Home Bem Estar Ômicron responde por 80% dos casos de Covid na cidade de São...

Ômicron responde por 80% dos casos de Covid na cidade de São Paulo

ômicron variante do coronavirus
Tempo de Leitura: < 1 minuto

ômicron

  • Nas últimas 24 horas  o mundo registrou 3 milhões de casos da variante ômicron
  • Na última semana foram 15 milhões, a maioria na Europa
  • Na cidade de São Paulo já são 154 casos da nova linhagem
  • Os não vacinados tem 17 vezes mais chances de se contaminar e 20 vezes mais chances de ir a óbito

Em Nota Oficial distribuída nesta 3ª feira (11/01/2022), às 20h40, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou que 85 novos casos da variante ômicron foram identificados na capital. Desta forma, a capital já soma 154 casos da nova linhagem.

Das 105 amostras analisadas pelo Instituto Butantan, 20 (19,4%) foram positivas para variante delta e 85 (80,95%) para variante ômicron.

A vigilância genômica é feita em parceria entre prefeitura e o Instituto Butantan. São cerca de 300 amostras de RT-PCR positivas para Covid-19 semanalmente.

Testagem

A SMS tem intensificado as ações de monitoramento e e disponibilizado a realização de testes rápidos em suas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Prontos Atendimentos (PAs), prontos-socorros (PSs) e nas 469 Unidades Básicas de Saúde (SMS), no setor de triagem, para identificar os casos positivos de Covid-19.

Os testes são pelo método antígeno em pacientes com sintomas gripais. A medida contribui para identificar os casos com maior rapidez e manter o monitoramento do paciente na cidade de São Paulo.

O órgão orienta que os indivíduos sigam com medidas de etiqueta respiratória, tais como uso de máscaras e álcool em gel, cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lavar as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias.

<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM>

d