Tempo de Leitura: 3 minutos

hotéis

Guia MICHELIN , referência há 123 anos na indicação de restaurantes e experiências gastronômicas – classificados pelas cobiçadas  Estrelas MICHELIN, criou uma distinção para sua seleção de hotéis: a Chave MICHELIN.

Fruto de um trabalho de quatro anos, desenvolvido pelos avaliadores do Guia MICHELIN, a distinção será implementada a partir de 2024.

hotéis
A cobiçada Chave MICHELIN

Publicado pela primeira vez em 1900, por André Michelin, industrial francês da Compagnie Générale des Établissements Michelin, fabricante dos pneus Michelin, com o objetivo de promover o turismo para o crescente mercado automobilístico e consequentemente, vender mais pneus.

Guia MICHELIN de hotéis

Assim como os restaurantes, o Guia MICHELIN recomenda  estabelecimentos de forma independente, apoiando os viajantes na procura de experiências verdadeiramente personalizadas – capazes de despertar a emoção dos clientes, oferecendo memórias únicas e duradouras que fujam da hiper uniformização da hospedagem (design, decoração de interiores, atenção ao detalhe do quarto, etc.).

Quando um hotel deixa de atender aos critérios do Guia MICHELIN ele é retirado do Guia. Esta decisão pode ser tomada a critério exclusivo da equipe ou após feedback do cliente.

Critérios para a seleção
A nova seleção do Guia MICHELIN recomenda mais de 5.000 hotéis notáveis – destes 50 são brasileiros –  ​​em 120 países, independentemente da sua idade ou perfil, cada hotel foi aprovado pelos avaliadores pelo cumprimento dos cinco critérios de qualidade hoteleira do Guia MICHELIN:

1. Excelência em design de interiores e arquitetura
2. Individualidade, refletindo personalidade e autenticidade
3. Qualidade e consistência de serviço, conforto e manutenção
4. Destino em si: o hotel contribui para a experiência local
5. Capacidade de oferecer uma experiência extraordinária pelo preço certo

Além disso, uma atenção especial é dada aos estabelecimentos que oferecem experiências gastronômicas de alto nível. Os compromissos com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social também são muito apreciados.

Avaliações anônimas

Tal qual os lendários inspetores de restaurantes do Guia MICHELIN, a  equipe é formada por viajantes experientes e especialistas em design e arquitetura, padrões de serviço e culturas hoteleiras globais.

Eles acompanham de perto as tendências e publicações do setor e aproveitam todos os recursos disponíveis para descobrir joias escondidas. Eles viajam por todo o mundo, acrescentando novas acomodações a cada semana, atualizando e melhorando continuamente a seleção.

Chave MICHELIN

Se para constar na relação de hotéis do Guia MICHELIN um estabelecimento hoteleiro precisa ser incrível, para receber a Chave MICHELIN ele precisa colocar a arte de receber no  mais alto nível e contribuir para a criação de experiências únicas.

“ A Chave MICHELIN é uma indicação clara e confiável para os viajantes. Da mesma forma que as Estrelas MICHELIN reconhecem os restaurantes no topo da sua arte, a Chave MICHELIN irá premiar os hotéis mais excepcionais em todo o mundo. Esta distinção será também o reconhecimento do trabalho em equipa realizado por profissionais empenhados e apaixonados pela indústria hoteleira ”, explica Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias MICHELIN.

Dentro desta seleção, a Chave MICHELIN irá distinguir todos os anos estabelecimentos excepcionais, liderados por equipas com um know-how único. A Chave MICHELIN será atribuída após uma ou mais estadias realizadas anonimamente pelas equipas de seleção do Guia MICHELIN.

Atualmente em campo, as equipes de seleção do Guia MICHELIN revelarão os primeiros vencedores da Chave MICHELIN no primeiro semestre de 2024.

 

<com apoio de informações: Imprensa Guia MICHELIN>

d