Home Destaque Prefeitura de São Paulo ignora a Praça N.S. dos Prazeres e não...

Prefeitura de São Paulo ignora a Praça N.S. dos Prazeres e não cumpre as promessas

Tempo de Leitura: 5 minutos

prazeres

da Redação DiárioZonaNorte

  • Mais de um ano de promessa de novas atrações de lazer na praça
  • Praça está com pichações por todos os lados e sem zelador
  • Subprefeitura autoriza eventos gastronômicos com muito lixo

Adendo/Reportagem== O DiárioZonaNorte pediu explicações, em 26/09/2022,  à SMUL,  que respondeu  no dia seguinte: ´´A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) informa que o chamamento público realizado pelo Município neste ano para celebrar Termo de Cooperação para a operação e manutenção das unidades do Programa Centro Aberto foi deserto. Dessa forma, a Prefeitura estuda alternativas para reestruturação do programa´´.


 

Com esse  titulo: “Um nova Praça Nossa Senhora dos Prazeres está surgindo na Parada Inglesa/Zona Norte”, o DiárioZonaNorte antecipou – em 15 de julho de 2021- a grande novidade da Prefeitura de São Paulo oferecida à Zona Norte, mais especificamente ao bairro da Parada Inglesa, ao lado da Estação do Metrô.

Mas o tempo passa e a promessa ficou no passado, chegando hoje a quase 455 dias, ou seja, a um ano e três meses (15 meses), e até o momento nada foi realizado. Alguns objetos foram plantados na praça, mas o local está abandonado pela atual gestão na Prefeitura de São Paulo e da Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui.

prazeres

Um pouco depois de completar um ano da primeira promessa, em 12 de maio de 2022,  o DiárioZonaNorte veiculou nova reportagem com o título “Praça N.S.dos Prazeres entra de novo na promessa de ações culturais e de lazer”, sem que a requalificação tivesse sido implantada totalmente.

O projeto inicial determinava a implantação de novos mobiliários urbanos, como cadeiras de praia, mesas, guarda-sóis, peças de xadrez gigante, equipamentos de ginástica, entre outros, para o conforto, lazer e bem-estar da população local. E atendendo a proposta do projeto Centro Aberto, criado para transformar e ampliar o uso de espaços públicos subutilizados.

Na prática, seria instalado o Urbanismo Tático se traduz por meio de intervenções de pequena escala e pontuais no território, podendo abranger ações como instalação de área de descanso, equipamentos para atividades lúdicas, novas faixas de priorização de pedestres, estações de bicicletas compartilhadas, entre outros.

O único passo que foi dado teve a interferência da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da SPUrbanismo, com a implantação de mobiliários urbanos, com palco-tablado de madeira para apresentações musicais e artísticas, bancos e mesas para lazer. E mais um depósito, tipo container, para guarda de materiais.

prazeres

Com exceção dos shows da “Virada Cultural” atendendo o calendário desenvolvido em toda a cidade, em 28/29 de maio, até o momento não foi realizado nenhum evento musical ou artístico, como teatro de bonecos, contação de históricas, palhaços ou musical para as crianças.

Não aconteceu nenhuma programação vinda da Secretaria Municipal da Cultura ou até da setor Cultura do Governo Local (que tem coordenador e funcionários que deveriam cuidar também das áreas de Esportes e Habitação) da Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui – que até agora não mostrou nenhum serviço à região, com seu lado inativo desde a gestão do novo governo.

Do projeto, restou na Praça Nossa Senhora dos Prazeres  o deck (palco-tablado) – que serve para manobras de skatistas e de bicicletas – em local que não é adequado para o esporte, por causa da madeira – , bancos e mesas  também de madeira, além das mesas de cimento com as marcações de jogos de damas ou xadrez, que já existiam anteriormente. Há ainda alguns brinquedos infantis como gangorras e de balanço – que já existiam no local.

prazeres
Container-armário para guarda de material
O pouco lazer no local

O que se vê aos finais de semana e feriados é a utilização da ciclovia na avenida, em frente à praça, e famílias que levam as crianças para o lazer. Além dos poucos brinquedos, crianças levam suas bicicletas para giros na praça. Ainda tem os tutores passeando com seus cães. Mas nota-se em todos os lados um vazio de opções culturais e artísticas. O que pode marcar mesmo é um espaço largado ao tempo, com muitas pichações.

Tablado com pichação e sem uso adequado

No local, a Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui, costuma autorizar feiras  gastronômicas, onde carros de food-trucks ficam em cima do pouco gramado existente. Na última feira, que aconteceu entre os dias 19 e 21/08/2022, chamada de Festival do Torresmo,  o promotor não cumpriu a sua obrigação de limpar a praça e contratar uma empresa particular para a retirada do lixo gerado pelo evento – conforme determina a lei – e largou meia tonelada de lixo – incluindo resíduos orgânicos (restos de comida) – que ficou jogado no local por cinco dias, atraindo pombas, ratos e mosquitos.

E lá está a Praça Nossa Senhora dos Prazeres da Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui –  sem o olhar de seus Departamento de Cultura e Esportes do Governo Local – e nem mesmo uma segurança no local, com apoio até da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

prazeres

Em busca de cooperação

Há cerca de cinco meses (12/05/2022),   a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), publicou no Diário Oficial da Cidade,  o Edital de Chamamento Público para celebrar Termo de Cooperação para a operação e manutenção da Praça Nossa Senhora dos Prazeres e mais 15 outros endereços, denominados como Centros Abertos na cidade. Mas até o momento nada aconteceu.

Com um prazo de três anos, o cooperante ficará responsável pelo espaço. Caberá aplicar recursos próprios para a operação e manutenção dos espaços. Isso significa oferecer uma programação de no mínimo 20 atividades gratuitas com  eventos culturais, artísticos, esportivos, entre outros, com exceção de eventos de caráter eleitoral ou religioso.  O horário de funcionamento mínimo para população de 10 horas diárias, mas cada unidade pode ser flexível.

O edital ainda prevê que o cooperante mantenha itens já existentes nas unidades de Centro Aberto (mobiliários urbanos, equipamentos de lazer e equipamentos de ginástica) e instale novos equipamentos (cadeiras de praia; ombrelones; xadrez gigante e raquetes/bolas de tênis de mesa para os Centros Abertos que possuam mesas para a prática esportiva). Além disso, cada unidade deverá ter um totem informativo com os horários de funcionamento e a agenda de atividades.

Enquanto as melhorias não chegam, os moradores usam a Praça Nossa Senhoras dos Prazeres com o pouco que tem de brinquedos e mobiliário. O mais importante seria ter uma programação musical e artística, até com a colaboração da Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui em dar mais atenção e vigiar o local para cobranças na sua total utilidade. O moradores ainda aguardam um zelador da praça e mais segurança no local.


d