Home Região Agora, a nova Praça Margarida A. Gimenez em Santana está reinaugurada.

Agora, a nova Praça Margarida A. Gimenez em Santana está reinaugurada.

Margarida
Tempo de Leitura: 2 minutos

Margarida

da Redação DiárioZonaNorte

Um evento musical e politico aconteceu nesta 5ª feira (10/10/2019) com a entrega da nova Praça Margarida de Albuquerque Gimenez, em Santana (Zona Norte), depois de quatro meses de obras.

A praça de 3.400 m2  que fica na final da Avenida Cruzeiro do Sul, entre as ruas Olavo Egydio e Conselheiro Saraiva, bem próxima do Metrô Santana, faz parte do programa “Adote uma Praça”.

Apesar de algumas tentativas de torná-la um atrativo de lazer e cultural, acabou sendo um local de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social e  dependentes químicos, mesmo com ações de acolhimento da Prefeitura de São Paulo através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Investimento e planos

Com a construção do moderno prédio de 38 andares com espaços comerciais — tendo no seu topo o Lassù Ristorante (veja link abaixo), que será inaugurado em novembro –, o Condomínio K-1 (veja link abaixo), as empresas Peloso Empreendimentos Imobiliários e Lopes Kalil Engenharia, adotaram a praça com investimento de R$208 mil e serão responsáveis pelo espaço até 2023. Com isto, a praça tem planos de se desenvolver  como  um ponto social, de lazer e cultural.

Uma nova praça

O projeto foi desenvolvido pela Traço A – Escritório de Arquitetura, Urbanismo e Decoração, comandado pelas jovens arquitetas Aline LopesAriane Conde e Gabriela Pelosoque tiveram a preocupação de aplicar 800 m2 de piso  e desenhos novos com rampas de acessibilidade e piso tátil. O mobiliário urbano tem a assinatura da Metalco do Brasil. Os jardins receberam plantio de mudas e forrações. E com ajuda da Prefeitura de São Paulo, através do Departamento de Iluminação Pública (ILUME), a praça recebeu uma forte iluminação, com sete novos postes baixos e 14 lâmpadas de LED.

A visita oficial

O prefeito Bruno Covas foi recebido, por volta das 19 horas,  em frente ao prédio K-1,  e fez uma visita nas duas áreas da praça. Foi acompanhado por Marcos Peloso e Vitor Peloso, diretores da Peloso Empreendimentos;  Reinaldo José Kalil Assad, diretor da Lopes Kalil Engenharia; e o Subprefeito de Santana / Tucuruvi / Mandaqui, Pedro Nepomuceno.  

No mesmo compasso, a presença do senador Major Olimpio (PSL);  Ricardinho Trevisani,  Márcia Trevisani Filipe Corrêa (Lassù Ristorante), Nelson Ferreira Filho (empresário e conselheiro da Saúde/ZonaNorte) e Celso Umberto Luchesi (presidente do Instituto Cultural Grão de Areia), entre outras autoridades.

Um passeio pela praça

No caminho, o prefeito foi ouvindo explicações do empresário  Marcos Peloso de como era a praça e os acertos na requalificação. Inclusive houve o pedido para que seja estudado um novo local para reposicionar o único ponto de ônibus existente na praça – da linha 178A/10 – Lapa.

No final do passeio, o prefeito retornou ao prédio K-1, e foi convidado para subir ao 4º andar, onde tomou um “cafezinho”. Não houve discursos de reinauguração e a visita do prefeito durou 50 minutos, indo para outro compromisso.

Como estava previsto, houve as apresentações musicais do Quarteto André Peloso – Q.A.P., de alunos e professores do Instituto Cultural Grão de Areia e da Biografia do Samba. 

E junto a um dos gramados, artistas e grafiteiros do ZN Lovers e Sopa de Letras produziram desenhos em um filme de PVC esticado em aproximadamente quatro metros.  Cerca de 120 pessoas prestigiaram o evento de reinauguração da Praça Margarida de Albuquerque Gimenez, com término por volta das 20h30. E agora a praça terá uma nova vida e função, com os agendamentos de eventos musicais e de lazer.

d