Início Estilo de Vida Chocolate é tão gostoso que tem um dia só para ele. ...

Chocolate é tão gostoso que tem um dia só para ele. Comemore!

Tempo de Leitura: 2 minutos

 

  • Especialistas apontam seus benefícios

O Chocolate Day ou Dia Mundial do Chocolate é comemorado no dia 07 de julho.  Alguns  historiadores associam a data à entrada do chocolate na Europa, na segunda metade do século XV. Os primeiros registros do chocolate datam das civilizações pré-colombianas. Maias e Astecas o utilizavam na forma de bebida.

Há vários tipos de chocolate, como o amargo, ao leite e branco. Para uns, chocolate mesmo só o amargo. O ao leite é batizado e o branco, então, nem se pode chamar de chocolate, pois é feito de manteiga de cacau e não de massa de cacau.

O fato é que, branco, preto, amargo ou doce, o chocolate hoje é bem diferente de sua origem asteca: xocolatl, “água amarga”.

Benefícios para a saúde

De acordo com a Organização Panamericana de Saúde, o  consumo saudável de chocolate não deve ultrapassar 30 gramas por dia, no caso dos adultos e  é que nessa quantidade que os benefícios do cacau são observados de forma mais intensa, mas vale lembrar que o chocolate recomendado é o chocolate 70% cacau, pois contém flavonóides, que exercem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora”.

Apesar dos benefícios, o chocolate amargo também precisa ser consumido com moderação, pois é um produto altamente calórico. Nesse sentido, tanto o amargo quanto o ao leite são parecidos: têm de 530 a 550 calorias a cada 100 gramas.

Amigo do coração

Adicionar ao chocolate oleaginosas como: avelãs, castanhas e amêndoas, embora mais calóricos, os produtos se tornam mais saudáveis do ponto de vista nutricional, pois as oleaginosas possuem gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, ou seja, benéficas ao coração.

Chocolate branco não é chocolate

O chocolate branco  é a pior opção: tem menos flavonóides e é mais calórico, chegando até 700 calorias/100 gramas, já que é produzido com a  gordura extraída da pasta de cacau – a famosa manteiga de cacau -,  misturada com leite, açúcar  e aroma de baunilha.

Por não levar em sua composição massa de cacau em si – como acontece com os outros chocolates é considerado um confeito e não um chocolate propriamente dito.

Para comemorar a data, dividimos com nossos leitores uma das mais tradicionais receitas de bolo de chocolate do Brasil, desenvolvida pela Cozinha Experimental da NestléBolo Peteleco.

INGREDIENTES
Massa:
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES® Nestlé
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 ovos
Calda:
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó DOIS FRADES® Nestlé
  • 1 colher (chá) de raspas da casca de laranja
  • 1 colher (chá) de manteiga
Modo de Preparo: 

Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o açúcar, o Chocolate em Pó DOIS FARDES, o fermento e o bicarbonato peneirados. Junte o óleo, os ovos e 2 xícaras (chá) de água fervente, misturando bem. Despeje a massa em uma assadeira retangular (22 cm x 33 cm), untada com óleo, e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.

Calda:

Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes com meia xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, deixando ferver até obter uma calda grossa. Retire do fogo e espalhe sobre o bolo ainda quente. Deixe-o esfriar, corte em quadrados e sirva.

d