Início Cotidiano Em busca de acordo, metroviários de São Paulo ensaiam nova greve para...

Em busca de acordo, metroviários de São Paulo ensaiam nova greve para o dia 25/05

Tempo de Leitura: 2 minutos
nova greve
  • A categoria dos metroviários considerou insuficientes as propostas da Companhia do Metropolitano de São Paulo — Metrô SP, mas aceitou a Cláusula de Paz, com manutenção do Estado de Greve, orientada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e aguardará nova audiência de conciliação  na semana que vem (24/05/2022 – 3ª feira).  A mobilização da categoria continua.  

Os metroviários de São Paulo tinham planejado a greve para acontecer nesta 4ª feira (18/05/2022). Mas deu um tempo para atingir novas negociações com a direção do Companhia do Metropolitano de São Paulo. E haverá uma nova audiência de conciliação na 3ª feira que vem (24/05/2022) e, caso não aconteça um acordo, a greve será deflagrada de imediado, a partir da zero hora do dia 25 (4a.feira).  nova greve

nova greveSegundo comunicado dos metroviários, a proposta da empresa com relação aos Steps/Isonomia foi a seguinte: Metrô realizará o ciclo de mérito 2021 no mês de agosto/22, conforme critérios estabelecidos do Plano de Remuneração e Carreira vigente – não haverá pagamento retroativo.

A partir de 1º/6/22 não será mais praticada a política de escala de acesso. Os funcionários que estão em escala serão enquadrados, na mesma data, no salário inicial do cargo.

Os metroviários alegam que essa proposta não atende a reivindicação da categoria. Também não foi aceita a proposta de reajuste de 12,26%. Metrô negou o pagamento das PRs de 2020, 2021 e 2022 e do vale-peru. Também não aceitou a reintegração dos demitidos de 2019 e os desligados por aposentadoria especial em 2020.

Continua a mobilização

O Sindicato  dos Metroviáriios vai procurar a continuidade das negociações com o objetivo de melhorar as propostas da empresa. Para isso, continua a mobilização com as seguintes ações:

  • Estação, CCO e Tráfego seguem sem uniforme e com uso do colete e adesivo
  • Seguranças com uso do adesivo e “braçal”
  • Manutenção e Administração: continua o uso do adesivo
  • Café com vizinho nos pátios
  • Distribuição de Carta Aberta e Café com Usuário (data e local a serem definidos)
  • Adiar a greve para 25/5, com assembleia em 24/5, dia em que haverá audiência de conciliação no TRT

A Assembleia dos metroviários está programada para a 3ª feira (24/05), a partir das 18 horas, que acontecerá presencialmente no Sindicato, que fica no Tatuapé (Zona Leste), e será simultâneo on-line. A votação será eletrônica, às 21 horas, e a paralisação poderá acontecer a partir da zero hora da 4a.feira (25/05).


d

 

nova greve