No próximo dia 17 de janeiro a Vila Maria completará 103 anos.   Para homenagear a vila mais amada de São Paulo,  fazemos nossas  as palavras de Beto Freire, um apaixonado pelo bairro e um eterno brigador pela região.

“Em meados do século 20, a Vila mais charmosa de São Paulo tinha nos pequenos barcos e carroças seu principal meio de transporte, com muita área para ocupar e muitos sonhos para vivenciar em 17 de Janeiro de 1917 nascia a Vila Maria.

Ruas de terra batida e muitas lagoas formavam o bairro, com a chegada do bonde e uma nova ponte para atravessar o Rio Tietê a Vila Maria logo tornou-se valorizada, um pequeno oasis na Zona Norte da cidade.

Aquele vilarejo de 1917 em pouco tempo mudou, com ruas calçadas e carros com tração motorizada a Vila Maria ganhou notoriedade nacional.

O Distrito abrigava o Zoológico do Agenor, bem na divisa das Vilas Maria/Guilherme, foi berço político do Presidente Jânio Quadros e do Vereador José Storopolli fundador da Escola e depois Universidade 9 de Julho atualmente Uninove.

O Piloto de Fórmula 1 e tri campeão mundial Ayrton Senna mantinha seu escritório na Vila Maria Alta, o apogeu chegou com a participação da Escola de Samba Unidos de Vila Maria no grupo especial do Carnaval Paulistano.

No centro do bairro, a Igreja Nossa Senhora da Candelária dá a benção para os transeuntes que seguem na Avenida Guilherme Cotching em partidas e chegadas, a Praça Santo Eduardo é a referência e ponto de encontro.

Apesar do progresso os costumes seguem praticamente inalterados, a região mantém as características desde sua criação, os portugueses presentes na fundação deixaram muitas raízes.

Construções horizontais e ruas de paralelepípedos, pequenos comércios e armazéns completam o cenário.

O bairro agora aguarda a confirmação de sua estação de metrô, o projeto da Linha 19 Celeste contempla a Vila Maria, Jardim Japão e Parque Novo Mundo.

O sonhado Hospital Público de Referência para atender os mais de 350 mil moradores do distrito é o maior anseio da população, como em ano eleitoral as coisas costumam caminhar mais rápido as expectativas são enormes para a Vila em 2020.

Com muitíssimas qualidades e algumas necessidades a Vila de todas as Marias faz 103 anos.

Parabéns”.

credito_sicredi

2 COMENTÁRIOS

  1. Vila Maria foi para mim paixão a primeira vista,essa paixão transformou-se em um grande e eterno amor,sou filha adotiva deus vila Maria é por essa mãe que eu tenho enorme gratidão.te amo vila Maria.

  2. O pouco tempo que passei pela Vila Maria, foi o suficiente para eu me apaixonar e nas página da minha vida, pelo menos uma página é dedicada a ela.

    Parabéns Vila Maria!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora