Home Cotidiano Lei da Revisão do Zoneamento entra em debate. É importante participação...

Lei da Revisão do Zoneamento entra em debate. É importante participação de todos

Revisão
Tempo de Leitura: 2 minutos

Revisão

  • Encontro será virtual; após a realização da atividade participativa o texto com ajustes para a Lei de Zoneamento será encaminhado à Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) realizará no dia 02 de outubro (2ª.feira), às 18h30,  uma audiência pública devolutiva para apresentar à população a proposta de Projeto de Lei elaborada pelo Executivo para a Revisão Parcial da Lei de Zoneamento.

Segundo a publicação no Diário Oficial da Cidade (DOC),  a confirmação: ´´ Audiência Pública Devolutiva virtual da Revisão da Lei Municipal nº 16.402/2016, que disciplina o Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS) compatibilizada com as supervenientes alterações decorrentes da promulgação da Lei nº 17.975 de 8 de julho de 2023 bem como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que recaiu sobre a LPUOS´´.

A audiência devolutiva será virtual.  O munícipe deve acessar o link da Plataforma Teams (clique aqui)  Os interessados em somente acompanhar a reunião, basta assistir ao vivo à audiência pelo Canal SMUL no Youtube — clique aqui.

A proposta de Projeto de Lei com ajustes para a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (Lei 16.402/2016), mais conhecida como Lei do Zoneamento, está disponível para consulta no site Gestão Urbana — clique aqui.

A Revisão Parcial da Lei de Zoneamento tem o objetivo de rever aspectos pontuais para a melhoria da aplicação da legislação de 2016 e promover compatibilizações necessárias considerando a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, sancionada em julho através da Lei 17.975/2023, e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 2304556-40.2020.8.26.0000), que determinou a inaplicabilidade de alguns dispositivos da Lei 16.402/2016.

Após a realização da audiência devolutiva, o Projeto de Lei com ajustes para a Lei de Zoneamento será encaminhado à Câmara Municipal de São Paulo (CMSP).

Entenda o processo participativo

O Município iniciou o desenvolvimento da proposta de ajuste em 2017. Ao longo de três anos (2017 e 2020), foi realizada uma série de atividades como parte do processo de elaboração de uma proposta de revisão ou promoção de pequenos ajustes na referida lei.

A 1ª Minuta de Projeto de Lei foi apresentada à população em 2018. O texto foi submetido à consulta pública, diálogos com colegiados e audiência públicas regionalizadas. Todas as contribuições recolhidas foram sistematizadas e, em outubro de 2019, o Executivo Municipal apresentou a 2ª Minuta de Projeto de Lei.

Após esta etapa, o processo participativo foi interrompido por determinação da Justiça e retomado após a conclusão da Revisão do PDE no âmbito do Executivo em março de 2023.

Dessa forma, a SMUL realizou os ajustes necessários na 2ª Minuta da LPUOS com o objetivo de adequar o texto à proposta de Revisão, além de suprimir as possíveis incongruências decorrentes da ADI.

Assim, em agosto de 2023, o Município apresentou à sociedade a 2ª Minuta Final de Revisão da Lei de Zoneamento. E para ampliar ainda mais a participação social, a Prefeitura promoveu, entre 4 e 25 de agosto de 2023, nova consulta pública on-line, audiências públicas e reuniões com colegiados do poder público para apresentar e discutir a nova proposta de texto para o Projeto de Lei.


<<Com apoio de informações/fonte: Imprensa SMUL/SECOM >>

 

 

d