Home Cultura O Ubu Rei em duas apresentações gratuitas no palco do Teatro...

O Ubu Rei em duas apresentações gratuitas no palco do Teatro Alfredo Mesquita

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • Quando estreou em Paris em 1896, a peça foi recebida com aplausos e vaias e ficou apenas dois dias em cartaz.
  • Os absurdos do poder encenados de forma cômica dão vida ao espetáculo que traz Augusto Marin, como Pai Ubu, e a atriz Esther Góes, como Mãe Ubu

Mais atual do que nunca, a peça Ubu Rei mostra como a ganância e a vaidade exacerbada são capazes de motivar a tomada do poder. Ubu, o protagonista, é um personagem inescrupuloso que beira o grotesco para alcançar seus objetivos.

Manipulado pela esposa, Mãe Ubu, e amparado pelos próprios discípulos, decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Qualquer semelhança com Macbeth, de Shakespeare, não é mera coincidência!

Com estreia nesta 4ª.feira (01/03/2023) e mais uma apresentação em 15/03/2023,  às  4ªs. feiras, às 21 horas, as duas apresentações gratuitas acontecem no Teatro Municipal Alfredo Mesquita, em Santana (Zona Norte). A peça é baseada no texto de Alfred Jarry e faz parte do Circuito Municipal de Cultura.

O espetáculo teatral tem direção de Armando Liguori Júnior e tradução e concepção de Augusto Marin. No elenco, Augusto Marin, como Pai Ubu;  Esther Góes, como mãe Ubu; Paulo Dantas, Armando Liguori, Fabricio Garelli, Juliano Dip e Natalia Albuk. O espetáculo tem duração de uma hora e vinte minutos.

Ubu Rei é uma sátira sobre o poder, revela como são patéticos os tiranos. Eles jogam com o destino das pessoas como se fossem crianças brincando”, diz Augusto Marin, idealizador do projeto.

Ao chegar ao trono, ele se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado, o que leva a plateia ao riso. Essa é uma das principais características do trabalho de Alfred Jarry: encenar uma farsa que conduz à gargalhada diante da estupidez humana ao supor uma superioridade diante dos demais.

UBU
Augusto Marin (Pai Ubu) e Esther Góes (Mãe Ubu)

Segundo Armando Liguori, “estamos fazendo uma releitura contemporânea de Ubu Rei, de Alfred Jarry, pós-pandemia, trazendo referências sobre o Brasil, os artistas e o teatro. Para criar o espetáculo pesquisamos algumas versões de Ubu Rei, como: Ubu Rei, de 1896; Ubu Cornudo, de 1897; Ubu Acorrentado, Ubu sobre a Montanha e os Almanaques do Pai Ubu, escritos entre 1899 e 1901”, esclarece.

A linguagem do espetáculo baseia-se nas técnicas da comédia física e visual, no jogo dos atores, na Commedia Dell’ Arte, com música ao vivo, acrobacias, marionetes, elementos de HQs e dos jogos infantis. O público integra o espetáculo, representando o povo da Polônia.

O espetáculo faz parte do Projeto UBU REI, FOLIAS PATAFISICAS E PANTAGRUÉLICAS, com recursos do PROAC LAB, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

UBU


Assista no Instagram o convite da atriz Esther Góes e mais imagens da peça:  clique aqui


Ficha Técnica:

Direção Geral: Armando Liguori Júnior / Tradução e Concepção: Augusto Marin /  Elenco: Esther Góes, Augusto Marin, Fabricio Garelli, Juliano Dip, Natalia Albuk Armando Liguori e Paulo Dantas / Fotografia: Alexia Marilia / Diretor de Produção: Luciane Ortiz  / Direção Musical: Sérvulo Augusto / Diretor de Movimentos – Doria Gark / Cenários: Paulo Dantas / Figurinos: Aline Barbosa / Adereços: Nani Catta Preta / Design de Luz: Andre Lemes / Operação de Luz: Agnaldo Nicoletti e Andre Lemes /  Operação de Som: Anderval Areias / Programação Visual e Designer: Rony Costa  / Assessoria de Imprensa: Alessandra Siegel / Contrarregra: Fabio Daniel e Manoel Cabral / Realização: Commune e Marin Produções Artísticas


Serviço:

Ubu Rei

  • Local: Teatro Municipal Alfredo Mesquita
  • Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana – São Paulo/SP
  • Referências: em frente ao Campo de Marte / ao lado do Pronto Socorro Santana
  • Transportes: Estação Carandiru do Metrô
  • Apresentações:  01 e 15 de março (4as. feiras)
  • Horário: 21 horas
  • Duração: 80 minutos
  • Idade/limite: 12 anos
  • Valor: Gratuito – chegar meia hora antes do espetáculo
  • Ingressos: retirados na bilheteria
  • Informações: (11) 2221-3657

<<Com apoio de informações/fonte: SiegelPress – Alessandra Siegel >>

 

d