Home Cultura Atibaia recebe o 1º Festival Literário com atividades culturais, muitos livros...

Atibaia recebe o 1º Festival Literário com atividades culturais, muitos livros e shows

Tempo de Leitura: 3 minutos

festival literário

  • Com atividades no Cine Itáu e Centro Cultural André Carneiro,
  • Na praça da Matriz: shows, food trucks e feira de livros
  • No sábado, a apresentação especial de Arnaldo Antunes

Atibaia não está muito longe da capital de São Paulo. Tem muita gente que mora lá e vem trabalhar todos os dias na metrópole.E tem também o inverso dos paulistanos que gostam da tranquila cidade interiorana, no pequeno percurso de 60 quilômetros, com cerca de uma hora de viagem na excelente Rodovia Fernão Dias. Nas idas e voltas de passeio de fim de semana, a cidade oferece bons restaurantes, hotéis e passeios.

Neste final de semana, acontece uma grande novidade que também vai marcar Atibaia no roteiro cultural. É o 1º Festival Literário, no final de semana, de 6a.feira (20/05/2022) até domingo (22/05).  Uma celebração dos livros e da literatura que promete agradar a públicos de diferentes idades e estilos com uma programação bastante diversificada.

Realizado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância de Atibaia, a primeira edição do festival trará uma série de atividades culturais como palestras, debates, oficinas, lançamentos de livros, contação de histórias e espetáculos teatrais no Cine Itá Cultural e no Centro Cultural André Carneiro, além de shows, food trucks e feira de livros na Praça da Matriz.

A diversidade abre o evento no dia 20 de maio, às 15 horas, com participação do bloco ATA-ME e produção da Pachamanas Cultura. Já o Sarau da Jandyra dá início às atividades culturais do primeiro festival, apresentando arte pensada e produzida por mulheres e meninas de Atibaia e região. Na mesma Praça da Matriz, que além de palco para shows simplesmente imperdíveis,  contará com a gastronomia de rua dos food trucks e a venda de livros na feira literária.

Literatura e arte

O Festival Literário de Atibaia surge com a proposta de disseminar e promover a literatura na cidade, o que inclui as suas múltiplas manifestações e relações com a música, o teatro e outras artes.

No Cine Itá Cultural, os participantes terão a oportunidade de explorar algumas dessas vertentes nas oficinas de poesia criativa, com a psicóloga e escritora Cátia Messias; fotografia e poesia utilizando o celular, coordenada pela artista visual Alline Nakamura; roteiro para história em quadrinhos, com o artista Márcio Zago; e de minicontos, dirigida pela escritora Marly de Souza.

No mesmo Cine Itá Cultural, três premiados espetáculos trazem a literatura ao palco do teatro: “Concerto de Ispinho e Fulô”, uma homenagem da Cia. do Tijolo ao centenário do poeta Patativa do Assaré; “Vidas Secas”, da Cia. Caravan Maschera, uma encenação que utiliza teatro de bonecos e máscaras para recontar o célebre romance de Graciliano Ramos; e “Dom Quixote, o cavaleiro sonhador”, uma inusitada e surpreendente adaptação do clássico da literatura representada pelo Núcleo Histórias e Objetos.

Arte da palavra

Da atividade de ghostwriter ao lugar da poesia e da letra na música, passando pela literatura egípcia, mas também abordando o mercado editorial brasileiro sob a perspectiva de uma editora independente. E sem deixar de incluir a importância da oralidade na transmissão de conhecimentos de povos ancestrais, o festival percorrerá diversos aspectos e temas do universo literário. Com isto,  construindo importantes espaços de encontro e formação de autores e leitores nas palestras, debates e rodas de conversa que acontecerão durante o festival.

Procurando atrair participantes de todas as idades, o festival promove ainda o lançamento dos livros infantis “Dona Saudade com Cobertura de Chocolate” e “A culpa é do Saci”, além de atrações especiais no Centro Cultural André Carneiro. O Clube da Terceira Idade realizará uma conferência e acontecerão as apresentações de contação de histórias “Contos a Céu Aberto – Narração Artística de Histórias” e “Do Tamanho de um Botão – Histórias para Bebês”.

festival literário
Foto: Rogério Pinheiro/Divulgação-Pref.Atibaia
Música e literatura na Praça da Matriz

Coroando a festa dedicada à literatura, a música também presta sua homenagem na Praça da Matriz, cenário do show de lançamento de livros e CDs do compositor, cantor, escritor e professor André Gardel.

No sábado (21) à tarde, a Palhaça Rubra entra em cena, apresentando aventuras musicais que prometem empolgar a criançada. O ponto alto da programação acontece na noite de sábado (21), quando Arnaldo Antunes sobe ao palco acompanhado dos músicos Betão Aguiar (baixo, violão de nylon, guitarra e vocais) e Curumin (bateria, programações, percussão, violão e vocais).

No domingo (22), tem apresentação musical e contação de histórias com Daniel Dias e  participação especial de Heidi Monezzi. Para fechar as atrações musicais na praça, o jornalista, escritor, compositor e professor Juli Manzi apresenta e comenta canções de seu eclético repertório autoral em show de encerramento do festival.


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Atibaia >>

d

festival literário. festival literário. festival literário