Home Cultura ‘Mamonas Assassinas – O Filme’ revive o sucesso avassalador da banda de...

‘Mamonas Assassinas – O Filme’ revive o sucesso avassalador da banda de Guarulhos

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

por Aguinaldo Gabarrão (*)

Nos anos 90 a banda Mamonas Assassinas, conduzida por Dinho, Julio, Bento e os irmãos Sérgio e Samuel, incendiou os palcos brasileiros. Com músicas bem distantes do ‘politicamente correto’, o único álbum do grupo vendeu mais de 3 milhões de cópias, em pouco mais de 7 meses.

Encantaram adultos, mas principalmente crianças e adolescentes. Foram execrados e elogiados pela crítica. Realizaram cerca de 182 shows. E morreram tragicamente quando o jato em que estavam, bateu num morro na Serra da Cantareira, em março de 1996.

mamonas

Filmagens em Guarulhos

Para contar essa história, a equipe de produção foi cuidadosa na reconstituição de época e na escolha das locações em Guarulhos. A produtora Walkiria Barbosa morou por quatro meses na cidade, mantendo contato com familiares e conhecidos dos músicos, com o objetivo de que as filmagens fossem verossímeis e respeitassem a memória e as origens da banda.

Na tela ressurge os anos 90 por meio das roupas, estilos de cabelos, carros, ambientes domésticos e toda sorte de referências que marcaram esse período. Tudo parece um álbum de fotografias, mas numa perspectiva vibrante.

mamonas

Ritmo ágil

A trajetória meteórica da banda dos meninos de Guarulhos, comparável a velocidade de um vídeo clipe, é ditada na direção de Edson Spinello, ao estabelecer a dinâmica do filme, principalmente nas sequencias das músicas, cuidadosamente recriadas e com edição e mixagem de som realizados por Gabriel Pinheiro, ganhador de dois Grammy Latino.

Por sua vez, a montagem de Rodrigo Daniel Melo utiliza recursos gráficos e animações que fazem a ponte entre a vida pessoal e as viagens enlouquecedoras da banda, e transmite ao público a sensação de passagem vertiginosa do tempo.

mamonas

Outro fator que reforça essa percepção, é a interpretação de Ruy Brissac para o vocalista, coração do grupo. Ele consegue trazer a mesma aura carismática de Dinho, e suas ações refletem esse estado de inquietação permanente do vocalista, que vive intensamente cada momento, como se tivesse diante de si, um cronômetro demarcando o tempo que falta para que tudo acabe.

Apesar de todos esses cuidados, o roteiro derrapa algumas vezes em diálogos pouco interessantes, que nas mãos de intérpretes mais escolados, até poderiam render melhores momentos.

O filme Mamonas Assassinas’ não tem o objetivo de explicar as razões que levaram os jovens músicos a se tornarem um fenômeno da cultura pop, tão pouco entender as circunstâncias da época que permitiram a ascensão da trupe de Guarulhos, mas é certo que presta um importante tributo à banda e a memória afetiva dos fãs, tanto aqueles do passado, quanto a geração atual, que curte as músicas dos Mamonas nas plataformas digitais.


Assista ao trailer — clique na imagem:

 


Serviço:

MAMONAS ASSASSINAS – O FILME
  • Estreia: 28.12.2023 (5ª.feira)
  • Gênero: Drama
  • País: Brasil
  • Classificação: 12 anos
  • Duração:  1 horas e 35 minutos
  • Ano: 2023

 Ficha técnica

Direção:  Edson Spinello / Roteiro: Carlos Lombardi / Preparação de elenco: Jarbas Homem de Mello / Elenco: Ruy Brissac, Rhener Freitas, Adriano Tunes, Robson Lima, Beto Hinoto, Fefe Schneider, Jessica Córes, Jarbas Homem de Mello, Guta Ruiz, Joãozinho, Isa Prezoto, Ton Prado, Nadine Gerloff, Patrick Amstalden / Direção de Fotografia: Pedro Iorio / Figurino: Heitor Taddeo Ramaglio / Maquiagem: Lucas Martins / Produção de Elenco: Solange Jovino e Tate Costa / Som Direto: Zezé D’Alice,ABC Edição de som e mixagem: Gabriel Pinheiro,A3pS / Montagem: Rodrigo Daniel Melo, edt / Trilha Sonora: Ronaldo Pellicano / Produção Executiva: Marcos Didonet, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa / Produção: Marcos Didonet, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa / Coprodução: Mamonas Assassinas Produções e Claro / Produção: Total Entertainment / Distribuição: Imagem Filmes / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação.


 

Aguinaldo Gabarrão — ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


Comentários e sugestões: [email protected]


Nota da Redação == (*)  O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor e colaborador, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.