Home Cultura “Os Sabores e os Saberes de Danusia Barbara” chega a São Paulo....

“Os Sabores e os Saberes de Danusia Barbara” chega a São Paulo. Um brinde!

barbara
Ana Beatriz Barbosa Ponte, Barbara Cassará Ney, Lena Jesus Ponte e Wanderlino Teixeira Leite Netto
Tempo de Leitura: 4 minutos

barbara

da Redação DiárioZonaNorte

A Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi recebeu, na noite da última 3ª feira (29/08/2022), o lançamento do livro “Os Sabores e os Saberes de Danusia Barbara”, do historiador e biógrafo Wanderlino Teixeira Leite Netto, pela Editora Cassará – com orelha da escritora e poetisa Lena Jesus Ponte e prefácio da publisher  Andrea d’Egmont .

barbara
Ana Beatriz Barbosa Ponte e Reila Criscia – CEO da Anagrama Comunicações e Eventos

O lançamento do livro, em São Paulo – que reuniu convidados,  influenciadores digitais  e imprensa – reverenciou a  autora do consagrado Guia Danusia Barbara – Restaurantes do Rio, publicação pioneira no gênero no Rio de Janeiro, responsável por revolucionar a cena gastronômica carioca e brasileira e cujo os lançamentos formavam longas filas que dobravam o quarteirão.  Foram 25 edições, entre os anos de 1987 e 2011.

O evento contou com bufê da Chef Renata Frazão, espumantes da Fracaro Wine e Vinhos da Casa Flora Importadora.

barbaraO Rio é aqui

Para nós, que exercitamos o oficio de jornalista –  de forma  séria  e imparcial – e também escrevemos sobre gastronomia,  a chegada de “Os Sabores e os Saberes de Danusia Barbara” a São Paulo foi mais do que festejada, foi emocionante.  Afinal, todo profissional que escreve sobre gastronomia tem muito a aprender com o legado desta jornalista, que nos deixou em 2015, aos 67 anos.

barbara

Para as novas gerações do jornalismo que não tiveram  acesso ao trabalho de Danusia,  o livro é leitura obrigatória. E, para aqueles que a conheceram seja por meio de seu trabalho ou por convivência, o livro é um conforto ao coração.

barbara
Ana Beatriz Barbosa Ponte
Com açúcar e com afeto

O projeto foi idealizado pela advogada Ana Beatriz Barbosa Ponte –  filha de Danusia e titular do blog Comida & Sedução Gastronomia – e celebra  a obra desta mulher multifacetada, que transitou da literatura ao balé e alcançou seu apogeu  na crítica gastronômica,  onde dotada de uma sensibilidade ímpar e  um texto inteligente sem ser pedante, bem humorado sem perder a elegância,  mostrou que a gastronomia é feita principalmente de pessoas.

barbara
Wanderlino Teixeira Leite Netto

Para escrever “Os Sabores e os Saberes de Danusia Barbara”,  Wanderlino Teixeira Leite Netto fez uma imersão no legado da jornalista que trabalhou nos cadernos de Cultura do Jornal do Brasil e do O Globo  – onde em 21 de setembro de 1984, com a  com a matéria “Saciada a fome de bola, ainda há campo para o paladar” passou a se dedicar a critica gastronômica. Danusia ainda esteve a frente do boletim CBN Sabores, na rádio CBN Rio.

barbara

Danusia Barbara em sua bibliografia, grande parte voltada para a gastronomia, tem  um livro que se destaca-se por fugir totalmente aos temas da jornalista:  a obra infantil “A borrachinha que queria ser lápis” – publicado na década de 70, já que uma de suas paixões era a literatura infantil, fruto de sua dissertação de mestrado na UFRJ.

barbara
Lena Jesus Ponte, Wanderlino Teixeira Leite Netto e Ana Beatriz Barbara Ponte

Wanderlino Teixeira Leite Netto  nos brinda com um livro deliciosamente afetuoso, onde com maestria  conduz  o leitor ao pensamento de Danusia, por meio de  um recorte significativo de sua obra.  O livro, que começou a tomar forma em 2017, tem 527 páginas e é o 26º trabalho de Leite Netto.

Especialíssima a participação de Lena Jesus Pontes, que além de assinar a “orelha do livro”, fez uma consistente análise do estilo de escrita de Danusia Barbara – no capítulo intitulado “Na língua, o sabor“.

Serviço:

  • Título: Os sabores e os saberes de Danusia Barbara
  • Autor: Wanderlino Teixeira Leite Netto
  • Cassará Editora
  • ISBN: 978-65-991892-5-8 ? 528 p. ? 16×23 cm
  • Preço: R$   90,00

<com apoio de informações: Anagrama Comunicação e Eventos>

d