Home Estilo DZN Vai comprar uma coifa? A Obra Fácil lista os cinco segredos do...

Vai comprar uma coifa? A Obra Fácil lista os cinco segredos do equipamento.

Tempo de Leitura: 4 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

A cozinha se transformou em um ambiente de convivência. Integrada com os demais ambientes da casa, é importante que você invista em eletrodomésticos e utensílios corretos.

Um cuidado especial deve ser quanto a escolha da coifa.  Além de ser parte da decoração do ambiente, o equipamento é fundamental na hora de preparar os alimentos e minimizar o cheiro de comida que pode ficar em excesso no ambiente. 

A coifa precisa ser eficiente e sem muito barulho. É normal que o consumidor tenha muitas dúvidas sobre como dimensionar o tamanho da coifa, qual o modelo e como instalar de forma correta.

Para eliminar  de vez com todas as dúvidas, o DiarioZonaNorte procurou os especialistas da Loja Obra Fácil, referência entre os principais profissionais de arquitetura e design de interiores do Brasil e autoridade em coifas, depuradores, fornos elétricos, cooktops e microondas, além de possuir um dos mais completos showrooms de eletrodomésticos da Tramontina da cidade de São Paulo.

Porque devo instalar uma coifa na minha cozinha?

A função de uma coifa é sugar gordura, tratar a fumaça, os vapores e odores gerados durante o preparo dos alimentos, melhorando a qualidade de ar no ambiente. A fumaça, os vapores e os odores são sugados pela coifa, passam por uma filtragem nos filtros de alumínio (gordura) e, no modo depurador, passam também pelos filtros de carvão ativado, onde ocorre a absorção do odor, retornando ao ambiente interno (depuração) ou simplesmente encaminhados para o ambiente externo (exaustão).

Como escolher o melhor modelo de coifa para a minha cozinha? 

São quatro os modelos de coifas:

  • Parede: As coifas de parede são fixadas em uma parede, instaladas sobre fogões ou cooktops.
  • Ilha: As coifas de ilha são fixadas no teto e podem ser instaladas no meio do espaço da cozinha, sobre fogões ou cooktops montados em ilha.
  • Depurador: Os depuradores são instalados em baixo de armários posicionados sobre fogões ou cooktops.
  • Built-in: As coifas são instaladas embutidas diretamente em um móvel.
Como calcular a vazão  e a dimensão da coifa?

O cálculo para dimensionamento da vazão da coifa leva em conta o volume da cozinha pois, para uma coifa ser eficiente, ela deve ter a capacidade de trocar, no mínimo, 12 vezes  o ar da cozinha a cada hora. De acordo com os profissionais da Obra Fácil, o cálculo é simples. Se a sua cozinha tiver 4 metros de frente, 3 metros de profundidade e um pé direito de 2,7 metros, o cálculo será: 4 x 3 x 2,7 x 12 = 389 m³/h Neste caso a coifa deve possuir vazão mínima de 389 m³/h.

Eles lembram ainda que, a Tramontina desenvolve e produz coifas no Brasil. Ao contrário dos produtos importados, os produtos fabricados pela Tramontina são os únicos que seguem as normas técnicas IEC 61591 (que mede o  desempenho (vazão) das coifas residenciais e especifica métodos para medir essas características)  e  IEC 60704 (que determina o nível de ruído e a velocidade de exaustão da coifa).

Sobre a dimensão, para um bom funcionamento a  coifa deve ter a mesma dimensão que o cooktop, ou até maior. Caso contrário, os vapores gerados poderão ser desviados por correntes de ar laterais. A  Tramontina, por exemplo,  possui modelos de coifas com as mais diversas dimensões para fazer conjunto com o seu cooktop.

Como definir o modo de instalação? 

Exaustão:  Normalmente a escolha mais indicada, a coifa no modo exaustor fará a absorção da gordura nos filtros metálicos e conduzirá os vapores e odores do cozimento diretamente através de um duto para o ambiente externo.

Por isso, para fazer a instalação nesse modo, você vai precisar obrigatoriamente de uma saída externa com diâmetro de 150mm. E, para garantir o melhor desempenho do produto é importante que a tubulação da coifa até a saída externa possua, no máximo, dois metros de distância, com até duas curvas.  O modo exaustor garante a máxima eficiência em vazão com menor ruído.

Depuração: Se não for possível instalar a coifa em modo exaustor, pode-se instalar no modo depurador. Nesse caso, a coifa irá sugar os vapores do cozimento, retendo a gordura no filtro de alumínio e absorvendo os odores no filtro de carvão ativado, renovando o ar e o devolvendo ao ambiente interno da cozinha através das furações laterais da chaminé superior.

O pé direito de minha cozinha é alto. Posso instalar uma coifa?

Sim. A Tramontina desenvolveu uma linha de chaminés complementares para as coifas fabricadas no Brasil, que atendem projetos com o pé-direito até 4 metros.

Por que o sistema de iluminação é importante?

Comemos primeiro pelos olhos. Então a iluminação é importantíssima por despertar o desejo pela comida.     As coifas fabricadas no Brasil pela Tramontina  possuem sistema de iluminação LED, com temperatura da cor de 3200K (indicada destacar as cores naturais dos alimentos), especialmente desenvolvido para esses produtos, além de ter baixo consumo de energia (10 vezes menos que as lâmpadas halógenas), maior vida útil (50 vezes mais que as lâmpadas halógenas)m maior segurança (podem ser tocadas sem risco de queimadura) e distribuição uniforme.   Ah…. sem dizer que as fotos para o Instagram ficam lindas!

Sobre a Loja Obra Fácil Deca RED

Única na região, a loja está localizada no número 4409 da Avenida Engenheiro Caetano Álvares e é uma revendedora exclusiva da DECA, a maior e mais premiada  fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.  Além dos produtos DECA, a loja também tem uma linha especialíssima da Tramontina.

Produtos Diferenciados, Pronta Entrega, Preço e Prazo de Pagamento

Diferente dos home centers, a Obra Fácil tem produtos exclusivos DECA. A loja foi pensada para que o consumidor se inspire. Para isso, foi  utiliza uma linguagem moderna que oferece uma real experiência sensorial de compra, permitindo que os clientes interajam com os produtos. Os itens comercializados refletem a evolução do mercado, ávido por produtos exclusivos  de  qualidade,  design inovador e com soluções inteligentes para o uso de água.

Os vendedores são consultores extremamente competentes e auxiliam tanto o consumidor final, como arquitetos, decoradores e designers de interiores, na escolha dos produtos de acordo com a especificação de cada projeto.

Ainda na contramão dos home centers, onde peças mais sofisticadas são por encomenda e demandam tempo de entrega, a  Loja Obra Fácil tem o maior estoque de produtos do mercado e com entrega imediata, além de prazo de pagamento e preços competitivos.

Programa Mais Descontos Deca

E se você é decorador ou arquiteto, a Obra Fácil oferece o Programa Mais Descontos Deca – destinado a arquitetos, decoradores e designers de interiores. A participação garante descontos especiais aos clientes desses profissionais nas compras efetuadas no site e nas lojas físicas.

Serviço:

? OBRA FÁCIL DECA RED
? Av. Eng. Caetano Alvares, n° 4601/4409 – Santana, São Paulo – SP
?(11) 2236-2799
[email protected]
? De 2a. a 6a. feira, das 8h às 18h, e sábados das 8h às 14h.
? Cartões de débito, crédito e dinheiro
https://www.instagram.com/lojaobrafacil/
https://lojaobrafacil.com.br/
lojaobrafacil.com.br
lojaobrafacil.com.br

d