Home Estilo DZN Muito além do sushi: Hanami apresenta confeitaria contemporânea japonesa

Muito além do sushi: Hanami apresenta confeitaria contemporânea japonesa

hanami
Tempo de Leitura: 5 minutos

hanami

por Sandra Vaz – da Redação DiárioZonaNorte

O inventivo chef pâstissier Cesar Yukio, integra o seleto grupo de confeiteiros do Brasil. Com mãos habilidosas, assina icônicos yogashis expostos nas vitrines da sua  Hanami Confeitaria – um doce pedaço  do Japão no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.

Fundada no final de 2019, a Hanami Confeitaria é uma empreitada familiar, idealizada pelo chef Yukio, com a proposta de difundir as tradições japonesas. O nome Hanami significa  “a arte de contemplar as flores”.

Yogashi

Yogashi é a confeitaria contemporânea japonesa, ainda pouco conhecida pelos brasileiros, contrariando o padrão de que a confeitaria japonesa se baseia apenas em  mochis (bolinhos de arroz) e anko (doce de feijão azuki).

As criações do chef Yukio apresentam uma mistura de técnicas francesas e americanas com sabores japoneses, resultando em verdadeiras obras de arte que despertam os sentidos, leves, com muito menos açúcar e um frescor todo especial – por conta da adição de frutas e ingredientes típicos orientais.  Sobremesas com umami – o quinto gosto tão conhecido pelos japoneses –  uma  sensação de densidade e profundidade ao paladar.

hanami
A cerejeira em flor é um elemento presente na decoração da casa
Hana Yori Dango

O desabrochar das cerejeiras, durante a primavera, no Japão é um acontecimento. O  Hanami é um festival onde famílias reunem-se nos bosques para observar as sakuras (nome japonês das flores da cerejeira), onde fazem piqueniques. Cesar Yukio lembra que a real importância da tradição é a reunião da família, reforçada pelo ditado hana yori dango – algo como “os bolinhos são mais importantes que ver as flores”.

Yogashis clássicos

Na Hanami, diariamente os yogashis clássicos que chegaram ao Japão séculos atras e foram adaptados, aperfeiçoados e popularizados, se revezam de acordo com a sazonalidade dos ingredientes.

hanami
Ichigo Shortcake

Delícias como o Ichigo Shortcake, um delicado bolo de morangos, com uma massa airada e fofa, recheada e coberta com um suave creme e morangos frescos, um luxo entre os japoneses para ser saboreado em ocasiões especiais e tornou-se sinônimo de Natal – que mesmo não sendo um país cristão, comemora a data .

hanami
Choux de creme

Irresistível, o shu kurimu (conhecido entre os brasileiros como choux) é uma massa crocante e leve, com uma incrível crosta craquelin – crocante e açucarada – que na Hanami recebe recheios espetaculares como caramelo de missô, matchá (chá verde japonês), frutas vermelhas, banoffee,  creme de baunilha.

Doces glaçados

Imperdível a Nashi (pêra em japonês), uma delicada mousse de caramelo com compota de pêra com especiarias – envolto em uma casquinha de chocolate branco com glaçagem, no formato da fruta.

hanami
Ringo

O suave Yuzu (uma espécie de limão japonês), que utiliza o sumo, polpa e a casca fruta mo preparo de uma espetacular mousse, envolta em uma casquinha de chocolate branco com glaçagem e o Ringo, na forma de maça, recheado com mousse de baunilha com compota de maçã e gengibre, em uma casquinha de chocolate branco e glaçagem.

hanami
soufflé cheesecake, o doce queridinho da internet

A cheesecake aparece em duas versões:  tofu com calda de frutas vermelhas e Soufflé Cheesecake – diferente da americana, é muito cremosa e fofa.

Matchá em diferentes versões
hanami
Mouse de matchá e chocolate Ruby e coco

O matchá aparece ainda no pavê de matchá, chocolate Ruby e Coco, no tiramisù de matchá com a cremosidade do mascarpone, no bolo de matchá e frutas vermelhas, na mousse de matchá com coco, geléia artesanal de yuzu e crispearls de chocolate ruby e nos crocantes canudos com chocolate branco e matchá.

Brunch Japonês

À partir do sábado de Carnaval (27/02), o chef César Youkio lança o Setto Brunch – um caprichado brunch no estilo japonês.   

Hanama
Setto Brunch, servido nas delicadas louças produzidas pelos assistidos da Associação Pró-Excepcionais Kodomo No Sono

Os pães que escoltam a cítrica geléia de Yuzy e a suavíssima manteiga com flor de sal produzida na casa, são receitas da panificação japonesa: shokupan (o tradicional  pão de leite de Hokkaido, úmido e macio graças à aplicação de uma técnica chinesa chamada Tangzhong),  satsumaimo (pão de batata doce roxa com crocantes nozes).

hanami
Pão de queijo de mochi, saladinha de molho oriental, linguiças de frango, ovos mexidos e parfait de frutas vermelhas com iogurte e granola

Do outro mundo, os mini pães de queijo de mochi, de casquinha crocante e interior macio. Fazem parte ainda do Setto Brunch, saladinha com molho oriental, cremosos ovos mexidos, um suco de melancia, parfait de frutas vermelhas com iogurte e granola, uma bebida quente (você pode escolher entre café, chá, cappuccino, Caramel Macchiato ou Chocolate Quente) e um sensacional choux cream de baunilha.  O valor por pessoa é de R$ 70,00.

A delicadeza do serviço fica por conta da linda cerâmica,  produzida pelos assistidos da Associação Pró-Excepcionais Kodomo No Sono, onde o chef César Yokio é voluntário.

hanamiCesar Yukio

Formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e pelo L’Institut Paul Bocuse, com especialização confeitaria também na Anhembi Morumbi, na École Lenôtre em Paris e o Instituto Mausi Sebess em Buenos Aires, além da Hanami, o chef ainda assina a carta de sobremesas dos restaurantes Aizomê, Kurâ Izakaya, Kinoshita, JoJo Ramen, Hirá Ramen Izakaya e ainda, fornece os doces do Daruma Coffee. 

Além de participações em vários programas de televisão, César é professor nas lojas Santo Antonio e Bondinho, nas escolas de gastronomia CEG – Centro Especializado em Gastronomia, Atelier Gourmand, Accademia Gastronômica, SENAC, Levain e Chocolate Academy, viajando por todo o país e pelo exterior, ministrando cursos.

Serviço:

Hanami Confeitaria 

?     [email protected]
?   (11) 2675-9300 e (11) 93082-2782 (WhatsApp)
?   2ª a  Sábado: das 12h às 19h                                                                                       Domingo: das 11h às 16h (somente delivery e retiradas)
?    Rua Demétrio Ribeiro, 785 – Tatuapé, São Paulo/SP – Cep: 03332-000

?. Entregas na Zona Norte, nos bairros de Casa Verde, Santana e Vila                Guilherme/Vila Maria – consulte pelo WhatsApp (11) 93082-2782

d

<com apoio de informações: Basílico Assessoria Gastronômica>