Home Cultura “Cortejo Encantado” com alegria movimenta o público pelas ruas da Zona Norte

“Cortejo Encantado” com alegria movimenta o público pelas ruas da Zona Norte

Tempo de Leitura: 3 minutos

cortejo

  • Os espetáculos de rua serão encenados nas ruas da Zona Norte e Noroeste
  • Serão 20 apresentações nos finais de semana, de julho a setembro
  • Os dois primeiros bairros neste final de semana: Mandaqui e Casa Verde

O grupo Refinaria Teatral irá apresentar, em parceria com indígenas da etnia Kariri-Xocó, o Cortejo Encantado, pelas ruas da Zona Norte da cidade de São Paulo.  Já neste final de semana, no período da manhã, o bairro do Mandaqui será contemplado no sábado (02/07/2022) e a Casa Verde terá o privilégio no domingo (03/07/2022).

Serão 20 apresentações que percorrerão os 11 distritos da Zona Norte (Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros) e mais 7 outros distritos da Zona Noroeste (Freguesia do Ó/Brasilândia, Pirituba/Jaraguá/São Domingos e Perus/Anhanguera).

Cortejo Encantado é uma obra que traz características cênicas da teatralidade nativa. Com cantos, danças e torés tradicionais. O Cortejo traz a força da cultura originária e sua beleza estética. Seres da natureza e as ancestralidades se materializam exalando força.  “Vamos surpreender os moradores por onde vamos passar”, conta o diretor do grupo Daniel Alves Brasil.

cortejo cortejo

Cortejo Encantado é uma obra que traz características cênicas da teatralidade nativa. Com cantos, danças e torés tradicionais, o Cortejo traz a força da cultura originária e sua beleza estética. Seres da natureza e as ancestralidades se materializam exalando força.

Essa circulação da obraCortejo Encantado” é uma ação do projeto “Encantados em Momento de Sufocamento”, contemplado na 14º edição do Prêmio Zé Renato da Secretaria Municipal de Cultura.

Na pandemia, o Grupo Refinaria Teatral levou as obras ao ar livre para moradores. Com esse formato,  os atores retomaram e reviveram a prática antiga de apresentar um cortejo na frente das casas dos moradores, de levar a obra até o público e cortejar junto com ele. “Então, vocês da Zona Norte, se preparem porque em algum momento o Cortejo Encantado estará na porta de suas casas”, conta a atriz Ana Szcypula.

cortejo cortejo

Sobre o grupo Refinaria Teatral:

O grupo surge em meados de 2007 como um núcleo de investigação prático para encontrar elementos técnicos que gerem domínio corporal e presença de cena do ator, esse processo se inicia com os dois fundadores, Ana Szcypula e Daniel Alves Brasil.

Em 2008 outros artistas interessados na proposta se unem aos fundadores. Em 2009 esse grupo é batizado de Refinaria Teatral, nome que representa o ponto central das atividades, o ato de refinar o trabalho autoral com foco na produção de forças energéticas, sua expansão, relação magnética e criação de personagens arquétipos.

Em 2010, o grupo estreia sua primeira obra, a peça “Espelho” e a partir daí inicia uma série de intercâmbios com grupos internacionais e nacionais. Ao longo dos anos criou outras obras e participou de distintas mostras, conferencias e debates. Tem um trabalho sólido na formação de público e configurou um estilo único denominado Teatro Budô. O grupo crê no ato praticante e segue em constante processo de desenvolvimento.

Atualmente realiza uma investigação denominada “Encontro com o teatro de Pyndorama” que objetiva a pesquisa sobre a corporeidade nativa em situação de trabalho cênico, seus ritos, danças, treinamentos e outros elementos da teatralidade nativa dos povos brasileiros.  Lançou o livro “Caminho das Pedrasque aborda aspectos culturais do grupo.

cortejo


Ficha técnica

Direção: Daniel Alves Brasil / Direção musical: Cadu Medeiros / Produção administrativa: Leandro Ivo / Produção executiva: Ana Szcypula e Daniel Alves Brasil
Elenco: Ana Szcypula, Noemi Ayka, Chris Cruz, Angélica Prioste, Yradzu Kariri-Xocó, Everu Kariri-Xocó, Kamoni Kariri-Xocó, Widiane Kariri-Xocó, Daniel Alves Brasil, Cadu Medeiros e Paulo Medeiros / Figurino: Liliam Kawatoko / Máscaras e objetos cenográficos: Daniel Alves Brasil / Maquiagem: Ana Szcypula / Captação de imagens e fotografias: Samuel Sabino == Site: https://www.refinariateatral.com.br/


<<Com apoio de informações/fonte: Bemelmans Assessoria de Imprensa / Miriam Bemelmans >>

d

cortejo cortejo cortejo cortejo cortejo