Início Cotidiano Município de São Paulo recebe audiência pública do orçamento estadual de 2023

Município de São Paulo recebe audiência pública do orçamento estadual de 2023

orçamento estadual
Tempo de Leitura: 3 minutos

orçamento estadual

da Redação DiárioZonaNorte

  •  Ao todo, foram 29 encontros em todas as regiões do Estado de São Paulo
  • O município de São Paulo deve ser respeitado pelos parlamentares

O cidadão paulistano já parou para pensar que a cidade de São Paulo, com os seus 96 distritos com mais de 100 bairros/vilas com os quase 13 milhões de habitantes,  é um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. E tem o privilégio de ser a capital do estado, mas não deixa de ser uma das cidades paulistas. E os deputados estaduais também são eleitos com a maioria dos votos de seus moradores.

Desta forma, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) tem 94 deputados e deputadas na representação das cidades do interior e evidentemente da cidade de São Paulo. Muitos dos deputados residem ou tem negócios na capital e recebem os votos para serem eleitos pelos moradores da cidade. E não se pode esquecer este ano é de eleições, em outubro, na escolha de novos deputados e deputadas — além dos reeleitos.

Agora, é a vez da cidade de São Paulo

Nesta 5ª feira (02/06/2022), a Alesp realiza, a partir das 19 horas, a última audiência pública para o Orçamento Estadual de 2023. O encontro híbrido (presencialmente e via internet) acontece no Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo na Capital, e toda a população pode (e deve) participar.

Os cidadãos da capital tem o direito de opinar sobre os assuntos de interesse, como saúde, educação, transportes e outros temas de importância. É obrigação dos parlamentares estaduais um olhar mais ativo nos problemas da capital e até disponibilizando “emendas parlamentares” para melhorias na qualidade de vida da população.

O município de São Paulo tem a Câmara Municipal com seus parlamentares para debater e aprovar medidas da Prefeitura. Mas os parlamentares da Alesp tem também obrigações legislativas com o município, como os hospitais estaduais (Mandaqui na Zona Norte, Servidor Público, Vila Penteado, Vila Alpina, Sapopemba, Heliópolis e outros – alem de postos de saúde),  transportes (CPTM, Metrô, EMTU … ), educação (escolas, faculdades, universidades etc), meio ambiente (parques, florestas, córregos …), segurança pública (Policia Militar) e assuntos variados de interesse à cidade e seus moradores.

“É fundamental que as pessoas apontem as necessidades para que o Estado e os parlamentares direcionem os investimentos com o recurso público”, lembra o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari. Ao mesmo tempo, é importante que o eleitores votem em candidatos de seu bairro para poder ter um relacionamento mais próximo e cobrar ações.

As audiências no Estado
Desde março, foram realizadas 29 audiências públicas em todas as regiões do Estado. Os encontros são organizados pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento  (CFOP)  da Alesp para ouvir sugestões de cidadãos, organizações e autoridades dos municípios à aplicação dos recursos estaduais previstos para o próximo ano.

A partir das demandas coletadas nos municípios, os parlamentares apresentarão emendas parlamentares que, se aprovadas pelo Plenário da Assembleia Legislativa, poderão compor a Lei Orçamentária Anual do Estado para 2023. A votação da peça orçamentária deve acontecer em dezembro.

Tradicionalmente realizadas no segundo semestre, as audiências públicas desse ano ocorreram entre os meses de março e junho por conta das eleições gerais de 2022, que acontecem em outubro. Por conta da pandemia, os encontros foram realizados de maneira híbrida, assim como no ano passado.

Como participar. É um dever do cidadão

As audiências públicas são transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube. Os interessados em participar com demandas e sugestões devem se inscrever no site da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone “Audiências Públicas do Orçamento“, e seguir as orientações. Ou veja o link das Inscrições logo abaixo, em Serviço (*).

Atenção: No dia da audiência da região correspondente, o link da plataforma Zoom será encaminhado através do e-mail informado no formulário de inscrição. No mesmo ícone, o cidadão poderá enviar sugestões ao Orçamento.


Serviço

                 Audiência pública do Orçamento estadual para 2023

  • Data: 02/06/2022 (5a.feira)
  • Hora: 19h00
  • Local: Palácio 9 de Julho – Av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo
  • Inscrição/formulário:  clique aqui (*)
  • Canal Alesp no Youtube: clique aqui

<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/Alesp>>

 

d

orçamento estadual orçamento estadual