Tempo de Leitura: 4 minutos

da Redação DiárioZonaNorte

Desde do começo deste ano, o mundo mudou! Muitos projetos e esperanças ficaram no passado. Em função da pandemia do Coronavirus/Covid-19, muitas famílias perderam parentes e amigos. Uma situação muito triste.

E, por outro lado, as pessoas e as empresas já estão vivendo uma nova revolução global.  Estamos resgatando mais consciência de amor e solidariedade ao próximo com ajuda aos mais necessitados, principalmente situação de vulnerabilidade. Muitas ações com as doações e até com drive-thru  foram criadas neste período. Uma mudança radical e de valores humanitários.

MAIS UM ANO DE GLÓRIA

Há quatro anos uma importante entidade da Zona Norte  pratica exatamente as ações de amor e solidariedade. E neste sábado (04jul2020), a Organização Não Governamental (ONG) AMOR NA AÇÃO, nas mãos das fundadoras e atuais diretoras Isabel Dias Simplicio (42 anos – profissão: gestora financeira)  e Nádia Lemuche (41 anos – profissão: área de beleza – micropigmentadora e maquiadora), terá muito a comemorar junto aos voluntários, no bairro da Parada Inglesa.

Foram anos de muita luta diária em busca de apoio e de solidariedade de pessoas, moradores e empresários. No momento, a entidade conta com 68 voluntários e que, por causa da pandemia, em torno de 20 deles realizam rodízio nas atividades. Em momento algum, a AMOR NA AÇÃO interrompeu suas ações.

Uma ideia surgida de uma “sementinha” que influenciou um grupo de amigos para ajudar o próximo com suas familias, os mais necessitadas que vivem pelas ruas, pelos cantos e embaixo de viadutos.

“ Foi uma forma humilde para que pudéssemos tocar, abraçar, olhas nos olhos e transmitir o que temos de mais precioso dentro de nós, principalmente o amor e o respeito pelo nosso semelhante”, comenta  com emoção a fundadora Isabel Dias Simplicio (foto ao lado), junto aos voluntários — lembrando que, no momento, há as restrições por causa da pandemia.

O PROJETO DO BANHO

A preocupação é tão grande, de melhor servir aos necessitados nas ruas, que a AMOR NA AÇÃO desenvolveu um projeto do trailer “Banho Solidário“.

O encaminhamento depende deste projeto sustentável, com a captação de tampinhas de produtos diversos — como de refrigerantes, água mineral, xampu, detergentes, requeijão e até tampas de canetas ou de sorvete — que serão encaminhados para reciclagem e a verba será totalmente revertida para o Projeto Banho Solidário, que até tem a possibilidade de despertar o interesse e apoio de alguma empresa da Zona Norte.

AS PESSOAS UNIDAS

Com dificuldades, o pequeno grupo de moradores começou atuar nas ruas da Zona Norte.  Com os anos, entre muito esforço e dedicação, o grupo de voluntários da AMOR NA AÇÃO estendeu as visitas e eventos em abrigos, além de comunidades carentes. 

No momento, são oito comunidades carentes que é dado o apoio: Vila Mazzei (Rua Quixere,08), Jardim Brasil (Rua Dr. Pedro Paulo Lagrega Neto), Vila Nova Galvão (Rua Mário Lago,355-Travessa Córrego), Jardim Ede (Rua Silva Guimarães, 456), Vila Daysy (Rua José Schreitt Miller, 76), do Gato (Av. Pres. Castello Branco, 5.343 – Ponte Pequena) e Cidade de Deus ( Av. Laurita Ortega Mari – Parque Pinheiros – Taboão da Serra).

Hoje a entidade é composta por pessoas voluntárias de todas as idades, etnias, crenças e religiões. Todos tem como regra principal e fundamental que é a vontade de fazer o bem ao próximo, doando além de seu tempo e do amor, a alimentação, roupas, calçados, cobertores – entre outros. Nos três últimos meses — de abril  a  junho –, foram arrecadados e doados 12,6 toneladas de alimentos e higiene para 3,5 mil pessoas beneficiadas. Em campanhas especiais, há também doações de cestas básicas.

É SAGRADO

Todas às 2ªs. feiras, o grupo reúne-se no final da tarde  para o encontro semanal, às 19 horas, em ajuda  às pessoas que vivem em barracas improvisadas embaixo da linha aérea da Linha 1-Azul do Metrô, na Avenida Cruzeiro do Sul, na altura do número 2363 (próximo do Posto BR e da Estação Carandiru) e nos arredores. São oferecidas refeições, sobremesa, água e suco. Além da assistência aos desabrigados, o fornecimento de vestuários e cobertores, ainda mais agora na época de frio.  E os voluntários tem em mente que “estão levando o amor e o respeito, com oferecimento de  oportunidades de um dia melhor”.


Ficha técnica:
ONG AMOR NA AÇÃO

Diretoras-fundadores:Isabel Dias Simplicio e Nádia                                          Lemuche (Diretoras Fundadoras)


APOIADORES FIXOS:
  • Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo – PASP – Av. Braz Leme, 2594
  • Sensr It Information Technology – Av. Paulista, 967 – 8º andar – C.César
  • Disoft Solutions – Rua Francisco Leitão, 469 – 1 andar
  • LGE Informatica – São Paulo
  • H2 Bolsas e Acessórios – José Paulino, 353 – Bom Retiro
  • Educação Infantil É Bom Sonhar – Av. Águas de São Pedro, 447 – Vila Pauliceia
  • Restaurante Tia Landa – R. Barão de Teffé, 1 – Jundiaí
  • Cristiano Agostinho, Patrícia Preccaro, vários moradores, voluntários e outros.

d