Home Cultura Nos 150 anos da imigração, governo de SP lança guia temático...

Nos 150 anos da imigração, governo de SP lança guia temático da cultura italiana

Tempo de Leitura: 4 minutos
 
  • Publicação celebra os 150 anos da imigração, reunindo diversos atrativos e mais de 30 eventos típicos realizados no interior, litoral e capital paulista;
  • O guia é bilingue, em português e italiano, e pode ser selecionado pelo leitor.

Com o objetivo de promover a rota da cultura italiana no Estado de São Paulo, a  Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou a publicação  “Turismo de Raízes – Cultura Italiana — Guia de Turismo de Raízes´´,  durante o evento WTM Latin America 2024, a maior feira internacional do setor,  no ExpoCenter Norte.

É uma publicação com 68 páginas, mostrando atrativos turísticos, roteiros temáticos, opções gastronômicas, curiosidades e mais de 30 eventos, que destaca o legado dos imigrantes italianos em diversos municípios do estado.

150

O guia apresenta mais de 30 atrativos que destacam o legado dos imigrantes italianos e celebra os 150 anos da imigração no Brasil. A publicação promove festas tradicionais, como a da Achiropita, que atrai mais de 30 mil pessoas por dia para o bairro do Bixiga; e festivais como o Gastronômico e Cultural di San Gennaro, em Batatais,  além de atrativos como os de Pedrinhas Paulista, com a Arena de Eventos Coliseu, inspirada no famoso anfiteatro de Roma.

O livro traz em sua capa uma foto que destaca o Memorial do Imigrante Italiano “Tuto Gasparini”, de Vinhedo, e integrantes do grupo de dança La Bella Tarantella.  A imagem foi escolhida pela própria Setur para ser uma das finalistas, ao lado de outras cinco cidades, e que disputou a votação popular sendo eleita a que a mais representa a cultura italiana no Estado.  A fotografia escolhida foi captada pelo fotógrafo Eliel Rezende.

150O turismo é um dos setores que mais contribui com o comércio exterior de serviços, além de atrair investidores. Com as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, diversas ações conjuntas vêm sendo articuladas  com o Consulado Geral da Itália.

´´O guia é mais uma oportunidade para o fortalecimento de nossas parcerias, entre Itália e São Paulo, que tem a maior comunidade ítalo-brasileira, com mais de 300 mil italianos“, afirma Lucas Ferraz, secretário de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo.

150

O assistente virtual e novidades

Com recursos de áudio, texto e vídeo, a Setur-SP apresentou  a assistente virtual que estabelece conexões entre o conteúdo e o perfil do visitante, proporcionando uma experiência rica de significados, do início ao fim. Com a inteligência artificial, a assistente oferece informações sobre as 47 regiões turísticas do Estado e centenas de atrativos, em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

Além da assistente virtual, a Setur-SP  traz mais novidades, além do guia de turismo de raízes voltado a cultura italiana, outra publicação com dez roteiros de afroturismo.

No estande da secretaria de turismo,  uma estação gastronômica do Metrô SP oferecia degustação de cafés especiais e produtos artesanais paulistas, além de sugestões de roteiros e passeios turísticos que podem ser feitos de metrô. Uma ação da Sabesp com bebedouros distribuia água potável em copos reutilizáveis.

Na ocasião, foi anunciada a campanha que a Setur-SP e o São Paulo Convention & Visitor Bureau (SPCVB) desenvolveram com a operadora espanhola Viajes El Corte Inglês: uma rota turística de São Paulo e do Litoral Norte passam a integrar o catálogo do grupo e impulsionar destinos paulistas nos canais de empresa, incrementando o fluxo de visitantes espanhóis e portugueses em São Paulo.

Outra campanha promissora que anunciada na feira, estabelecida com a Unesco World Heritage, SPCVB e Setur-SP, é a promoção de um grande patrimônio natural do estado que é a Mata Atlântica, com destaque para o turismo de natureza e o agroturismo do Vale do Ribeira.

A Setur-SP esteve presente no evento WTM Latin America 2024 com um estande de 204 m2, com aulas de gastronomia por meio de chefs de cozinha, apresentações musicais, além da promoção de 25 regiões turísticas do estado, parques estaduais e trens turísticos. No último ano, a WTM atraiu mais de 27 mil visitantes e 620 expositores de 40 países.


Exemplar gratuito on-line:  Além de impresso, o guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana” foi editado bilingue para escolha em português ou italiano, para ser apreciado e baixado no site da própria Setur-SP  — clique aqui.


<<Com apoio de informações/fontes: Imprensa da Setur-SP / Alan Viana e da Prefeitura de Vinhedo/Sophia Ribeiro Elias >>

d

150 150 150 150 150 150 150 150