Home Destaque Após morte de 9 cães, fábrica de petiscos em Guarulhos é...

Após morte de 9 cães, fábrica de petiscos em Guarulhos é interditada

petiscos
Tempo de Leitura: 2 minutos

petiscos

da Redação DiárioZonaNorte

  • Nove cães morreram após ingerir petiscos fabricados pela Bassar Pet Food
  • Ministério da Agricultura interditou a fábrica, que fica em Guarulhos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) interditou nesta 6ª -feira (02/09/2022), a fábrica Bassar Indústria e Comércio Ltda, localizada em Guarulhos.   O Mapa também determinou  o recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa, em razão da suspeita fundamentada de ocorrência de produtos contaminados.

Laudo preliminar, da Polícia Civil de Minas Gerais, indica que a substância contaminante é o etilenoglicol –  a mesma constante nas cervejas da Backer – em 2020.

Ainda de acordo com a  Polícia Civil de Minas Gerais, por meio de investigação preliminar, já são nove cachorros mortos após ingerirem os petiscos da marca Bassar com suspeita de substâncias tóxicas. Seis mortes ocorreram em Belo Horizonte, uma em Piumhi (MG) e duas em São Paulo.  Há relatos ainda  de mortes de animais em outros sete estados e no Distrito Federal.

A Polícia Civil de Minas Gerais, notificou a Bassar, por meio de uma carta precatória, a prestar esclarecimentos sobre o caso.

A princípio os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467), além do Petz Snack Cuidado Oral – fabricado pela Bassar para a rede Petz. O recolhimento dos produtos deve ser feito pela empresa e os produtos devem ficam apreendidos nos armazéns da própria empresa.

A equipe de fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa esteve na tarde de hoje no local e interditou a fábrica, até que sejam apresentadas todas as informações requeridas pela fiscalização.

A medida é preventiva e poderá ser alterada em razão das informações que venham a ser obtidas com as investigações que estão sendo conduzidas. O Mapa já coletou as amostras dos produtos, que estão sendo encaminhadas aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária do Ministério para análise.

Sintomas apresentados

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, os animais apresentaram cansaço repentino, desconforto abdominal, diarreia, vômito e convulsões.

A Polícia pede que os tutores que tenham identificado o mal-estar ou precisem internar os animais depois da ingestão de petiscos, procurem a polícia levando a embalagem do produto.

O que diz a Bassar

Segue nota da Bassar,  que transcrevemos na íntegra:

“A Bassar Pet Food informa que enviou os produtos citados para análise no laboratório no Centro de Qualidade Analítica, cujo resultado deve ser divulgado nos próximos dias. Por precaução, a companhia iniciou a retirada do mercado do lote 3554 do produto Everyday.

A empresa informa que vem tomando todas as providências para esclarecimento do fato desde o dia em que recebeu o primeiro relato de possível intoxicação. A Bassar reforça que não há nenhum laudo conclusivo sobre a causa das mortes dos cães e está segura da excelência e da segurança de seus processos de fabricação.

Funcionários do Ministério da Agricultura realizaram inspeção na empresa em diferentes ocasiões nos últimos dias e atestaram que a fábrica atende a todos as normas de segurança alimentar e de produção. Os laudos do MAPA comprovam ainda que não há contaminação na linha de produção.

A companhia não utiliza e nunca utilizou o etilenoglicol na fabricação de nenhum de seus produtos. O propilenoglicol utilizado é um aditivo alimentar presente em alimentos humanos e animal em todo o mundo. A Bassar adquire esses insumos de empresas idôneas e devidamente registradas no MAPA”.

d

petiscos petiscos petiscos petiscos petiscos petiscos petiscos