Início Cultura “A Mulher que Fugiu”, é exercício de apurada observação do comportamento humano

“A Mulher que Fugiu”, é exercício de apurada observação do comportamento humano

Tempo de Leitura: 2 minutos

<< Critica >> – por Aguinaldo Gabarrão (*)

O cultuado diretor sul-coreano Hong Sang-soo já havia demonstrado em filmes anteriores como “A Câmera de Claire” e “O Hotel às Margens do Rio, a sua habilidade em utilizar a câmera para colocar o espectador como um observador íntimo do cotidiano das personagens.

E novamente ele utiliza esse recurso em “A Mulher que Fugiu”, mas sem que isso seja um problema para a história que é contada, tanto que o filme faturou o Urso de Prata (prêmio de direção), no Festival de Berlim de 2020.

A florista Gam-hee (Kim Min-hee) resolve aproveitar a viagem do marido para se encontrar com amigas em diferentes lugares. Em cada encontro, particularidades da sua vida pessoal e das amigas são reveladas, inclusive num encontro casual que levará a trama ao seu desfecho nada usual.


Assista ao trailer – clique na imagem abaixo:


Gam-hee é uma mulher feliz? Está realizada em seu suposto casamento? Ou tudo é uma construção de sua própria imaginação na busca pela felicidade? Os diálogos impõe ao público o exercício de ligar esse emaranhado sutil de informações que as personagens transmitem, de maneira a buscar qual o sentido que aquela florista tem para a sua vida e também das pessoas que se relacionam com ela.

Curiosamente as personagens masculinas aparecem em momentos pontuais para interromper os diálogos das amigas e provocar situações inusitadas. O diretor lança em seu teorema o recurso de posicionar os homens quase sempre de costas para a câmera, reservando às personalidades femininas o protagonismo nas cenas.

Sequências longas, sem contraplanos, o uso escancarado de zooms e a cadência do tempo medido pela força dos sentimentos de cada personagem, fazem de “A Mulher que Fugiu”, um filme de emoções fortes, escondidas em diálogos aparentemente banais.


Serviço:

A MULHER QUE FUGIU – Titulo Original: Domangchin yeoja.

  • Gênero: Drama
  • Classificação: 12 anos
  • Duração: 77 minutos.
  • Elenco: Kim Min-hee, Song Seon-mi, Lee Eun-mi, Kwon Hae-hyo, Seo Young-hwa, e Kim Sae-byuk.
  • Direção e Roteiro: Hong Sang-soo / Direção de Fotografia: Kim Sum-min / Trilha Sonora e Montagem: Hong Sang-soo / Distribuição: Pandora Filmes / Divulgação: Sinny – Assessoria de Imprensa.

 

(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


 

D