Home Cotidiano K9lândia (*) e Cracolândia – O destino talvez seja para os bairros...

K9lândia (*) e Cracolândia – O destino talvez seja para os bairros e as Vilas da Zona Norte

K9lândia
Tempo de Leitura: 4 minutos

 


Nota da Redação:  Por questões pessoais e profissionais, o articulista abaixo passou a colaborar quinzenalmente com o DiárioZonaNorte. O próximo artigo está programado para 03/05/2023 – 4a.feira.


por Beto Freire (*) — Artigo n. 22 – < Cidadania >

As constantes imagens de balbúrdia e violência no centro da cidade de São Paulo, com a ação da Prefeitura e Governo do Estado, acendeu a luz amarela dos bairros de entorno.

Essas operações que tem empurrado viciados de um canto para outro, agora deixa moradores e comerciantes de regiões adjacentes preocupados com a possibilidade dessa nova modalidade de usuários nômades.

Qual o próximo destino da Cracolândia ou K9lândia (*) ?

Esse alerta chegou ao nível mais alto, quando a Prefeitura anunciou a instalação de albergues nos bairros e vilas com proximidade a região central da cidade.

Houve protestos na Vila Maria, Vila Guilherme e Parque Novo Mundo, com abaixo-assinados, faixas, participação massiva em reuniões de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s) e manifestações no viário público. O maior questionamento dos moradores é a segurança pública e saúde no entorno dos albergues.

O centro da cidade de São Paulo tem uma megaestrutura para lidar com o problema, enquanto os bairros não tem efetivo policial e equipamentos de saúde sequer para absorver a demanda cotidiana e “mais tranquila” de nossas vilas.

A dúvida da população é pertinente: com todo aparato político e social disponível, além da atenção constante da Imprensa a deterioração da região central é pornográfica. Longe das lentes e sem infraestrutura adequada, em bairros a situação tem tendência natural de calamidade.

K9lândia

O que está acontecendo

A região das Vilas Maria / Guilherme / Medeiros foi contemplada com diversos albergues exclusivos para homens, serão quase duas mil vagas disponíveis em 2023. Mesmo que a região não tenha sequer a metade dessa quantidade de “moradores de rua” do sexo masculino.

Haveria alguma relação com a movimentação dos dependentes químicos no centro ? Nossas vilas são o destino de um processo que aparentemente faz gentrificação do Projeto Nova Luz ? Ou apenas somos o quartinho da bagunça em São Paulo, um espaço que os governantes apenas lembram quando precisam de votos ?

Talvez a resposta seja sim para ambas essas perguntas, talvez seja uma mistura de todas elas somadas ao conformismo de uma parcela da vizinhança. Que com o passar dos anos, simplesmente perdeu a vontade de fazer valer seus direitos.

Tudo em falta

Certeza mesmo, é que o território da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros não recebeu nenhum acréscimo em saúde pública para atendimento da demanda atual e consequentemente do aumento gradativo que os albergues fatalmente trazem para a região.

Quando a questão é a segurança pública, a situação é idêntica, o investimento na aquisição de equipamentos e material humano é irrisório nos últimos anos.

Nossos bairros e Vilas serão os mesmos daqui um ou dois anos ? Nosso antigo cotidiano de interior vai sobreviver a política teatral e as ações baixas do poder público ?

O pouco de sossego que restou está escapando de nossas mãos, e infelizmente,  nós contribuintes temos muita responsabilidade quando ficamos inertes como moradores da região…!


(*) Nota da Redação:  A expressão K9lândia significa o local para o usuários da nova droga K9, que é a droga que agora tem atraído os usuários de crack, maconha e cocaína. A droga zumbi — como está sendo classificada pelos seus efeitos —  é uma mistura de Fenantil, medicação usada para incubação de pacientes, que é borrifada principalmente na maconha. Deixando os usuários catatônicos, e com potência até 10 vezes maior de vício para quem experimentar a substância uma única vez.  Com maior potência alucinógena e também de viciar, a K9 também vem com efeitos devastares na saúde, podendo em uma única dose matar os dependentes químicos.


(*) Beto Freire — Antonio Roberto Freire é o nome oficial, com batismo de família genuinamente portuguesa, nascido e criado na Zona Norte, nas bandas da Vila Guilherme e Vila Maria. Cronista das Vilas, um apaixonado pela Zona Norte, sendo ativo colaborador há muitos anos do DiárioZonaNorte — escreve quinzenalmente. Com olhar de ativista social, preocupado com a melhor qualidade de vida de todos os moradores, sem distinção,  já teve participações em muitas audiências públicas. Por outro lado, foi membro em gestões do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG de Vila Maria, além da presidência da Associação dos Amigos do Parque Vila Guilherme-Trote (PVGT).


Comentários e sugestões: [email protected]


Nota da Redação: O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores

 

 

d

 

d