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Usuários reclamam da iluminação do Terminal de Ônibus Santana

Tempo de Leitura: 4 minutos

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da Redação DiárioZonaNorte

  • Usuários reclamam da baixa iluminação durante  o período da noite
  • Terminal é administrado pela iniciativa privada e por lá circulam 26 linhas de ônibus

Usuários do Terminal de Ônibus da estação Santana do Metrô reclamam da baixa iluminação no local, durante o período da noite, por onde circulam 26 linhas de ônibus.

De acordo com uma pessoa que trabalha no local e conversou com a equipe do DiárioZonaNorte, na condição de anonimato, a situação se arrasta desde que o local passou a ser administrado pela Unitah Empreendimentos: “A impressão que a gente tem  é que apagaram várias lâmpadas, para economizar. Durante a noite fica escuro e é ruim para enxergar. No tempo que o Metrô cuidava ficava tudo aceso.”

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Por meio de nota, a Unitah Empreendimentos informa que: “o Terminal Santana faz parte do projeto Praça Unitah e passa atualmente por um processo de implantação, com instalação de lojas, paisagismo, wifi gratuito e manutenção da iluminação. Esse processo de manutenção será iniciado dia 25/08 e a previsão é que seja finalizado no prazo de 10 dias“.

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Mega licitação

O terminal Santana faz parte de um lote com 13 terminais de ônibus integrados a estações do Metrô, onde circulam diariamente 1,5 milhões de pessoas, licitados pelo Governo do Estado de São Paulo em abril de 2020.

O vencedor do certame foi a Unitah Empreendimentos, consórcio capitaneado pelo Grupo Rezekque administrará durante 30 anos os terminais das estações Ana Rosa, Armênia, Santana Parada Inglesa (Linha 1- Azul); Artur Alvim, Patriarca/Norte, Vila Matilde/Norte, Penha/Norte, Carrão/ Norte, Carrão/Sul, Tatuapé/Norte, Tatuapé/Sul e Brás (Linha 3-Vermelha).

Destes 13 terminais, 7 são edificáveis e poderão receber no futuro shopping centers, academias de ginástica, hospitais, prédios comerciais e residenciais, entre outros.  Na Linha Azul, apenas o Terminal Santana se enquadra nesta condição.

Economia de 22 milhões por ano

A concessão dos 13 terminais deve proporcionar uma economia ao Metrô de São Paulo de R$ 22 milhões por ano, valor que seria gasto com a conservação e manutenção dos terminais.

Metrô, além de já ter recebido R$ 11 milhões pela outorga, também vai passar a receber uma remuneração mensal de 8% sobre cada receita obtida pelo empreendimento. A partir do quinto ano de contrato, a Unitah pagará, mensalmente, 8% da receita ou R$ 855 mil, o valor que for maior.

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Praça Unitah

Os terminais receberão o projeto Praça Unitah, com a assinatura da Jayme Lago Mestieri Arquitetura – o mesmo escritório responsável pelos projetos do Trimais Places e da Nova Feira da Madrugada.

A proposta é que nos terminais  haja os mais variados tipos de estabelecimentos, desde fast foods, cafés, lojas de vestuário e eletrônicos, podendo incluir até mesmo serviços de costura, estúdios de tatuagem, minimercados, salão de cabeleireiros, entre outros.

No projeto, os boxes e quiosques já existentes passarão por uma padronização e serão integrados a novas áreas comerciais maiores, com layout diferenciado e infraestrutura moderna, totalizando mais de 13.523 metros quadrados e 1.262 espaços disponíveis para locação imediata. Os números se referem aos  13 terminais.

Haverá acesso a wi-fi gratuito, banheiros e pisos remodelados, segurança privada e espaços revitalizados, que poderão abrigar exposições, atividades culturais e feiras livres.

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Terminal Santana
Zona Norte

No Terminal de Santana serão 160 operações comerciais, distribuídas em 929,28 m² de ABL (área bruta locável ou área disponível para locação), onde devem circular diariamente 130 mil pessoas.

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Planta Terminal Santana

Já o Terminal da Parada Inglesa, 53 operações comerciais ocuparão 498,91 m² de ABL, com a estimativa de 33 mil pessoas por dia, deve receber.  Ainda na Linha 1-Azul do Metrô, constam as Estações da Armênia e Ana Rosa – que tem previsão de entrega ao público no primeiro trimestre de 2021.

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Planta Terminal Santana

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Terminal Parada Inglesa

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