Home Destaque Guarulhos, 463 anos, uma cidade de muita herança histórica e progresso contínuo

Guarulhos, 463 anos, uma cidade de muita herança histórica e progresso contínuo

Tempo de Leitura: 3 minutos

463

da Redação DiárioZonaNorte

Guarulhos, com seus 463 anos de existência que se completam nesta 6ª.feira (08/12/2023),  é uma cidade que se orgulha de sua rica herança histórica e progresso contínuo. É a segunda cidade paulista mais populosa, próxima à Zona Norte da capital, demonstrando um grande progresso.

 A trajetória de Guarulhos remonta ao período colonial, quando os jesuítas estabeleceram uma aldeia na região. Com o passar dos séculos, a cidade prosperou e se tornou um importante centro econômico, particularmente durante o século XIX, impulsionada pelo auge da cultura do café na região.

Fundada pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva em 1560, a cidade emergiu das terras habitadas pelos índios Guarus, da tribo dos Guaianases. O nome “Guarulhos” tem suas raízes no tupi-guarani, onde “Guaru” representa indivíduo e a vogal “u” denota alimentação ou bebida, formando o nome característico da cidade.

463

O Centro de Guarulhos é o bairro mais antigo da cidade, testemunhou os primeiros passos do desenvolvimento local, sendo o local de construção inicial, próximo à atual Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Essa área histórica ainda mantém vestígios importantes do legado inicial da cidade.

Reconhecida por suas atrações como o Bosque Maia, Parque Shopping Maia, Internacional Shopping Guarulhos, entre outros, a cidade continua a se expandir, mantendo um PIB robusto e significativa influência na região metropolitana.

463

O progresso

Na década de 1950, chegaram, ao município indústrias dos setores elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, além das de borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros. Nesta década, a inauguração das Rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias aproximou pessoas e mercadorias da cidade.

Em 20 de janeiro de 1985, foi inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo, que em 2001 recebeu o nome oficial de Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos – Governador André Franco Montoro. Em 2012 foi concedido à iniciativa privada, quando recebeu a marca GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo.

463
Aeroporto de Guarulhos

Em Guarulhos, estão instaladas diversas indústrias como exemplo: Bauducco , Aché, Braspress, Phibro, Yamaha, Randon, Gerdau, ABB, Usiminas, Pepsico e Cummins.   É  também  um dos maiores centros na área de logística, contando com vários Centros de Distribuição como da Riachuelo, C&C e Dia.

463

As comemorações

Neste aniversário, a Prefeitura de Guarulhos preparou uma ampla programação de atividades para celebrar esta data especial. Mais do que apenas olhar para o passado, estas comemorações buscam destacar as realizações atuais e as promissoras perspectivas futuras para os moradores de Guarulhos. É um momento de reflexão sobre a jornada da cidade e uma celebração vibrante de suas conquistas.

A festividade não apenas enfatiza o glorioso passado de Guarulhos, mas também enfoca a direção em que a cidade está se encaminhando. Este aniversário é um testemunho do legado duradouro da cidade, sua resiliência e seu compromisso com o crescimento contínuo. A jornada histórica da cidade se entrelaça com sua evolução moderna, prometendo um futuro cada vez mais próspero para todos os que chamam Guarulhos de lar.

463
Centro de Guarulhos no passado

Shows programados

Com as comemorações dos 463 anos da cidade, a Prefeitura de Guarulhos promove dois dias de festa e celebração no Parque Linear Transguarulhense reunindo uma variedade de atrações musicais e culturais. Os shows acontecerão nos dias 8 e 10 de dezembro (6ª feira e domingo).

As atividades oferecidas à população valorizam a riqueza cultural e a diversidade artística que a cidade. A entrada para os shows é gratuita, porém a população poderá optar pela área VIP, com ingressos à venda pelo site: clique aqui