Home Economia Sescon/AESCON-SP e Sicredi fecham parcerias de negócios. O acordo beneficiará 111 mil...

Sescon/AESCON-SP e Sicredi fecham parcerias de negócios. O acordo beneficiará 111 mil empresas filiadas.

Tempo de Leitura: 8 minutos
por Redação DiárioZonaNorte

Todos os caminhos levam a um lugar atualmente comum, no emaranhado do sistema financeiro: o Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo. A garantia e experiência de uma instituição de mais de um século é um passaporte de segurança para outras empresas e associações.

Na direção certa de um destes caminhos chegou o Sescon-SP ( Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), que trilha seus 69 anos de existência e hoje  busca benefícios e vantagens a mais de 111 mil empresas filiadas, com 60 categorias representadas e quase 9 mil associados.

Na noite de 3ª feira (15/05/2018) ocorreu a consolidação de um ano de negociações entre Sescon e Sicredi para  mais uma parceria de prestação de serviços – no total são 22 parcerias  (ver lista no final). No 2º andar do imponente edifício-sede  em dois prédios (Sescon com 4 andares e da Universidade Sescon com 12 andares),   há 18 anos no Bairro da Luz,  onde  no auditório  da entidade cerca de 100 pessoas puderam assistir a solenidade deste acordo, que teve as assinaturas dos presidentes da Sescon-SPMárcio Massao Shimomoto, e do SicrediJaime Basso.

A Sescon em busca da parceria

Junto ao púlpito, o  primeiro a falar foi o presidente da Sescon/AESCON-SP, que agradeceu à Sicredi por ter firmado a parceria e a confiança na sua entidade. Ele lembrou que o Sescon é uma entidade patronal, com outro foco, e não haveria condições de abrir uma cooperativa para seus associados e afiliados – que hoje representa mais de  20 mil empresas de contabilidade.

E o Sescon fez uma longa pesquisa de mercado e chegou à Sicredi com objetivo da parceria, já que a cooperativa tem mais de um século de história e a tradição de mercado. Márcio Shimomoto ainda lembrou que “o Sicredi, como o Sescon, tem a semelhança de seriedade, transparência e muito trabalho”.

E ainda complementou: “Os semelhantes se atraem e os opostos se repelem”, referindo-se à união de sua entidade com o Sicredi, afirmando que há uma grande sinergia entre as duas entidades.  E fechou a fala dizendo da importância da Sicredi para os associados e afiliados, já que as cooperativas demonstram que são muito mais atuantes do que bancos e tem mais participação de mercado em outros países. E disse que há um grande mercado no Brasil para que as cooperativas de crédito sobressaiam nas vantagens aos seus cooperados. “Esta é a razão de nossa parceria com o Sicredi”, concluiu o presidente do Sescon-SP.

Os caminhos do Sicredi

O presidente do SicrediJaime Basso,  demonstrou a satisfação do Sicredi em ter fechado a parceria com o  Sescon, ressaltando as vantagens que os associados do Sescon passam a usufruir. Basso traçou um panorama do cooperativismo em países desenvolvidos e da atuação do Sicredi no Brasil,  uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,7 milhões de associados e 1.500 pontos de atendimento, em 22 estados do País, com 1.570 agências, e 22 mil colaboradores/funcionários.

Tem uma referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 116 Cooperativas de Crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

Basso lembrou que, enquanto os bancos perdem clientes e apresentam um  alto índice  de insatisfação, no Sicredi o índice de satisfação chega a 69,7%  e o crescimento se dá, principalmente, com as indicações dos participantes  para novos associados. Ele lembrou que na cooperativa “quem decide é o associado” e “recebe o retorno do investimento”, quando no banco lucros e decisões ficam restritos aos acionistas.

O cooperativismo financeiro, apesar de antigo é muito moderno, por ser um modelo de economia compartilhada, com uma ampla linha de serviços  competitivos com os do mercado e com taxas mais atraentes.

Quase no final, o presidente do Sicredi lembrou o nascimento da cooperativa há 30 anos (em 1988), “nascemos de uma reunião embaixo de uma escada” e hoje “estamos com muito orgulho na Avenida Paulista, em São Paulo, em um local de referência como centro de negócios”. E falou do crescimento do Sistema Sicredi em todas as áreas, mostrando os números.

E o mercado proporciona um crescimento acentuado do Sicredi porque os bancos estão deixando espaço, já que estão buscando a automação, e a cooperativa busca o relacionamento e a proximidade com o associado, oferecendo mais parceria e confiança. Demonstrou que tudo isto é um forte fator na parceria que se criou com o  Sescon, que terá um escritório do Sicredi que estará permanentemente à disposição sob a coordenação da Flávia Alves – que foi apresentada na plateia. Fez os agradecimentos finais ao  Sescon, “que juntos, vamos fazer a diferença!”.

As assinaturas

Logo em seguida, o momento mais solene e aguardado:  o presidente do SesconMárcio Massao Shimomoto, e o do SicrediJaime Basso, dirigiram-se ao centro do palco e assinaram o documento que formalizou  a parceria entre as duas entidades.  Muitos aplausos pelo ato e muitas fotos de registro deste momento importante. Estava firmada a 22ª parceria dos serviços do Sicredi na região de São Paulo – ver relação das demais logo abaixo.

Conhecendo o que nos move

Terminada a solenidade, os presentes puderam participar da palestra do consultor estratégico, Arthur Igreja, com o tema  “Economia Compartilhada e Inovação Disruptiva”, mostrando como construir o futuro e reaprender sempre.  O palestrante de um modo tranquilo e bem direto, deu um “banho de informação” nos presentes, deixando a plateia atenta do começo ao fim, não tirando atenção para nada. Igreja mostrou que a maior parte das pessoas e as empresas não está percebendo a velocidade com que tudo está sendo transformado.

Vivemos no meio da evolução constante e rápida da tecnologia, invadindo todos os setores do cotidiano. Ele mostrou em exemplos como devemos ficar em constante “estado de alerta” e deu exemplos de empresas que buscaram saídas neste processo. Segundo explicou, uma indústria precisa de novas instalações caso tenha a demanda dobrada; um aplicativo pode ter o dobro de usuários em horas sem que nada tenha de ser alterado. Igreja lembrou que estávamos acostumados a ver grandes transformações levarem décadas para se concretizarem. Hoje, com as disrupções tecnológicas, o processo foi acelerado e, em menos de dois anos, uma inovação pensada por uma startup é capaz de mudar completamente o mercado.

Outro ponto abordado pelo palestrante foi o domínio da inteligência artificial e como serão divididos os profissionais do futuro. Segundo ele, o impacto da tecnologia e da inteligência artificial é incontestável, principalmente, em funções repetitivas. A dúvida é sobre o espaço que o humano terá frente às máquinas e como será a divisão de campos para o profissional do futuro, cenário que o  palestrante mostrou na abordagem.

E, desta forma, com muitos exemplos e imagens no telão, Igreja finalizou mostrando que com toda a tecnologia avançando minuto a minuto em nossas vidas, o importante é a segurança nos investimentos de um modo certeiro e confiável, tendo união de esforços para dominar o nosso tempo. E, para ele, o exemplo de parcerias – como o de agora entre o Sescon e o Sicredi – demonstra caminhos de bom retorno para as pessoas e empresas. E faz referências às vantagens da economia compartilhada em função do cooperativismo.

As presenças no evento

Na plateia, entre os vários representantes de entidades e de empresas, as presenças de João Bico de Souza (vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo-ACSP e FACESP) e Amador Alonso Rodriguez (presidente do Conselho da Associação Nacional dos Executivos de Finanças  Administração e Contabilidade – Anefac).

Da diretoria e representantes do Sescon-SP presentes:Reynaldo Pereira Lima Júnior (vice-presidente ), Carlos Alberto Baptistão  (vice-presidente financeiro), Benedicto David Filho (diretor Financeiro), Demétrio Cokinos (diretor social), Jorge Luiz Gonçalves Rodrigues Segeti (diretor), Marcelo Voigt Bianchi  (diretor), Terezinha Annéia (diretora administrativa), Carlos Euripedes Limberti  (diretor), Juraci José Pereira (diretor), Valdemir Atilio Arnesi  (conselheiro fiscal),  Márcio Teruel Tomazeli (diretor Regional Capital/Leste) e Deise Dantas (Comunicação/Assessoria de Imprensa).

Da diretoria e representantes do Sicredi: Moacir Niehues (Diretor Executivo Cooperativa Sicredi),  João Augusto Rocha (Diretor de Negócios Cooperativa Sicredi), Maroan Tohme (Diretor Executivo Sicredi Central PR/SP/RJ), Diego Schanoski (Gerente Regional de Desenvolvimento Sicredi),  Márcia Guerra (Gerente de Investimentos Sicredi), Claudia Bonatti (Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo), Daniel Barbuglio (Gerente de Comunicação e Marketing),Débora Cristina Zaquet Monserrat (Comunicação/Marketing), mais gerentes de Negócios,  gerentes de Agências em São Paulo e ABC Paulista; e  assessores das áreas de Marketing, Prospecção e Investimentos.

22 Parcerias firmadas com o Sicredi

Até o momento, o Sicredi fechou parcerias com as seguintes entidades na região de São Paulo:  Sindicato das Empresas Varejistas no Comércio de Peças e Acessórios – SINCOPEÇAS; Sindicato das Empresas do Setor de Comércio de Livros, Jornais, Editoras  e Distribuidoras de Impressos; Federação dos Advogados do Estado de São Paulo;  Sindicato das Empresas Lojistas em Geral do Estado de São Paulo; Sindicato das Empresas de Administração do Estado de São Paulo; Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos; Centro das Indústrias de São Paulo – Unidade de São Bernardo do Campo; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Perícias e Consultorias do Estado de São Paulo; Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas; Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo; Sindicato Nacional das Empresas de Agenciamento e de Produções de Eventos Artísticos, Musicais e Similares; Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos de São Paulo; Ordem dos  Advogados de Santo André; Ordem dos Advogados de São Caetano; Ordem dos Advogados de Ribeirão Pires; Ordem dos Advogados de Diadema; Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul e ABCD; Associação Comercial de Ribeirão Pires – ACIARP; Associação Comercial de São Bernardo do Campo; Associação Comercial de Diadema;  e Associação Comercial de Mauá.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 110 cooperativas do Sicredi, conta com 31 anos de história e mais de 155 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD. São 88 espaços de atendimento, sendo 52 no Paraná e 36 em São Paulo (sicredi.com.br/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,6 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1900 agências e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (sicredi.com.br).

FGCoop

Todos os depósitos mantidos nas cooperativas têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. O valor é o mesmo garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aos clientes dos bancos.  Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão  centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Sicredi – SP:

Escritório Regional-SP:  Av.Paulista, 807 – Bela Vista – (11) 28905300

Paulista – Av. Paulista, 923 – Bela Vista – (11) 3053-4200
Faria Lima –  Av. Brigadeiro Faria Lima, 3311 – Itaim Bibi – (11) 3790-5000
Berrini – Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 853 – Cidade Monções – (11) 3137-1300
Rebouças – Av. Rebouças, 2023 – Pinheiros – (11) 2930-8200
ACSP/Centro – Rua Boa Vista, 51 – Centro – (11) 3101-4821 / 3101-4899
Campo Belo – Av. Vereador Jose Diniz, 3580 – Santo Amaro – (11) 3143-0000
FETCOOP/V.Maria– R. Orlando Monteiro, 21- V.Maria – (11) 3137.0800
Lapa – Rua Barão de Jundiai, 337 – Lapa – (11) 2892-2155
Mooca –  Av. Paes de Barros, 1845 – Mooca – (11) 2021-2147/2021-1909
Santana – Rua Voluntários da Pátria, 1540 – Santana – (11) 2984-2900
Santo Amaro – Av. Adolfo Pinheiro, 2041 – Santo Amaro – (11) 2592-6446
Tatuapé – Pç. Silvio Romero, 66-68 – Cidade Mãe do Céu – (11) 2890-4600
Vila Maria – Av. Guilherme Cotching, 985 – Vila Maria – (11) 2930-8250             Ipiranga – Rua Silva Bueno, 2104 – Ipiranga  –  (11) 3250-1500.                                Vila Carrão –  Avenida Conselheiro Carrão, 3107 –  (11) 2810-3950

Espaços Sicredi ACSP:

  • Distrital Sudeste/V.Mariana: Rua Afonso Celso, 1959 – V.Mariana – (11) 3180.3271
  • Distrital Pinheiros: Rua Simão Alvares, 517 – (11) 3180.3637
  • Distrital Penha: Rua Gabriela Mistral, 191 – (11) 3180.3012
  • Distrital Centro / Liberdade: Rua Galvão Bueno, 83 – (11) 3180.3580
  • Distrital Ipiranga: Rua Benjamin Jafet, 95 – (11) 3180.3246
  • Distrital Mooca: Rua Madre de Deus, 222 – Mooca – (11) 3180.3092

Sicredi – ABCD:

Diadema – Av. Encarnação, 530 – Piraporinha – (11) 4061-4300 / 4056-4664
Diadema  – ACE DIADEMA – R. das Turmalinas, 98 –  Centro – (11) 4057-1553
Mauá  – Av. Barão de Mauá, 1473 – Jardim Maringá – (11) 4547-6200
Mauá – ACIAM – Rua Guido Monteggia, 151 – Centro – (11) 4541-3089
Ribeirão Pires  – R. Stella Bruna Cecchi Nardelli, 48 – Centro – (11) 4822-8100
Santo André  – Av. Gilda, 120 – Vila Gilda – (11) 4422-7575
S.Bernardo do Campo – Rua Harmonia, 116 – Rudge Ramos – (11) 4366-2400
S.Bernardo do Campo –R.  Imperador, 14 –Nova Petropolis– (11) 4122-6400
São Caetano do Sul  – Av. Goiás, 1685 – Santo Antonio – (11) 4223-4300

Mais informações:     www.sicredi.com.br

Veja a cobertura fotográfica completa do evento, hospedada na fanpage do DiárioZonaNorte  aqui

d