da Redação DiárioZonaNorte  ===  

 “Gente é gente, em qualquer lugar do mundo, independente de cidade grande ou pequena. Todos nós somos de carne e osso, que tenha uma gordurinha a mais ou a menos; cabelo a mais ou a menos, mas todos nós somos gente. Precisa de gente para ser gente!”.  Com essas observações o presidente do Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP – Sistema de Crédito Cooperativo, Jaime Basso, simplificou os objetivos diretos da cooperativa de crédito na valorização das pessoas, que “é de um jeito mais simples e mais humano, não deixando de investir em tecnologia para facilitar o dia a dia do associado, mas sentindo o calor humano que  faz diferença”. E complementou: “ É aí que está o pulo do gato” – comparando ao tradicional sistema bancário, que busca só o lucro e prioriza somente os acionistas.

Uma nova parceria === A declaração foi feita na manhã desta 3ª feira (22/05/2018),  dentro da moderna agência do Sicredi, em plena agitação da conhecida Av. Paulista — bem em frente ao prédio da Gazeta e Fundação Cásper Libero.  Do outro lado, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo — Sindilojas, Ruy Pedroso Moraes Nazarian, que se deslocou com parte de sua diretoria para firmar um acordo de parceria com o Sicredi. Nada mais, nada menos, o Sindilojas mostra a sua importância em 77 anos de atividades (completados no último 15 de maio), com cerca de 3 mil estabelecimentos comerciais somente na Zona Norte da cidade, com destaque ao  Magazine Luiza, Tok & Stok (Marginal Tietê), Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Lojas Renner (Shopping Center Norte) e Mundial Calçados (Voluntários da Pátria). No total, o Sindilojas tem 30 mil associados em  toda a cidade de São Paulo —  ver histórico abaixo.

Os representantes  === De um modo informal, sentados à frente de um telão, logo na entrada da agência do Sicredi, o grupo de executivos pode ouvir uma exposição sobre a  importância do sistema financeiro cooperativo  no Brasil e no mundo e a forma como o Sicredi atua. Estiveram presentes nesta cerimônia de parceria os representantes do Sicredi: Moacir Niehues (diretor executivo Cooperativa); Diego Schanoski (gerente regional Cooperativa); Jefferson Vila (gerente geral Agência Paulista); Daniel Barbuglio (Gerente de Comunicação e Marketing); Márcia Guerra (Gerente de Investimentos); Débora Zanquet (Assessora de Comunicação e Marketing); Thalita Custódio (Assessora de Captação de Associados) e Maurício Guerra (Assessor de Meios de Pagamento). Na representação do Sindilojas: Paulo Roberto Boscolo (Superintendente),  Aldo Nuñez Macri (Diretor), Fúlvio Remo Giglio (Diretor), Eduardo Sylvestre  (Gerente de Marketing) e Adriana Santos (Assessoria de Imprensa). E a presença especial de Júlio Gushiken, da Superintendência da Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomércio, que é um profundo conhecedor do sistema cooperativo.

Sicredi no mercado === Muitos atentos à fala moderada e clara do presidente do Sicredi, os executivos puderam ter uma visão abrangente do que é a instituição e como ela poderá agregar valor, por meio de  parcerias com  empresas e associações. Basso fez um panorama sobre a estrutura operacional do  Sicredi – que está voltado para uma “sociedade de pessoas” — e sua diferenciação com os bancos – que olham para a “sociedade de capital” – e o crescimento mundial do sistema em países desenvolvidos como  Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Holanda, Alemanha e Japão.

E comparou que no Brasil chega a somente 3,4% da população e tem um espaço muito grande para crescer. Mesmo assim, há 1.020 cooperativas no país, sendo 116 delas no sistema do Sicredi – que hoje chega a 2.257 agências — e no Estado de São Paulo tem 150 e projeta mais 40 neste ano. O Sicredi está presente em 21 estados com 1.570 agências. E apresentou outros números expressivos: 3,7 milhões de associados, 22 mil colaboradores/funcionários e simplesmente 13 bilhões de reais em patrimônio líquido. O resultado no ano passado para dividir entre as aplicações dos associados foi de 2,4 bilhões de reais – com um retorno de 103,81 por cento que retorna às contas-correntes.

Associados recomendam === Os números  positivos são o espelho do índice de satisfação dos associados, onde 69 por cento deles recomenda o sistema Sicredi  e o crescimento da instituição  se dá, principalmente, com as indicações dos participantes  para novos associados. Ele lembrou que na cooperativa “quem decide é o associado” e “recebe o retorno do investimento”, quando no banco lucros e decisões ficam restritos aos acionistas. O cooperativismo financeiro, apesar de antigo é muito moderno, por ser um modelo de economia compartilhada, com uma ampla linha de serviços  competitivos com os do mercado e com taxas mais atraentes.    E, desta forma,  a instituição tem uma nova marca junto aos associados: simples, ativos e próximos. “Um jeito mais simples e mais humano”, lembrou o presidente do Sicredi, destacando que os associados tem uma segurança e a cobertura de todos os serviços oferecidos no mercado.

Onde tudo começou === E, dentro desta simplicidade de raciocínio, Basso lembrou o “começo de tudo” .  “A gente tem muito orgulho de onde a gente veio e onde chegamos. E tudo que a gente ainda tem que fazer para a frente”, lembrou. Com satisfação, ele disse que o Sicredi começou no meio rural e está indo para os grandes centros. O início da cooperativa em 1888 foi sua criação “de uma reunião embaixo de uma escada” e, na sua nova fase com a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP , completou 30 anos. E o presidente do Sicredi revelou no telão o novo logotipo deste feito, onde há a representação da escada. E disse do orgulho de todos do Sicredi em ver suas atividades na tradicional Avenida Paulista – o principal centro financeiro e de negócios do país – com uma agência que conta com 3 mil associados.    “São pessoas que nos constroem. Nós somos a união das pessoas que  vão fazer a diferença”, concluiu.

Sindilojas e  Sicredi ===  Fechando a exposição, Jaime Basso demonstrou a satisfação com a parceria entre a Sicredi e o Sindilojas, onde seus associados poderão desfrutar de todos os serviços e produtos. Com apenas 5 reais pode haver a integralização como novo sócio e para ter as vantagens e descontos nos serviços há necessidade de ser associado ao Sindilojas – com a comprovação de um atestado da entidade. Haverá isenção de carência e taxas, com gratuidade,  para os novos associados do Sicredi que forem do Sindilojas. E o Sicredi poderá fazer adaptações e mobilidade de oferecimento de novos serviços, na conveniência de parceiros.

Segundo Basso, o importante é a união das duas entidades para fluir os oferecimentos e as vantagens para os associados. Todas as agências do Sicredi serão comunicados da parceria fechada com o Sindilojas, lembrando que a cidade terá 10 agencias neste ano (as próximas serão abertas na Avenida Vereador José Diniz e mais adiante na Av. Luiz Carlos Berrini) – e o crescimento no geral serão mais 18 agencias, passando das 52 atuais para o total de 70 agências. E, em seguida, os presidentes do Sicredi, Jaime Basso, e Ruy Pedro de Moraes Nazarian, dirigiram-se às assinaturas do acordo de compromisso da parceria Sicredi-Sindilojas. Com fotos do registro do ato, aplausos  e agradecimentos.

Na saída, o presidente do Sindilojas declarou ao DiárioZonaNorte: “O Sindilojas tinha boas informações do Sicredi e com a explanação de hoje ficou melhor ainda. Ficamos conhecendo mais ainda sobre o que nos é oferecido. E isto será de grande valia para nosso comércio e associados, que terão as vantagens. E tanto mais para o pequeno lojista, onde o crédito é difícil e burocrático, que agora poderá ter mais facilidade e vantagens. E a tendência é o crescimento desta parceria e, no final, vai ficar bom para todos nós. Estamos satisfeitos”.

As parcerias até agora == Até o momento, incluindo o Sindilojas,  o Sicredi fechou 24 parcerias com as seguintes entidades na região de São Paulo:   Sescon-SP ( Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo)ver matéria  aqui ; Sindicato das Empresas Varejistas no Comércio de Peças e Acessórios – SINCOPEÇAS; Sindicato das Empresas do Setor de Comércio de Livros, Jornais, Editoras  e Distribuidoras de Impressos – Sedijore ; Federação dos Advogados do Estado de São Paulo – Fadesp;  Sindicato das Empresas Lojistas em Geral do Estado de São Paulo; Sindicato das Empresas de Administração do Estado de São Paulo – SINDAESP; Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos – Abimaq; Centro das Indústrias de São Paulo – Unidade de São Bernardo do Campo – Ciesp;  Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae; Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo – Creci SP; Sindicato Nacional das Empresas de Agenciamento e de Produções de Eventos Artísticos, Musicais e Similares – SINAPREM; Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos de São Paulo; Ordem dos  Advogados do Brasil – OAB  Subseção Santo André; Ordem dos Advogados do Brasil –OAB  Subseção São Caetano; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB  Subseção  Ribeirão Pires; Ordem dos Advogados do Brasil –OAB Subseção Diadema;  Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul e ABCD – ITESCS; Associação Comercial de Ribeirão Pires – ACIARP; Associação Comercial de São Bernardo do Campo – ACISBEC; Associação Comercial de Diadema – ACE;  e Associação Comercial de Mauá – ACIAM.

Soluções financeiras Sicredi === A instituição financeira cooperativa tem um relacionamento próximo com seus associados. Oferece soluções financeiras responsáveis – o produto certo na hora certa – para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Tem um portfólio completo de produtos e serviços financeiros para todos os segmentos. Entre eles estão câmbio, cartões, conta-corrente, consórcios, crédito, investimentos, pagamentos, previdência, recebimentos e seguros.

Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito ===  No encerramento, o presidente Jaime Basso, do Sicredi, lembrou do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que dá respaldo aos associados ao garantir os depósitos das pessoas físicas e jurídicas integrantes do quadro social  das suas cooperativas em até R$ 250 mil, por associado.  Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão  centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Sobre o Sindilojas === O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo – Sindilojas teve sua origem nos idos de 1938,  no movimento dos comerciantes de jóias e objetos de ourives de São Paulo, sob a liderança de Eugênio Oinegue Fúlfaro para a fundação do Sindicato dos Commerciantes de Jóias e Objectos de Ourives de São Paulo, datando sua Carta Sindical de 1941 – hoje com 77 anos.  A sua sede foi adquirida em 1946 – onde está até o momento –, tendo as diretorias da época trabalhado duramente nesse objetivo, o que logrou tornar o nº 99 da rua Cel. Xavier de Toledo a tradicional “Casa do Comerciante”. Vários nomes importantes passaram pela sua Diretoria, deixando um lastro de importantes resultados e trabalho para o comércio da cidade.  A atuação da entidade teve permanentemente como encargo o interesse da categoria lojista e assim permanece até hoje, modernizando-se cada vez mais para atendimento efetivo de suas obrigações.  Preside hoje o Sindilojas Ruy Pedro de Moraes Nazarian, cujo trabalho em prol da categoria não se afasta dos princípios que nortearam a criação da entidade, que tem os princípios e valores: MISSÃO — Representar, defender e promover o desenvolvimento das empresas do comércio lojista com qualidade em serviços, gerando benefícios e vantagens para a categoria, associados e sociedade; VISÃOSer referência nacional em entidade patronal, atuando de forma participativa e decisiva no desenvolvimento do comércio lojista; e VALORES: Atuar de forma íntegra e honesta, respeitando a legislação e os critérios éticos e morais da sociedade.

Serviço

Sindilojas-SP

Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo

Sicredi-SP

  • Paulista, 923 – Bela Vista – São Paulo – SP , 01311-100
  • Fone: 3053.4200 – sicredi.com.br

Sicredi – Zona Norte/SP

  • Agência Vila Maria – Guilherme Cotching, 985 – Fone: 2930.8250
  • Agência Vila Maria/Setcesp: Rua Orlando Monteiro, 01 – Fone: 2632.1004
  • Agência Santana: Rua Voluntários da Pátria, 1.540 – Fone: 2984.2900

Leia mais sobre o Sicredi:

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora