Home Cultura Livro conta a história do juiz italiano contra a Máfia e o...

Livro conta a história do juiz italiano contra a Máfia e o exemplo à Lava Jato

Tempo de Leitura: 3 minutos

Chegou às livrarias a história real do juiz italiano que desmontou a maior máfia Italiana da história, combateu o crime organizado e inspirou Sérgio Moro a implementar a Operação Lava Jato no Brasil.

Em 1992, a Itália foi convulsionada por dois assassinatos descarados de autoria da Cosa Nostra. Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os magistrados sicilianos que haviam sido os inimigos mais implacáveis da máfia, responsáveis por colocar atrás das grades mais de 400 mafiosos, políticos e empresários foram mortos a sangue frio e sem nenhum disfarce.

No entanto, depois dos assassinatos, centenas de “homens de honra” foram presos e o governo que os protegeu por quase meio século foi finalmente afastado do cargo.

Esta é a história que “Morte a vossa excelência” conta com tanta perspicácia e imediatismo. Com prefácio de Sergio Moro, podemos entender porque esta história inspirou a Operação Lava Jato no Brasil e como foi possível aplicar o conceito da Delação Premiada usado por Falcone em terras brasileiras, além de técnicas jurídicas para acelerar processos burocráticos defasados que só beneficiavam criminosos em processo de condenação.

Combinando uma profunda compreensão de seus heróis condenados e uma análise sem precedentes dos códigos estritos da Máfia e das rivalidades assassinas, o autor nos dá um livro que tem o poder de uma grande obra da história e o suspense de um verdadeiro thriller.

Morte a vossa Excelência” relata a vida de Giovanni Falcone, que colocou atrás das grades centenas de mafiosos, políticos e empresários. Toda a trajetória de Falcone é relatada no livro, escrito pelo jornalista norte-americano Alexander Stille e que chegou ao Brasil pela Citadel Editora.

Mais de 2,4 bilhões de bens bloqueados ou apreendidos, mais de 800 mandados expedidos, 4.220 policiais envolvidos no cumprimento de medidas judiciais. Esses são números estimados da Lava Jato no Brasil: a maior operação anticorrupção que o país já presenciou.

“Em março, a Cosa Nostra havia interrompido a eleição de um novo Parlamento, assassinando uma figura política importante. Então, em maio, quando o país estava ocupado tentando eleger um novo presidente, eles mataram Falcone. Por fim, em julho, com o governo recém-formado tentando decretar novas ações antimáfia e sobreviver a um crescente escândalo de corrupção do governo, Borsellino foi assassinado. A máfia parecia enviar uma mensagem ao governo em Roma, matando os dois mais famosos promotores da máfia da Itália, os arquitetos do julgamento principal de Palermo – possivelmente o maior julgamento da máfia da história. Assassinatos acontecem não apenas para eliminar um adversário perigoso, mas também para trazer uma clara e inequívoca mensagem quando formas mais sutis de comunicação são ignoradas” ( Trecho da página 18 – “Morte a vossa Excelência”) 

O livro combina uma profunda compreensão de seus heróis condenados e uma análise sem precedentes dos códigos estritos da Máfia e das rivalidades assassinas. Um verdadeiro thriller que tem o poder de uma grande obra da história e de suspense. 


Ficha Técnica 

  • Livro: Morte a vossa Excelência
  • Autor: Alexander Stille
  • Editora: Citadel Editora
  • Edição: 1 (25 de maio de 2020)
  • Idioma: Português
  • Páginas: 480 páginas
  • Valor: R$ 49,90
  • Link de venda: https://bit.ly/morteavossaexcelencia

Sobre o autor: Alexander Stille é autor do best-seller “Benevolence and Betrayal: Five Italian Jewish Families Under Fascism“, que ganhou o Los Angeles Times Book Prize. É colaborador frequente do The New Yorker, da New York Review of Books, da The New York Times Magazine e de outras publicações em inglês. 

 


<Com apoio de informações/fonte: LC Agência de Comunicação / Gustavo Luzzani >

d