Home Estilo DZN Na Osteria da Onça os sábados acabam em pizzas artesanais de longa...

Na Osteria da Onça os sábados acabam em pizzas artesanais de longa fermentação

Tempo de Leitura: 4 minutos

fermentação

da Redação DiárioZonaNorte

No ambiente aconchegante da Osteria da Onça, aos pés da Serra da Cantareira – na Zona Norte de São Paulo, as disputadas pizzas artesanais de longa fermentação,  chegam a mesa durante as noites de sábado.

Famosa por servir o Brunch Secreto da Onça, as finais de semana e feriados, a chegada das pizzas no cardápio da casa, é fruto de uma recente temporada de estudos na Toscana, do padeiro artesão Humberto Lisboa Leite e de sua “onça” Selma Francano Leite, titulares da Osteria da Onça.

fermentação
Brunch Secreto da Onça – Versão Domênica
Sua Maestà Caruso

A massa é elaborada a partir do “Caruso“, um levain ancestral de matriz italiana, com 130 anos de cultivo, e passa por um período de 48 horas de fermentação. O levain (pronuncia-se “le-van”) é o fermento natural. Um ser vivo e voluntarioso, sensível a alterações de temperatura.

fermentação
Caruso, em toda sua potência

Na Osteria da Onça, ele é alimentado todos os dias com a italianíssima farinha de trigo orgânica Caputo, resultando em uma massa de sabor “sine qua non” viciante,  elástica e macia, de bordas altas, perfeita para acomodar o suave molho rústico de tomates italianos.

Cinco sentidos

Pizzas generosas e apaixonantes, individuais, de massa fina e elástica, de bordas altas e tostadas, as redondas da Osteria da Onça apresentam boa proporção entre massa e cobertura, seguindo a ancestral tradição italiana e despertando os cinco sentidos. São cinco sabores salgados, elaborados com poucos e bons produtos de alta qualidade e muito bem executados.  Punto e basta! Ah…. e depois de provar, você nos dará razão!

A Fratello utiliza finas fatias de presunto cru, cream chease, parmesão ralado, tomatinhos “sweet-grape” e azeitonas. A Gli Amici recebe como cobertura linguiça  picante pepperoni, muçarela, alecrim fresco colhido na horta da Osteria da Onça e azeitonas.

fermentação
Gli Amici

“O pepperoni é um salame apimentado com pepperoncino. Na Itália normalmente é chamada de diavolla por causa da picância do pepperoni. Produzido com carne suína, carne bovina, gordura e pepperoncino, o pepperoni foi criado nos Estados Unidos. Mas por italianos”, diz Humberto.

A Sorella é uma releitura da Marguerita, utiliza uma suave muçarela de búfala, tomatinhos “sweet grape”, pesto de manjericão orgânico colhido na horta da Osteria da Onça e azeitonas.  A Piccolini recebe a cobertura de muçarela, manjericão fresquíssimo da horta da Osteria da Onça e azeitonas.

Já a Fratellanza, recebe como cobertura finas lâminas de abobrinha, alho-poró, muçarela, um leve toque de  pimenta do reino em grãos, raspas de limão siciliano, sal rosa do Himalaia e azeitonas.

Entradas e saídas 

As entradas da Osteria da Onça recebem o mesmo cuidado dedicado as pizzas. São duas opções, devidamente acompanhadas pelo pão artesanal da Osteria da Onça.

fermentação
Burrata e Pomodori

Para abrir o apetite, escolha entre a Burrata e Pomodori (180g de queijo burrata, tomatinhos swett grape, manjericão da horta da Osteria da Onça ou a bruschetta Avocado (delicado Guacamole de avocado, tomates cerejas e queijo boccontino).

Como sobremesa, crocantes canollos artesanais, nos sabores tradicional, chocolate, limão, pistache ou doce de leite. Ou ainda um Tiramisú artesanal.

fermentação
Tiramisú
Vinhos

Os vinhos que compõem a carta, foram escolhidos a dedo por Humberto – profissional experiente na área de Alimentos e Bebidas (A&B), na administração de bares e restaurantes, além de docente por muitos anos na área de vinhos e cervejas. Enxuta porém com personalidade, é composta por seis rótulos italianos (dois brancos e quatro tintos) e um chileno (tinto).

As cervejas também atraem as atenções: a premiada German Pils Krug, a Austria Lager Krug e a  India Pale Ale (IPA) Roleta Russa.

Humberto, Selma, Bruna e Humberto Filho – com Cristal.
Lugar Secreto

A  Osteria da Onça, está localizada  na Vila Amélia – um pequeno bairro incrustado dentro da reserva do Horto Florestal, aos pés da Serra da Cantareira e atende apenas com reservas antecipadas (Whats (11) 9-9404.3576)

fermentação

O lugar é lindo! Decorado com as lembranças das viagens do casal de proprietários pelo mundo é um convite para se desligar da vida corrida. Os aromas dos pães frescos e das pizzas, do jardim de ervas orgânicas  e o crepitar da lenha do antigo fogão completam a magia do ambiente.

Serviço:

Osteria da Onça
  • Instagram – acesse aqui
  • Whatsapp:  (11) 9-9404.3576
  • Brunch Secreto da Onça: domingos e feriados
  • Pizzas da Onça: noites de sábado

fermentação fermentação fermentação