pedaço de carne que Hollywood sempre vendeu.

Prova disso é seu trabalho no filme “Deuses e Monstros”, em 1998. Mas aquele ator talentoso foi, paradoxalmente, eclipsado por sua beleza e pelo sucesso fácil e descartável que a indústria do entretenimento lhe ofereceu.

Porém se “o sucesso e o fracasso são dois impostores”, então, ao ganhar o Oscar de Melhor Ator por seu desempenho irrepreensível em “A Baleia”, Fraser prova a impostura daqueles que o viam como estrela do passado.

baleia

Vidas sem rumo que se cruzam

O professor Charlie, preso em casa por conta de sua obesidade mórbida – ele pesa 270kg – orienta por meio virtual, seus alunos nas aulas de redação. Debilitado emocionalmente pela perda do seu companheiro e percebendo que sua saúde se deteriora rapidamente, ele busca reaproximar-se da filha adolescente e, assim, dar um sentido nobre à sua existência.

Se o resumo da história parece conduzir tudo para um dramalhão piegas, o roteiro escapa dessa trilha e direciona o enredo para um encontro de personagens sem rumo, em que sentimentos mal resolvidos se cruzam com os dilemas de Charlie e potencializam seus próprios dramas, naquele pequeno e claustrofóbico apartamento do professor.


Trailer do filme – legendado:


A Baleia

Assim, tal como o capitão Ahab de Moby Dick, que no romance original persegue a baleia ferozmente e tem seu desfecho entrelaçado ao dela, o roteiro faz, por comparação, semelhante movimento: a enfermeira, o jovem religioso, a ex-mulher e a filha se lançam ao embate com Charlie, diante de sua aparente fragilidade, sempre justificada por ele com um singelo “I’m sorry” (Me desculpe).

E cada um deles age e reage, diante da impossibilidade de compreender as razões e motivos auto destrutivos do professor. E num jogo inconsciente de espelhamento, veem nele suas próprias fragilidades, no que há de mais humano e temerário.

Também ganhador do Oscar de Maquiagem e Cabelo, com direção primorosa de Darren Aronofsky  (Cisne Negro) e desempenhos emocionantes de Sadie Sink (Ellie, a filha) e Hong Chau (Liz, a enfermeira), “A Baleia” demarca o patamar de excelência em que o ator Brendan Fraser merece ser reconhecido.


SERVIÇO

baleia

A BALEIA – Título Original: The Whale

  • Gênero: Drama
  • País: EUA
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 1 hora e 57 minutos
  • Ano: 2022
Ficha técnica 

Elenco: Brendan Fraser, Sadie Sink, Hong Chau, Ty Simpkins, Samantha Morton / Diretor: Darren Aronofsky / Roteirista: Samuel D. Hunter, baseado em sua peça / Direção de Fotografia: Matthew Libatique /  Maquiagem e Cabelo: Adrien Morot, Annemarie Bradley-Sherron e Judy Chin / Música: Rob Simonsen / Montagem: Andrew Weisblum / Desenho de Som: / Produção: Jeremy Dawson, Ari Handel, Darren Aronofsky / Distribuidora: California Filmes / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação


 

Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


 

d