Home Estilo DZN Dia da Pizza. Hoje, está liberado!

Dia da Pizza. Hoje, está liberado!

Tempo de Leitura: 2 minutos

pizza

da Redação DiárioZonaNorte 

Dia 10 de julho é o Dia da Pizza. Massa fina ou grossa, crocante…. A pizza é democrática. Aceita todas as combinações de recheio.

Os  babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para formar uma massa e depois assá-la  em fornos rústicos há mais de 5000 anos.

A massa era chamada de “pão-de-abraão”, muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

Margherita

No dia 11 de junho de 1889, Raffaele Esposito foi convidado a preparar uma pizza para a rainha Margherita, esposa do rei Humberto, do recém-unificado reino da Itália. Segundo arquivos históricos, o pizzaiolo colocou tomate, queijo mussarela e folhas de manjericão sobre a massa, as cores da bandeira da Itália.

Nápoles é  considerada o berço da pizza.

“Picea”, indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita “matava  a fome” principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.

A pizza chegou ao Brasil com os  imigrantes italianos. A primeira pizzaria do Brasil foi a extinta cantina Santa Genoveva, aberta em 1910, no bairro do Brás.  A pizzaria oferecia no início apenas três sabores: mussarela, aliche e napolitana. Em 1924, foi fundada  a Cantina e Pizzaria Castelões, que existe até hoje e mantém em seu cardápio pizza com borda alta e massa grossa original.

Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de mussarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas.

O Dia da Pizza é comemorado em São Paulo desde 1985. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data do encerramento do concurso –  10 de julho -, como data oficial para homenagear a iguaria.

d