Home Destaque Praça Campo de Bagatelle ganha paisagismo perto de meio milhão de plantas...

Praça Campo de Bagatelle ganha paisagismo perto de meio milhão de plantas e flores

paisagismo
Tempo de Leitura: 2 minutos

.

  •  A Praça da Zona Norte recebeu um paisagismo para embelezar o local próximo do evento esportivo na Av. Olavo Fontoura, que também recebeu tratamento especial
  • Ao lado da praça a realidade é outra: buracos nas vias e mato alto nos canteiros

Porta de entrada há 59 anos da Zona Norte, a super conhecida rotatória de 31,8 mil metros quadrados, de muitos congestionamentos — tem até um projeto engavetado há anos para um túnel de passagem de nível — e que liga os bairros com suas  principais avenidas, a Praça Campo de Bagatelle recebeu quase meio milhão de plantas e flores nativas.

Essa iniciativa de paisagismo tem como objetivo valorizar o feito histórico de Santos Dumont, pai da aviação, que pilotou o 14 Bis em 1906, em Paris, no local do mesmo nome. Mas, por outro lado, mostrar visual diferenciado e impressionar os organizadores e pilotos estrangeiros de Fórmula-E ( carros de corrida movidos à eletricidade ), com a primeira prova especial neste sábado (25/03/2023) no Sambódromo e Avenida Olavo Fontoura — ver mais detalhes no link: https://bit.ly/3K68D9o

Espécies como lutiela, clusia e íris da praia foram plantadas ao longo das avenidas que convergem para a réplica do avião, enquanto a grama amendoim foi usada como forração. A implantação do paisagismo levou 22 dias com o projeto de criar anéis de mudas próximos à borda da rotatória para que motoristas e pilotos que passam pela praça tenham uma visão privilegiada do local. E, desta forma, esconder a falta de zeladoria na região.

Um paisagismo mais atraente

Além das espécies nativas, as árvores ganharam a companhia de espécies exóticas como a dracena vermelha, a moreia, lambari e um conjunto de  lírios como o tijolo, o amarelo e o laranja. A cartela de cores também tem os tons do verde e do roxo e é o contraste entre eles que faz o desenho na rotatória.

Todas as plantas são consideradas rústicas, com ótima adaptação ao sol e calor. Veja a lista e a quantidade de mudas usadas no projeto:  Lutiela  (2116 mudas), Lirio Amarelo (2130 mudas), Lirio Tijolo (1130 mudas),  Lírio Laranja (1530 mudas), Lambari (2700 mudas), Grama amendoim (297.750 mudas), Clorofito (46.928 mudas), Moreias (16.615mudas) e Iris da praia (40.000 mudas). No total,  410.899 mudas.

Flores versus buracos nas ruas

O DiárioZonaNorte solicitou à Secretaria Especial de Comunicação (SECOM) esclarecimentos sobre os gastos e os detalhes das empresas envolvidas nesta obra na Zona Norte, enquanto as avenidas e outras vias da região estão com irregularidades nos asfaltos, mostrando buracos e outras imperfeições. Lembrando ainda que, bem ao lado  na Avenida Santos Dumont —  perto da Praça Heróis da FEB –– o mato alto faz o paisagismo da realidade dos moradores. No final da tarde de 6ª.feira (24/03/2023), a Redação recebeu o seguinte comunicado:

´´A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, informa que o novo projeto de paisagismo da Praça Campo de Bagatelle foi elaborado pelo Departamento de Zeladoria Urbana (DZU) e teve seu início no dia 27/02/2023 e sua finalização dia 21/03/2023.

A execução foi realizada pelas equipes que rotineiramente prestam serviços de conservação de áreas verdes para esse mesmo departamento, não sendo necessário uma nova contratação para este projeto.

Os insumos foram retirados dos Viveiros Municipais da Cidade de São Paulo e, quando estes locais não tinham a quantidade necessária, o excedente foi solicitado ao contrato de fornecimento de insumos também já previamente existente, que atende às demandas de Departamento de Zeladoria Urbana (DZU)´´.


<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-SECOM e Subprefeituras/Prefeitura da Cidade de São Paulo>>

paisagismo paisagismo paisagismo paisagismo paisagismo

 

 d