Tempo de Leitura: 3 minutos

Cenário perfeito para as reuniões em família, a sala de jantar precisa trazer as sensações de bem-estar e acolhimento. Além da mesa, com tamanho suficiente para reunir quem a gente ama, e as cadeiras, que precisam ser bem confortáveis, outro item que rouba a cena no ambiente é o lustre.

A arquiteta Karina Korn, do escritório que leva seu nome, preparou um guia que ajudará a escolher corretamente a iluminação da sala de jantar.

Neste dúplex, pendente rouba a cena no projeto de Karina Korn | Foto: Eduardo Pozella

Acerte no Tamanho

A proporção do pendente em relação ao restante dos elementos do ambiente deve ser uma das principais prioridades. “É preciso tomar cuidado para que o modelo não fique desproporcional”, orienta Karina Korn.

A arquiteta também apresenta uma dica importante quanto ao formato da peça. O ideal é que ele acompanhe o tamanho da mesa: um móvel comprido, por exemplo, pede um lustre mais linear, enquanto um mobiliário quadrado ou redondo pode trazer uma luminária mais centralizada.

Dessa maneira, o lustre acaba respeitando as proporções espaciais do ambiente. “Mas, isso não é uma regra, por isso, é importante avaliar caso por caso”, explica Karina.

Foco luminoso

Os pendentes Bossa (Lumini) usados nesta sala de jantar tem várias vantagens. Ele vem com um sistema de iluminação capaz de mudar os efeitos e a intensidade de luz através da movimentação de seu refletor | Foto: Eduardo Pozella

A direção do foco de luz também é importante para o ambiente. No caso de mesas com tampo de vidro, por exemplo, convém que a lâmpada seja direcionada para cima, evitando o ofuscamento.

Porém, para quem prefere uma iluminação mais direcionada, vale utilizar o foco de luz para a mesa. “Há luminárias que permitem mudar o foco de luz, direcionando-o tanto para cima como para baixo, além de criar efeitos de luz diferentes para o ambiente. Também possibilitam controlar o direcionamento quando o ambiente está ou não sendo utilizado”, dá a dica.

Temperatura da lâmpada

Você já ouviu falar na temperatura da lâmpada? A temperatura de cor é uma analogia entre a cor da luz emitida – sendo que se diferem por quente ou fria, em que a quente é mais amarelada e a fria é mais branca.

Para a sala de jantar, o mais recomendado é usar uma lâmpada com temperatura quente para o lustre, que deixa o visual do cômodo mais confortável e intimista.

Medidas para instalação

Após escolher o modelo, é hora de instalar a peça. Centralizar o pendente é importante para garantir harmonia visual ao ambiente. Por isso, antes de fixá-lo é necessário encontrar o centro da mesa e utilizá-lo como ponto de partida para posicionar a peça.

A altura também gera muitas dúvidas, por isso ideal é colocar o lustre de 75 a 90 cm em relação o tampo da mesa, medida que permite uma boa iluminação sobre os convidado sem que atrapalhe a visão. “É preciso atentar para que não fique na frente de ninguém quando estiverem sentados ou alguém bata a cabeça”, reforça a arquiteta Karina Korn.

Nesta sala de jantar, Karina Korn usou pendentes Vintage, da Dominici | Foto: Celina Germer

Sobre Karina Korn Arquitetura

O amor por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de 26 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil, quanto internacionalmente, com projetos reconhecidos em Tel Aviv e Miami.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes.

Seu vasto portfólio conta com passagens em diversas edições da CASACOR, e mostras como a CAD Brasil, Artefacto e Favorita, além de ações sociais no Projeto Casa da Criança, contribuindo para a transformação de abrigos e creches infantis. Prioriza sempre o excelente atendimento ao cliente junto à sua equipe multidisciplinar, do projeto ao acompanhamento das obras. Para ela, arquitetura e decoração são muito mais que projetar – significam realizar sonhos.

<com apoio de informações dc33 Comunicação>

Karina Korn Arquitetura
Tel. (11) 3473-1303

[email protected]
www.karinakorn.com.br

www.instagram.com/karinakornarquitetura

 

d