Home Economia Sicredi mobiliza colaboradores para realizar ações no Dia de Cooperar

Sicredi mobiliza colaboradores para realizar ações no Dia de Cooperar

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

Julho é o mês onde se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo – Dia C. A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP participou da iniciativa, envolvendo associados, colaboradores  e comunidades,  nas áreas de atuação da cooperativa nos estados do Paraná e São Paulo.

Cerca de cinco mil pessoas participaram de ações de voluntariado em prol das mais diversas causas, envolvendo  meio ambiente, educação, cultura e  causas sociais, além de atividades específicas voltadas a educação financeira de crianças e adultos.

O Dia C considera ações de responsabilidade social dos ramos de cooperativismo atuantes no Brasil, incluindo o cooperativismo de crédito, e estão alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As iniciativas contam com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Em Palotina, no noroeste do Paraná e sede da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das ações foi realizada na Escola Celino Rocha de Araújo. Os muros, paredes, quadras e bancos receberam pintura. Foram realizados reparos nas mesas, no parquinho e na horta, além da construção de novos espaços para recreação.

A ação de voluntariado contou com a participação dos  funcionários e associados das cooperativas Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SPC.Vale – Cooperativa AgroindustrialCotriguaçuUnimed Vale do Piquiri, Uniprime Pioneira do ParanáSicoob Meridional e Cerpa Palotina, que se juntaram a empresários, pintores, servidores do município e da UFPR – Setor Palotina, pais de alunos e integrantes da Associação de Senhoras de Rotarianos.  O projeto arquitetônico de toda a reforma foi realizado voluntariamente pelos profissionais do Estúdio ARCA. 

Na cidade de São Paulo, onde a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP conta com 18 espaços de atendimento, foram realizadas diversas ações.  Em frente ao espaço de atendimento da Avenida Paulista as crianças que passaram pelo local puderam brincar com um tabuleiro da Turma da Mônica, parceira do Sicredi no programa de educação financeira da instituição financeira cooperativa, com uma série de gibis e desenhos.

O espaço de atendimento Sicredi Mooca promoveu um encontro de mulheres empreendedoras e os colaboradores e associados dos núcleos BerriniCampo BeloSanto Amaro e Faria Lima se uniram para realizar atividades com os alunos da Escola Estadual César Martinez Indianápolis, em Moema.

O ABCD também recebeu ações em comemoração ao Dia C. No município de São Bernardo do Campo, por exemplo, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP foi desenvolvida uma ação em parceria com a Fundação Criança. O objetivo foi explicar a importância do cooperativismo para o crescimento sustentável do planeta.

Para o Presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SPJaime Basso, a iniciativa é uma oportunidade para as cooperativas estarem próximas à comunidade. “Alinhados aos princípios cooperativistas, os voluntários desenvolvem cada vez mais projetos estruturados que promovem uma verdadeira transformação social”, ressalta.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 110 cooperativas do Sicredi, conta com 31 anos de história e mais de 155 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD. São 88 espaços de atendimento, sendo 52 no Paraná e 36 em São Paulo (sicredi.com.br/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,6 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1900 agências e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (sicredi.com.br).

FGCoop

Todos os depósitos mantidos nas cooperativas têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. O valor é o mesmo garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aos clientes dos bancos.  Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão  centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Mais informações:     www.sicredi.com.br

d