Home Bem Estar Prefeitura de São Paulo promove segundo mutirão contra a dengue na Zona...

Prefeitura de São Paulo promove segundo mutirão contra a dengue na Zona Norte

Agentes em visitas casa a casa
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • Agentes de endemias intensificarão as ações de combate à dengue na região com visitas casa a casa, nebulização com inseticida e orientações

O segundo mutirão de combate à dengue acontece neste sábado (20/05/2023), com ações de visitas casa a casa, para identificação e eliminação de criadouros, nebulização com inseticida e orientações à população local sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

No dia 10 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde realizou uma ação para intensificação de combate ao mosquito com ações de visitas em 7 mil imóveis.

dengue

Cerca de 700 agentes de endemias de todas as regiões da cidade participarão das atividades nos seguintes bairros da Zona Norte: Casa Verde, Jaçanã, Tremembé, Santana, Tucuruvi, Vila Maria,  Vila Guilherme e Vila Medeiros. E do outro lado da cidade, na Zona Noroeste, foram incluídos os bairros da Freguesia do Ó, Brasilândia e Pirituba.

Segundo informa a Secretaria Municipal da Saúde, as ações de enfrentamento contra a dengue são realizadas rotineiramente em toda a cidade pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis).

Encontre a sua e dos vizinhos nos endereços das ações na Zona Norte e fique de olho. Clique aqui


Saiba como foi o último mutirão de combate à dengue na capital no dia 10/05:


Reforço nos atendimentos

Além das ações intensificação de combate à dengue, os agentes de endemias realizarão a busca ativa de sintomáticos para a doença, nos bairros com o maior número de casos notificados.

Assim que foram identificados, os munícipes com qualquer sintoma para a dengue serão encaminhados para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs específicas, que estarão abertas neste sábado, de cada uma das regiões que estarão dentro das atividades do mutirão.

dengue

Ações rotineiras

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), tem investido continuamente no Programa Municipal de Combate à Dengue e demais Arboviroses. Em abril deste ano, começou a instalação de 20 mil armadilhas de autodisseminação de larvicidas, inicialmente em distritos específicos da cidade, com histórico de maior incidência de casos de dengue. Os equipamentos são montados para que as fêmeas do Aedes aegypti (responsáveis pela disseminação da doença) distribuam o produto em seus criadouros após contato com o larvicida das armadilhas, a fim de eliminar o mosquito ainda em estágio larval.

dengue
Carro do “Fumacê” nas ruas da V.Maria/V.Guilherme

Em 2023, até o momento, já foram realizadas 2.155.692 ações de prevenção ao Aedes aegypti na capital. Ao todo, foram 382.008 visitas casa a casa (entre rotina e intensificação), além de 17.933 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, e 1.717.125 bloqueios de criadouros e nebulizações. Em 2022, foram cerca de 5 milhões de ações realizadas.

Na última quinta-feira (18), a Secretaria Municipal da Saúde reforçou a frota de combate ao mosquito com mais sete picapes leves com equipamentos de dispersão dos inseticidas, dobrando a capacidade operacional na região norte.

dengue
Agente verifica foco no vaso de residência
Os cuidados dos moradores

Simultaneamente a esse movimento, a Secretaria Municipal da Saúde reforça que o apoio da população é fundamental para combater os focos do mosquito, com medidas como: guardar pneus em locais cobertos, lavar os potes de águas dos animais com esponja e sabão, duas vezes por semana; eliminar ou furar os pratinhos dos vasos de plantas; furar, tampar ou guardar em local protegido da chuva os demais recipientes que possam acumular água, tampar ralos, vasos sanitários, barris, tambores, tanques e caixas d’água; limpar calhas e lajes, manter as saídas de água desobstruídas; deixar latinhas, potinhos e outros recipientes recicláveis em local coberto.

  • As solicitações de vistorias podem ser realizadas pelo telefone 156 serviço “Pernilongo/Mosquito –
  •  Solicitar vistoria em local infestado” ou diretamente no site: clique aqui.
    *  Os dados de casos de dengue e outras arboviroses são separados por semana epidemiológica e disponibilizados no link: clique aqui

<<Com apoio de informações/fonte: SECOM e Ass.Imprensa Sec.Municipal da Saúde>>

d