Home Cotidiano Guarda Civil Metropolitana (GCM) está saindo do Thomaz Mazzoni, na Vila...

Guarda Civil Metropolitana (GCM) está saindo do Thomaz Mazzoni, na Vila Maria

metropolitana
Tempo de Leitura: 2 minutos

metropolitana

Depois de quatro meses, a Inspetoria Regional de Operações Especiais (IOPE) da Guarda Civil Metropolitana (GCM) está deixando as instalações do Clube Escola Thomaz Mazzoni, na Vila Maria (Zona Norte). Com essa desativação não haverá nenhuma nova base da GCM no espaço, que terá o espaço liberado para a comunidade praticar esportes.

De fevereiro de 2020 até abril deste ano, o IOPE/GCM estava localizado no Centro de Acolhimento da Zacki Narchi, no Carandiru (Zona Norte),  quando foi transferido para a Vila Maria.

A nova sede do IOPE/GCM está prevista para novembro, quando entrará em operação na  Avenida do Estado, 3.350, ao lado do Terminal de Ônibus do Parque D. Pedro, na região central da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), a localização estratégica favorecerá o deslocamento tático do efetivo parca o pronto atendimento das ocorrências na cidade e combate ao tráfico de drogas na Cracolândia.

O Canil da GCM não será transferido e continuará a Inspetoria Maria-Guilherme da Vila Maria/Vila Guilherme continuará no mesmo endereço da Travessa Simis, em frente ao Shopping Center Norte, na Travessa Sinis. No mesmo endereço ficará o Canil da GCM.

metropolitana

Futura sede

O imóvel situado no Parque Dom Pedro será adaptado para receber a corporação e, para a realização das readequações, foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão na intervenção. Parte do valor da própria SMSU e parte de verba suplementar da Prefeitura de São Paulo.

As futuras instalações funcionarão em uma área municipal de aproximadamente 9.041 m², transferida para a SMSU em julho de 2020. Lá serão acomodados os 203 integrantes da corporação, 16 viaturas de grande porte tipo SUV, um ônibus e dois furgões, totalizando 19 veículos.

Sobre a readequação

A nova sede da IOPE conta com duas edificações: uma com 666,50 m² e a segunda com 88,42 m². Será contratada uma empresa especializada para fazer a substituição do telhado, adequação das redes elétrica e hidráulica, assim como substituição de portas, janelas e pintura em geral.

Para a execução dos trabalhos foi firmada uma parceria com a Subprefeitura Sé, com a atuação da equipe Gentileza Urbana. A iniciativa está sendo coordenada pelo arquiteto paisagista André Graziano e pelo biólogo Rodrigo Silva. A nova sede do IOPE receberá muro verde, cerca viva e, posteriormente, um jardim de inverno. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) também participará do projeto.

metropolitana

O que é o IOPE

A Inspetoria Regional de Operações Especiais (IOPE) é responsável por atuar em situações que demandem ações especializadas como: apoio às outras unidades situações de crise, patrulhamento em regiões onde a mancha de criminalidade se acentua, controle de multidões, desocupação de prédios e instalações ocupadas de formas alheias a lei.

O treinamento deste efetivo requer maior qualificação técnica e equipamentos específicos, demandando espaço para treinamento de choque e outras atividades. <<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa GCM/Secom-PMSP>>


d

metropolitana metropolitana metropolitana