Croqui da futura Vila Reencontro 3 - no terreno do antigo CMTC Clube
Tempo de Leitura: 3 minutos

CMTC

da Redação DiárioZonaNorte

O terreno do antigo CMTC Clube, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul n. 780 – na Ponte Pequena — ao lado do Shopping D e do Terminal Rodoviário do Tietê, do lado da Zona Norte , receberá a terceira unidade do Projeto Vila Reencontro. O Museu SPTrans dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla, que funciona ao lado, está fechado provisoriamente para reformas e não deverá ser afetado

Na área de 33 mil m² — incluindo o campo de futebol, onde aconteceram os jogos de times de várzea no Desafio ao Galo — que pertence à Prefeitura de São Paulo e foi cedida a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), serão instaladas 270 moradias modulares com capacidade de acolher até 1.000 pessoas em situação de rua.

CMTC
croqui da área de 33 mil metros quadrados que deverá receber a Vila Reencontro Unidade CMTC
Casas Modulares

Cada uma das residências tem cerca de 18 m² equipados com banheiro, cozinha e quarto e pode abrigar até quatro pessoas. Também deverão fazer parte da estrutura, uma cozinha comunitária, refeitório, brinquedoteca, lavanderia, horta social, além de espaços para atendimentos socioassistenciais.

Marcelo Pereira/Secom/Divulgação

O projeto da Vila Reencontro Unidade CMTC encontra-se na fase de levantamento topográfico do terreno, conforme publicado pelo Diário Oficial da Cidade de São Paulo – em 14 de outubro de 2022.  A Prefeitura não informou qual a data prevista para inauguração do serviço.

reencontro
Marcelo Pereira/Secom/Divulgação
Programa Reencontro

O Programa Reencontro prevê a entrega de unidades que serão destinadas prioritariamente a famílias – com ou sem crianças-, que estejam utilizando as ruas da cidade como moradia há menos de dois anos.

Cada família deve permanecer entre 12 e 18 meses nas moradias transitórias das Vilas Reencontro, e participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganho de autonomia.

Os critérios para elegibilidade para acolhimento nas moradias transitórias são as informações do CadÚnico, as famílias em que as mulheres são as responsáveis, núcleos familiares que possuam crianças e adolescentes em sua composição e que estejam em situação de rua por um período mais recente (de seis meses a 24 meses).

Eixos de atuação

O projeto possui três eixos de atuação: conexão, cuidado e oportunidade. O primeiro visa a estimular a recriação de vínculos preexistentes e o fortalecimento da rede de apoio. O primeiro elemento de conexão entre o poder público e o indivíduo em situação de rua é a abordagem social, sendo, portanto, um instrumento fundamental de vinculação das pessoas à política pública e às demais etapas e eixos do Programa Reencontro.

Já no segundo eixo, serão oferecidas moradias subsidiadas para aqueles que não possuem renda suficiente, nas seguintes modalidades: locação social, que é o aluguel subsidiado conforme renda; a renda mínima ou o auxílio pecuniário para pessoas sem problemas de drogadição; moradia transitória ou as unidades com alta rotatividade para que se busque evitar o processo de cronificação, promovendo rápido resgate da autonomia.

O eixo oportunidade, por fim, consiste na intermediação de mão de obra e emprego, através da capacitação profissional, da alocação em contratos públicos (Decreto nº 59.252/20), da busca ativa por vagas e do estímulo à contratação no setor privado.

<com apoio de informações: Imprensa Prefeitura de São Paulo>

d