Home Cotidiano WhatsApp anuncia novidades com novos recursos para vários grupos e mais...

WhatsApp anuncia novidades com novos recursos para vários grupos e mais usuários

WhatsApp
Tempo de Leitura: 2 minutos

WhatsApp

  • A funcionalidade será disponibilizada após as eleições
  • Mais participantes em grupos e Administradores poderão apagar mensagens
  • Criação de salas de conversas em áudio até 32 pessoas
  • O nome WhatsApp é um trocadilho com a frase “What’s Up” em inglês – “E aí?

O WhatsApp anunciou nesta 5ª feira (14/04/2022) um novo recurso de criação de comunidades. Essa funcionalidade permitirá grupos com mais pessoas do que o limite atual, de 256 usuários da plataforma.

A ferramenta permitirá a criação de comunidades e de grupos desses universos. Administradores terão novos recursos, como envio de mensagens a todas as comunidades e gestão da participação nos grupos.

A funcionalidade será disponibilizada após as eleições, no final do ano. Essa decisão ocorreu após a possibilidade ter enfrentado receio e críticas do potencial para a disseminação de desinformação no pleito deste ano.

Pesquisas mostraram como o WhatsApp foi um canal de difusão de conteúdos falsos nas eleições de 2018. Esse fenômeno gerou preocupações da Justiça Eleitoral naquela disputa.

Uma denúncia de disparo em massa na plataforma ensejou um inquérito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terminou por não encontrar evidências da prática. Diante da preocupação da Justiça Eleitoral, o WhatAapp informou que não lançaria a nova ferramenta antes do processo eleitoral.

Grupos e salas de conversas em áudio

Também foram anunciadas mudanças nos grupos já existentes. Uma ferramenta de reações, como no Facebook, será inserida para que pessoas possam se posicionar sobre mensagens. Administradores poderão apagar mensagens.

Além disso, será possível compartilhar arquivos com até 2 GB. Será possível fazer salas de conversa em áudio com até 32 pessoas.

Segundo mensagem institucional no site do WhatsApp, apesar da criação do recurso a comunidades serão “naturalmente privadas”. Por essa razão, a criptografia ponta-a-ponta seguirá sendo assegurada no aplicativo.

O WhatsApp surgiu como uma alternativa ao sistema de SMS e agora possibilita o envio e recebimento de diversos arquivos de mídia: textos, fotos, vídeos, documentos e localização, além de chamadas de voz.

Segundo a empresa, alguns de seus momentos mais importantes são compartilhados no WhatsApp. E informa: “por essa razão, implementamos a criptografia de ponta a ponta no nosso aplicativo. Por trás de cada decisão está o nosso desejo de possibilitar que as pessoas se comuniquem sem barreiras, em qualquer lugar do mundo”.

Dois bilhões de pessoas 

Mais de dois bilhões de pessoas, em mais de 180 países, usam o WhatsApp para manter o contato com amigos e familiares, a qualquer hora ou lugar. O WhatsApp é gratuito e oferece um serviço de mensagens e chamadas simples, seguro e confiável para celulares em todo o mundo.

O WhatsApp foi fundado por Jan Koum e Brian Acton que, juntos, passaram quase 20 anos no Yahoo. O WhatsApp juntou-se ao Facebook em 2014, porém continua operando como um aplicativo independente e com o foco direcionado em construir um serviço de mensagens que seja rápido e que funcione em qualquer lugar do mundo.

<< Com apoio de informações/fonte: Empresa Brasil de Comunicação-EBC/por  Jonas Valente – Repórter Agência Brasil – Brasília >>


d