Home Cultura Complexo de Vira-Lata, um livro que mostra a investigação da humilhação nacional

Complexo de Vira-Lata, um livro que mostra a investigação da humilhação nacional

vira-lata
Tempo de Leitura: 3 minutos

vira-lata

 “Talvez o mais difícil sentimento que exista seja a dor da humilhação. Ela é uma espécie de morte interna algo que impede alguém de viver. De se realizar como pessoa, de perceber o valor da vida. Humilhado, ninguém consegue se reconhecer como um sujeito da cidadania. É quando um ser humano não se sente gente. É difícil falar desse assunto sem falar em feridas”, diz Marcia Tiburi.

O tema é tratado em seu novo livro, “Complexo de Vira-Lata – Análise da Humilhação Brasileira”, lançado pela Civilização Brasileira. Humilhação, afinal, é sofrimento puro – e seus efeitos são nefastos, portanto utilizados por aparelhos de poder. É o que investiga a autora e filósofa Marcia Tiburi.

Já sabemos, como brasileiros, que o sofrimento é parte da realidade. Nelson Rodrigues cunhou, no passado, a expressão “complexo de vira-lata”, presente até hoje no vocabulário do brasileiro – muito embora muitas pessoas não compreendam seu significado.

Em 1958 o termo surgiu numa crônica sobre a inexplicável derrota da Seleção Brasileira na Copa de 1950. Tínhamos tudo para vencer e ainda assim fomos derrotados. O time brasileiro não teve autoestima para vencer, defendeu o dramaturgo e cronista. A expressão, portanto, designa a interiorização subjetiva que impede alguém de se tornar dono de seu destino. É o que defende Marcia Tiburi, que, nesta obra, explora o conceito para explicar a humilhação nacional brasileira.

Autora dos best-sellers Como conversar com um fascista e Feminismo em comum, Marcia Tiburi (autora também de mais de vinte outros livros) lançou-se em uma investigação sobre aquilo que é presença constante em todo indivíduo que vive em países como o Brasil: a colonização e seus efeitos.

 

Em um processo de pesquisa e escrita de cerca de cinco anos, o resultado é o Complexo de vira-lata, termo que “empresta” de Nelson Rodrigues – inicialmente, a obra levaria o título de Complexo de Colombo, conceito também dissecado no livro – para explicar em poucas palavras a sensação subjetiva que traz a colonização ao indivíduo. A humilhação, a falta de “raça”, de identidade, a formação de castas – presente até hoje em padrões nas relações entre poder e sociedade como colonizadores e colonizados.

vira-lata

Fato é, que alguém que se sente inferior torna-se mesmo incapaz de se superar, de se transformar em sujeito de suas vitórias e derrotas, restando o sentimento de rejeição. Mas, qual a relação do que cunhou e observou Nelson Rodrigues nos anos 50 e a humilhação brasileira que vivemos até hoje?

É fato que povos inteiros podem ser vítimas da humilhação. Ela é a mais básica e antiga tecnologia de opressão, do poder e da violência, especialmente na esfera da vida social e política. Um retrato do Brasil de hoje.

A humilhação está presente em inúmeros gestos, como na forma como as pessoas se posicionam diante de outras e agem por se considerarem melhores que outras. É a lógica da medida e da hierarquia, típica da sociedade capitalista em que vivemos.

A tese fundamental desta obra é que a humilhação é uma práxis, ou seja, uma ação que é, ao mesmo tempo, uma produção mental, teórica e linguística, emocional e afetiva. É ela que sustenta a guerra de classes dos ricos contra os pobres e explica a submissão e a obediência de todos diante das injustiças até hoje.

SOBRE A AUTORA 

Marcia Tiburi estudou artes e filosofia. É autora de obras importantes para o pensamento crítico contemporâneo, tais como Feminismo em comum: para todas, todes e todos (Rosa dos Tempos), Delírio do poder: psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação, Ridículo político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto (Record) e Como conversar com um fascista: reflexos sobre o cotidiano autoritário brasileiro (Record). Participou das eleições de 2018 como candidata a governadora do estado do Rio de Janeiro, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). É colunista da Revista CULT.

Complexo de Vira-Lata – Análise da humilhação brasileira
  • Autora: Márcia Tiburi
  • Editora: Record/Civilização Brasileira
  • Páginas: 196
  • Formato: brochura
  • Valor: R$27,90

  • vira-lata vira-lata vira-lata vira-lata

< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa Editora Record/Civilização Brasileira – Isabela Catão >>

d