21.8 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024
Home Destaque Vender nas ruas tem nova autorização. Prefeitura abre comércio ambulante

Vender nas ruas tem nova autorização. Prefeitura abre comércio ambulante

Tempo de Leitura: 2 minutos
vender

  • Agora cerca de 40 atividades itinerantes estão autorizados em áreas pré-determinadas na cidade.
  • Após castramento, o comerciante pagará valor mínimo diário de R$11,34

Com o objetivo de potencializar o empreendedorismo e ampliar as atividades comerciais legalizadas na cidade, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, passa a fornecer autorização para o comércio porta a porta.  Pela primeira vez, o comércio itinerante é regulamentado em São Paulo.

O processo deve ser feito no site do sistema Tô Legal (clique aqui), que já emitiu 21.812 autorizações em toda a cidade desde o seu lançamento, em 2019. A plataforma totalmente informatizada facilita o trabalho e a geração de renda, elimina a burocracia e garante dignidade e segurança ao cidadão que deseja trabalhar nas vias públicas.

vender

A partir de agora, cerca de 40 tipos de comércio que não geram aglomeração, como a venda de ovos, pamonha, livros e artesanato, estão habilitados em áreas pré-determinadas pelas subprefeituras, bem como a utilização de equipamentos para o trabalho, como automóveis, bicicletas, carrinho de mão, entre outros.

Setenta por cento da cidade está livre para o comércio porta a porta. Regiões com grande fluxo de comércio regular, como a Rua Vinte e Cinco de Março e a Avenida Paulista, por exemplo, estão restritas, permitindo apenas a circulação dos vendedores, sem comercialização. As vias bloqueadas estão explicitadas durante o ato de solicitação, no site do “Tô Legal!”, para conhecimento e concordância do interessado.

Os trabalhadores podem atuar em até dois dos três períodos disponíveis – manhã, tarde e noite -, pelo prazo máximo de 90 dias. Assim que a autorização expirar, é possível solicitar novamente para a mesma região, se esta estiver disponível. Estão permitidas até 10 atividades por período em cada subprefeitura.

A taxa paga para obtenção do documento varia conforme a região, período, quantidade de dias e o tipo de equipamento a ser utilizado, sendo R$ 11,34 o valor mínimo diário. Essa atualização inédita no sistema “Tô Legal!” amplia a variedade dos serviços de rua autorizados em São Paulo e permite que mais trabalhadores atuem, formalmente, nas vias da capital.


Acesse o Manual do Usuário com todas as indicações em 47 páginas: clique aqui


Atividades habilitadas:  Água, bebidas industrializadas; – Algodão doce; – Antiguidades, objetos de arte; – Artesanato; – Artigos de cama, mesa, banho; – Bijuterias; – Bolos, biscoitos; – Bolsas, malas; – Brigadeiro; – Brinquedos; – Churros; – Comidas típicas; – Condimentos, especiarias; – Cortinas, tapetes, persianas; – Cosméticos, perfumaria; – Cupcake; – Doces, balas, bombons; – Ferramentas, ferragens; – Flores, plantas; – Frutas, legumes, verduras; – Jornais, revistas; – Lanches; – Livros; – Mercearia; – Milho verde, pamonha; – Pães, padaria; – Pizza;- Produto de açaí; – Produtos de limpeza, domissanitários; – Ração para animais domésticos; – Rede de proteção, telas protetoras; – Roupas, acessórios; – Salgados; – Sorvetes; – Tortas doces, salgadas; – Ovos; e  – Bebidas lácteas. 

Saiba mais: Diário Oficial da Cidade – 25/6/2021 (6a.feira) – pag.03  – Cf. Instrução Normativa nº 02/SMSUB/2021 – da Secretaria Municipal das Subprefeitura- clique aqui

         Assista a reportagem do SPTV 2ª edição de 26/06/2021: clique aqui


<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP >

d

vender vender vender vender vender vender

vender