Home Cultura Hoje é dia de rock, bebê… Comemore o Elvis Presley Day!

Hoje é dia de rock, bebê… Comemore o Elvis Presley Day!

elvis
Tempo de Leitura: 2 minutos

elvis

  •  Dia 16 de agosto é comemorado o “Dia de Elvis Presley“.
  • A data foi escolhida por ser a data de morte do “Rei do Rock”, que se estivesse  vivo teria completado 86 anos.

Elvis Aaron Presley nasceu em Tupelo, no estado do Mississippi em 8 de janeiro de 1935. Trabalhou como motorista de caminhão e sua entrada na música foi meio por acaso. Quanto tinha 19 anos, ele entrou em um estúdio de gravação na cidade de Memphis e gravou um disco com algumas músicas – como presente para sua mãe – pagando US$ 4.

Sam Phillips, proprietário do estúdio e dono do selo Sun Records, gostou da voz de Presley e o convidou para voltar e ensaiar com alguns músicos locais.  Presley foi ao topo das paradas locais com a música That’s All Right.

Em 1955, a Sun Records vendeu o contrato de Elvis para a Radio Corporation of America (RCA),  por  $ 40.000 – um recorde. na época. O primeiro trabalho do artista para a RCA foi Heartbreak Hotel, que o tornou uma estrela no cenário musical americano em 1956. Nascia assim, a era do  rock and roll.

Elvis, além de cantor e compositor, atuou como ator em mais de 30 filmes.  Sua estréia no cinema em Love Me Tender, em novembro de  1956. Depois vieram Jailhouse Rock (1957), Loving You (1957) e King Creole (1958) – considerado por ele como o seu melhor filme.

Em 1958, Presley foi convocado para o Exército dos EUA e cumpriu 18 meses de serviço na Alemanha Ocidental como motorista de jipe. Durante o período que serviu o Exército, lançou cinco singles – previamente gravados, que venderam mais de um milhão de cópias.

Foi na Alemanha que conheceu Priscilla Beaulieu – com então 14 anos, com quem viria a se casar em 1967. O casal teve uma filha Lisa Marie Presley – em 1968.

Elvis saiu do exército e voltou aos EUA em 1960 – como sargento.  Mudou seu estilo e passou a entoar baladas dramáticas e românticas como Are You Lonesome Tonight? e investiu em sua carreira no cinema. Foram mais de 27  filmes na década de 1960, incluindo GI Blues (1960), Blue Hawaii (1961), Girls! Girls! Girls!  (1962), Viva Las Vegas (1964) e Frankie e Johnny (1966).

Em meados da década de 1970, Elvis estava com a saúde física e mental em declínio. Ele se divorciou de Priscilla em 1973 e desenvolveu uma dependência perigosa de medicamentos controlados. Seu vicio em junk food o levou a um ganho de peso considerável.

Na tarde de 16 de agosto de 1977, ele foi encontrado inconsciente em sua mansão em Graceland e levado às pressas para o hospital, onde foi declarado morto. Ele foi enterrado no terreno de sua mansão,  que continua a atrair fãs e se tornou uma atração turística de grande sucesso.

d

Fonte:  History Channel