Home Destaque Olé! Casa Flora e Empório Pata Negra ampliam parceria de mais de...

Olé! Casa Flora e Empório Pata Negra ampliam parceria de mais de uma década

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte
  • Empório Pata Negra passa a ter mais de 20 rótulos da Casa Flora Importadora em        sua carta de vinhos
  • Parceria entre as duas empresas tem mais de uma década

A Casa Flora Importadora e o Empório Pata Negra reuniram alguns  jornalistas e formadores de opinião para um happy hour em comemoração  a nova estrutura da casa e a ampliação da parceria de mais de uma década entre as duas empresas. Assim,  a carta de vinhos do Empório Pata Negra passa a ter mais de 20 rótulos de importação exclusiva da Casa Flora Importadora.

Pata
Marcelo Sanches, Diego Carrilho e Adilson Carvalhal Junior

Os convidados foram recebidos por Adilson Carvalhal Junior (diretor administrativo e financeiro); Caroline Sbrile (Gerente da Categoria Alimentos); Marcelo Sanches (Executivo de Vendas) da Casa Flora Importadora;  Reila Criscia – CEO da Anagrama Comunicação e Eventos e os sócios Diego Carrilho, Gustavo Marino e Elianda Azevedo do Empório Pata Negra.

Pata
Marcelo Sanches, Elianda Azevedo, Gustavo Marino e Diego Carrilho

Entre os convidados destacamos Ana Beatriz Barbosa – advogada e titular do Comida & Sedução, do jornalista Márcio Campos, de Priscilla Urschei e Leonardo Oliveira do Siga SP e José Marcos Medeiros Júnior – sommelier e consultor.

Pata

Embaixada Espanhola no Ipiranga

Localizado no tradicional bairro do Ipiranga, o Empório Pata Negra fez fama por oferecer ao consumidor produtos de alta qualidade típicos da gastronomia espanhola – cujo o nome é uma referência ao principal produto da casa, o jamón.

Uma iguaria com terroir e propriedades organolépticas exclusivas e especiais,  diretamente relacionadas as condições climáticas e alimentação dos porcos, que  variam ano a ano. Lá, o consumidor encontra o estupendo Jamón Ibérico de Bellota da espanhola Josep Llorens, que chega ao Brasil por meio da Casa Flora Importadora.

Pata
Jamón Serrano Gran Reserva Josep Llorens importado com exclusividade para o Brasil pela Casa Flora Importadora
Uma peça e distintos sabores

Assistir  Diego Carrilho – mestre jamoneiro – fazer o corte  um jamón é uma experiência única. Dono de uma técnica espetacular,  ele,  que é referência no Brasil sobre o  assunto, hipnotiza quem o observa manusear com extrema delicadeza a faca jamonera – objeto de lâmina longa e fina.  Cada uma das partes do jamón (babilla, maza, contramaza, jarrete e caña) apesar de pertencer a mesma peça, tem sabores distintos  e recebem cortes diferentes, que realçam suas características,  que permite ao comensal saborear  todas as  nuances da carne e de sua textura.

Pata
jamón serrano
Gastronomia Marcante e Rótulos Memoráveis

Para acompanhar a degustação de alguns dos tapas do marcante cardápio do Pata Negra, foram servidos rótulos que chegam ao Brasil pelas mãos da Casa Flora Importadora.

Pata
Pan Tumaca com Jamón e Pan Tumaca

O jamón brilhou em tenras fatias e ainda, na composição dos delicados “Pan Tumaca com Jamón” – crocantes fatias de pão ciabatta cobertas por molho catalão e delicadas fatias de Jamón Serrano.

Jamón e Cava

E, ao contrário do que muitos pensam, ao invés de vinho tinto, o jamón “cresce” ao ser degustado junto com um bom espumante ou melhor ainda, uma cava (espumante produzido na Espanha, com o método tradicional).

Cava Don Roman Brut.

Para nossa degustação, nos foi servida a elegante Cava Don Roman Brut. Elaborado com as castas Xarelo, Macabeo e  Parellada, pelo método tradicional, no visual tem cor amarelo palha e leves reflexos dourados, com perlage persistente. No nariz, delicados aromas florais e notas de mel. Em boca, se apresenta redondo e equilibrado, com final persistente e acidez agradável. Para uma experiência inesquecível, coloque o jamón e o espumante na boca, ao mesmo tempo.

Croquetas de Ibérico harmonizadas com Santa Carolina Reserva Rosé
Flamenco e Cueca

Para harmonizar com as Croquetas de Ibérico (massa feita a partir de um saboroso molho bechamel e Jamón Ibérico desfiado) o vinho escolhido foi o chileno Santa Carolina Reserva Rosé. 

Este rótulo elaborado com um blend das castas Grenache (60%), Pinot Noir (30%) e Merlot (10%), tem uma linda cor rosada. No nariz, apresenta notas expressivas de cerejas, framboesa e um nuances de rosas. Em boca, se mostra suculento, com taninos delicados e acidez equilibrada.

Santa Carolina Reserva Rosé

Unir os dois sabores nos remete a dança, onde as croquetas teriam a expressão marcante do flamenco por seu tempero e o Santa Carolina seria o charme, a faceirice e o jogo de conquista da cueca.

Bombas

No cardápio do Empório Pata Negra uma homenagem ao tapa símbolo de Barcelona, “La Bomba“, que teve origem no bairro La Barceloneta por volta de 1950. Na casa, elas recebem o nome “bombas de La Cataluña”: um divino bolinho frito, preparado com batatas e carne moída bem temperada, escoltado por aioli e páprica e um saboroso molho de tomates.

Bomba de La Cataluña

Para acompanhar, bebemos o Nuestro Verdejo Chardonnay Rueda.  Branco elaborado na Denominação de Origem Rueda, região espanhola que se destaca pela produção de brancos incríveis. No visual apresenta cor amarelo palha. No olfato, aromas florais e de frutas brancas, como maçãs e peras, com notas minerais. Em boca, apresenta acidez acentuada e frescor.

Nuestro Verdejo Chardonnay DO Rueda
Alta Gastronomia

Saindo do território dos tapas, degustamos o MA-RA-VI-LHO-SO arroz de polvo, com arroz bomba. Ele é preparado de tempos em tempos no Empório Pata Negra, sempre limitado a 50 porções por vez.

O prato mostra todo o seu potencial quando harmonizado com o sensacional com o vinho espanhol Pata Negra Gran Reserva 2012 – DO Valdepeñas, que valoriza o defumado do polvo.

Pata Negra Gran Reserva 2012 – DO Valdepeñas

 

Elaborado com a uva símbolo da Espanha, a Tempranillo, tem passagem de 36 meses em barrica de carvalho francês e americano, seguido de tempo de garrafa. Seu potencial de guarda é  de 9 anos. De cor vermelho rubi, tem aromas potentes  de frutas vermelhas e baunilha. Em boca, é macio e equilibrado.

Serviço:

 

  • Empório Pata Negra | www.emporiopatanegra.com.br
  • Horários do Bar: 5ª (18h às 23), 6ª e sábado (12h às 23h), domingos (12h às 17h)
  • Rua Bom Pastor, 1644 – Ipiranga -(11) 2579-5722

d