O Chocolate Day ou Dia Mundial do Chocolate é comemorado no dia 07 de julho.  Alguns  historiadores associam a data à entrada do chocolate na Europa, na segunda metade do século XV. Os primeiros registros do chocolate datam das civilizações pré-colombianas. Maias e Astecas o utilizavam na forma de bebida.

Há vários tipos de chocolate, como o amargo, ao leite e branco. Para uns, chocolate mesmo só o amargo. O ao leite é batizado e o branco, então, nem se pode chamar de chocolate, pois é feito de manteiga de cacau e não de massa de cacau. O fato é que, branco, preto, amargo ou doce, o chocolate hoje é bem diferente de sua origem asteca: xocolatl, “água amarga”.

De acordo com a Organização Panamericana de Saúde, o  consumo saudável de chocolate não deve ultrapassar 30 gramas por dia, no caso dos adultos e  é que nessa quantidade que os benefícios do cacau são observados de forma mais intensa, mas vale lembrar que o chocolate recomendado é o chocolate 70% cacau, pois contém flavonóides, que exercem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora”.

Apesar dos benefícios, o chocolate amargo também precisa ser consumido com moderação, pois é um produto altamente calórico. Nesse sentido, tanto o amargo quanto o ao leite são parecidos: têm de 530 a 550 calorias a cada 100 gramas.

O chocolate branco  é a pior opção: tem menos flavonóides e é mais calórico, chegando até 700 calorias/100 gramas. Adicionar ao chocolate  oleaginosas como: avelãs, castanhas e amêndoas, embora mais calóricos, os produtos se tornam mais saudáveis do ponto de vista nutricional, pois as oleaginosas possuem gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, ou seja, benéficas ao coração.

Para comemorar a data, dividimos com nossos leitores uma das mais tradicionais receitas de bolo de chocolate do Brasil, desenvolvida pela Cozinha Experimental da Nestlé:  Bolo Peteleco.

INGREDIENTES

 Massa:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES® Nestlé
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 ovos

Calda:

  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó DOIS FRADES® Nestlé
  • 1 colher (chá) de raspas da casca de laranja
  • 1 colher (chá) de manteiga

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o açúcar, o Chocolate em Pó DOIS FARDES, o fermento e o bicarbonato peneirados. Junte o óleo, os ovos e 2 xícaras (chá) de água fervente, misturando bem. Despeje a massa em uma assadeira retangular (22 cm x 33 cm), untada com óleo, e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.

Calda:

Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes com meia xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, deixando ferver até obter uma calda grossa. Retire do fogo e espalhe sobre o bolo ainda quente. Deixe-o esfriar, corte em quadrados e sirva.

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora