Home Cotidiano São Paulo chega aos 470 anos e maioria dos paulistanos vê uma...

São Paulo chega aos 470 anos e maioria dos paulistanos vê uma grande piora na cidade

SP 470: uma linda paisagem e na mais rica cidade do Brasil. Em pleno século XXI, esconde uma série de problemas no dia a dia. Zona Norte é esquecida no tempo.
Tempo de Leitura: 7 minutos

paulistanos

  • Pesquisa mostra 95% de queixas com a segurança pública e trânsito (79%);
  • Já 80% das queixas no último ano foram a falta de luz;
  • 90% responsabilizam a ENEL pela crise energética e 58% a Prefeitura de SP

São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, completa 470 anos. Além da celebração, para medir o nível de satisfação, expectativas e prioridades dos paulistanos, a Hibou – empresa de pesquisa e análise de mercado – mergulhou fundo no comportamento dos moradores da cidade,  entrevistando, durante os dias 11 e 13 de janeiro, mais de 1000 paulistanos para analisar os desafios que marcam a vida na maior metrópole do Brasil e a quarta maior do mundo.

A voz dos paulistanos ecoa na capital paulista revelando um quadro multifacetado de emoções e perspectivas. Nos últimos anos, a cidade viu-se transformada, e para 58%, tornou-se um lugar pior para se viver, enquanto apenas 14% enxergam melhorias.

paulistanos

Nem tudo é comemoração: o ranking São Paulo de insatisfação

Ao olhar para São Paulo como um todo, os 10 desafios mais prementes, segundo os paulistanos, são:

  • 01.Segurança Pública (95%): uma preocupação que ecoa em cada esquina.
  • 02.Trânsito e tempo de deslocamento (79%): as vias congestionadas refletem  o  pulso acelerado da cidade.
  • 03.Cuidados com moradores de rua (67%): a questão humanitária pede soluções efetivas.
  • 04.Saúde (62%): filas e marcações tornam a busca por cuidados médicos uma jornada desafiadora.
  • 05.Qualidade do asfalto (54%):ruas esburacadas impactam a mobilidade.
  • 06.Limpeza das Ruas (51%): a zeladoria urbana é uma demanda crescente.
  • 07.Conservação de praças e monumentos (49%): o patrimônio cultural requer atenção constante.
  • 08.Cuidados com animais abandonados (38%): a preocupação com o bem-estar animal ganha destaque.
  • 09.Educação (35%): vagas, qualidade e merenda são focos de inquietação.
  • 10.Saneamento Básico (30%): elemento essencial para o bem-estar diário.

paulistanos

Alô ouvidoria:
5 principais demandas da população paulistana para Prefeitura em 2024:

Os habitantes de São Paulo delineiam suas expectativas, e a segurança, empatada com a saúde, conquista o posto mais elevado da lista de prioridades para a prefeitura da cidade:

  • Segurança Pública (90%): um clamor unânime por medidas que assegurem a tranquilidade nas ruas.
  • Saúde (61%): acesso a leitos, agilidade no atendimento e eficiência nos exames figuram como requisitos primordiais.
  • Cuidados com Moradores de Rua (51%): abrigo e alimentação para os mais vulneráveis ganham destaque.
  • Trânsito e Tempo de Deslocamento (37%): melhorias para aliviar a congestão e otimizar a mobilidade urbana.
  • Educação (35%): a busca por vagas, qualidade e merendas dignas para os estudantes permanece presente.
Sensação de Insegurança: uma realidade incontestável

Analisando o retrospecto da segurança, a mudança no cenário é palpável, refletindo uma cidade que viu sua atmosfera de segurança desvanecer-se ao longo dos anos.

Percepção da segurança

Alguns anos atrás:

  • Muito seguro: 9%
  • Moderadamente seguro: 51%
  • Um pouco inseguro: 33%
  • Muito inseguro: 7%

Hoje:

  • Muito seguro: 0%
  • Moderadamente seguro: 11%
  • Um pouco inseguro: 33%
  • Muito inseguro: 55%

A cidade de São Paulo enfrenta a necessidade premente de ações assertivas para restaurar a sensação de segurança e endereçar as demais demandas cruciais apontadas por seus moradores´´,  explica Ligia Mello, sócia da Hibou, e coordenadora da pesquisa.

No volume por 100 habitantes de São Paulo não é tão insegura como se percebe

Contrariando a percepção popular, São Paulo destaca-se como uma cidade menos violenta do que se imagina. Ao considerarmos um ranking das capitais brasileiras com base no número de homicídios por habitante, a realidade surpreende: apenas 10% dos entrevistados acreditam que São Paulo é a mais violenta.

A maioria representada por 41%, a coloca entre a 2ª e 3ª posição em termos de violência, enquanto 47% a posicionam entre a 4ª e a 10ª posição. Apenas 2% reconhecem São Paulo como a mais segura.

Este dado corrobora com a avaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cujo Atlas da Violência 2023 aponta São Paulo como a capital brasileira com o menor índice de homicídios a cada 100 habitantes.

A crise de energia não ficou de fora:
desafios e soluções na cidade que nunca dorme

A falta de luz tornou-se um tema rotineiro nas conversas dos moradores de São Paulo. Nos últimos 12 meses as principais queixas apontadas foram:

  • Falta de luz: 80%
  • Queda de sinal de internet/TV a Cabo/Telefonia: 74%
  • Vizinho chato/barulhento: 46%
  • Falta de água: 38%
  • Queda de árvore: 31%
  • Assalto/tentativa de assalto: 26%
  • Alagamento na rua: 17%
  • Alagamento dentro de casa: 3%
Ranking responsabilidade: a falta de luz é culpa de quem?

Diante desse cenário, a percepção da responsabilidade revela uma complexidade de fatores:

  • ENEL (Cia de energia elétrica): 90%
  • Prefeitura da cidade: 58%
  • Governo do Estado de São Paulo: 49%
  • Gatos/ligações clandestinas na rede elétrica: 28%
  • Eleitores, que não cobram as atitudes devidas: 27%

“Essa junção de responsabilidades evidencia a urgência de ações coordenadas para superar os desafios energéticos em São Paulo, e precisa ser um movimento que envolva todos, inclusive os líderes de bairros e moradores” , completa Lígia, a coordenadora da pesquisa.

Para enfrentar o panorama energético, as principais propostas sugeridas pelos paulistanos são lideradas por:

  • Incentivo a geração de energia residencial (paineis solares) com 72% dos respondentes, seguido de mais ações punitivas contra ligações clandestinas (55%), permissão para que a população possa fazer poda de árvores (34%) além da criação de uma taxa para solicitação de poda de árvore com prioridade (23%) e criação de adicional na conta de luz para a migração de fiação elétrica de poste para subterrâneo (19%).

paulistanos

O lado bom de SP:
o que o paulistano mais ama em São Paulo?

Em meio à vastidão urbana que define São Paulo, emerge a identidade única da cidade, traçada pela gastronomia, cinemas, agitação dos shoppings e diversidade pulsante do comércio. A paixão dos paulistanos por essa metrópole multifacetada: 61% se encantam com a riqueza da gastronomia. 60% aproveitam as diversas opções de lazer, enquanto 55% destacam a variedade única no comércio local. A entrega por delivery é adorada por 47%, e 43% enaltecem os centros culturais, museus e espetáculos que colorem a vida na cidade.

Profissionalmente, 42% consideram SP como o melhor lugar para estar, e 37% desejam manter-se próximos de familiares e amigos. A saúde é um ponto forte, com 36% mencionando as excelentes opções no setor. Os parques da cidade, a história de vida e o conforto da casa própria representam laços sentimentais para 30%, 27% e 25%, respectivamente.

Além disso, 25% enaltecem a facilidade de transporte e mobilidade, enquanto 9% destacam a infraestrutura da cidade, desde o asfalto até os serviços essenciais. A cordialidade e simpatia do povo conquistam 6%, e 2% reconhecem São Paulo como uma capital segura em comparação com outras.

O programa “cultural” de sair para comer e beber é a cara de SP

Em meio ao caleidoscópio de sabores que caracteriza São Paulo, a pizza reassume seu trono como a “comida” típica da cidade, conquistando 39% dos corações gastronômicos paulistanos. O pastel da feira aparece em segundo lugar, com 29%, seguido por outros pratos como marmita/PF, feijoada, massa, churrasco, hambúrguer, cachorro-quente, e opções orientais como sushi e yakissoba, cada um com sua fatia no apetite dos paulistanos.

No quesito de bebidas, o café mantém sua liderança inquestionável, conquistando 17% das preferências, enquanto o caldo de cana surpreende, elevando-se para 13%. A diversidade de opções, como cerveja, refrigerante, caipirinha, chopp, tubaína, vinho e água, revela o ecletismo dos gostos na terra da garoa.

Todo shopping é shopping em SP

No universo dos shoppings, nenhum nome se destaca com uma porcentagem expressiva, mas o Shopping Center Norte emerge como o mais citado, com 21%, refletindo sua posição singular na mente dos moradores.

Mas o cartão postal da cidade vai para…

Na arquitetura, a Avenida Paulista continua a ser o principal cartão postal da cidade, liderando com 20%, seguida pelo Parque do Ibirapuera, Mercado Municipal, MASP, e outros ícones que dão forma à identidade visual de São Paulo.

Ser verdadeiramente “São Paulo” vai muito além do local de nascimento

71% dos respondentes afirmaram ter nascido na cidade, enquanto 29% trouxeram consigo histórias de vida de outros cantos do país. A conexão emocional com a metrópole também se destaca, com 74% declarando sentir-se genuinamente parte de São Paulo, independente do berço geográfico de origem.

“Observamos que a identidade paulistana se molda por experiências, vivências e o amor cultivado pelos habitantes, consolidando a cidade como um lar acolhedor para uma diversidade de histórias”, finaliza a coordenadora da pesquisa da Hibou, Lígia Mello.


PESQUISA COMPLETA/ÍNTEGRA  – Mais detalhes em 27 páginas: clique aqui


Quem é a responsável pela pesquisa – Hibou:  uma empresa especializada em pesquisa e insights com atuação há mais de 16 anos no mercado brasileiro. A empresa trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos do ponto de vista do consumidor para produtos, serviços e cotidiano.

Com sua expertise, a Hibou produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. Entre seus principais produtos estão: pesquisa (qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; NPS; CSat; NEV (teste de produto e hábitos de consumo e outros), análise e insights em dados já coletados, desk research e tendências baseadas em contexto.


<< Com apoio de informações/fonte: Fresh PR / Desiree Hamuche >>