Home Destaque Floresta Cantareira traz opções seguras para realização de trilhas na cidade...

Floresta Cantareira traz opções seguras para realização de trilhas na cidade de São Paulo

Tempo de Leitura: 3 minutos

trilhas

  • Parque oferece aos visitantes 9 opções de passeios distribuídas em três Núcleos
  • A Serra da Cantareira é a maior floresta urbana do mundo
  • O Horto Florestal é conhecido também como Parque Estadual Alberto Löfgren

Os amantes do meio ambiente, consideram as trilhas sempre como ótimas opções para explorar a natureza. Melhor ainda é poder realizá-las a poucos quilômetros de casa e com segurança.

Localizado na Zona Norte da capital paulista, o Parque Estadual da Cantareira é uma ótima opção para este tipo de atividade. Administrado pela Urbia desde abril deste ano, o parque conta com nove opções diferentes de trilhas sendo elas de nível fácil a intermediário.

Os visitantes do local encontram trilhas com avistamento de pontos com cachoeiras (Trilha da cachoeira — Engordador), lagos (Trilha do lago das carpas), mata fechada com espécies centenárias (Trilha da Figueira), e até um mirante com uma vista panorâmica da cidade de São Paulo com cerca de 1.010 metros de altitude (Trilha da Pedra Grande).

trilhas“ Recomenda-se que os visitantes usem roupas e calçados confortáveis e sempre se alimentem antes de fazer qualquer tipo de atividade física. Além disso, é importante levar também uma garrafa de água e usar sempre protetor solar e repelente”, orienta Gustavo Ferraz, gerente operacional da Urbia Águas Claras.

Seguindo as recomendações, sugere-se trazer uma câmera fotográfica ou celular para registrar os momentos e, especificamente nas trilhas, não é permitido a entrada acesso com animais domésticos. Importante antes da visita consultar as orientações no site —clique aqui.

No acesso à Floresta Cantareira, o ingresso custa entre R? 30 (inteira) e R? 15 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria situada na entrada do parque ou comprados via Urbia Pass — clique aqui.

Além disso, os visitantes que podem adentrar o parque por dentro do Horto Florestal, pelo Portão 5, na nova portaria que conecta os dois espaços. Na bilheteria física,  o pagamento pode ser em dinheiro ou via cartão de crédito ou débito.


Confira todas as trilhas do Parque Floresta Cantareira:
Parque da Cantareira – Núcleo Pedra Grande

  •  Trilha das Figueiras: 1.200m de percurso variando entre leve e íngreme, levando ao grau de dificuldade médio;
  •  Trilha da Bica: 1.500m e pequeno grau de dificuldade;
  •  Trilha da Pedra Grande: 9.500 m, grau de dificuldade alto;
  •  Trilha do Bugio: 330m, grau de dificuldade baixo;

Parque da Cantareira Núcleo Engordador

  • Trilha da Cachoeira: com 3.000m de extensão e grau de dificuldade médio;
  • Trilha do Macuco: com 746m de extensão e grau baixo de dificuldade;
  • Trilha de Mountain-bike: com 4.000m de percurso e grau de dificuldade médio, exclusiva para a prática de ciclismo;
  • Parque da Cantareira Núcleo Águas claras
  • Trilha das Águas: 320m de percurso de ida-e-volta com grau médio de dificuldade;
  • Trilha da Samambaiaçu: 1.410m, cujo percurso apresenta grau de dificuldade médio;
  • Trilha da Suçuarana: 3.700 m de percurso e grau médio de dificuldade;

Acesso

  • Para acessar o Parque Cantareira pelo Núcleo Pedra Grande, existem duas linhas de ônibus, ambas partindo de estações da Linha 1 — Azul do Metrô de São Paulo: uma na Estação Parada Inglesa (Horto Florestal — 2020-10) e a outra na Estação Santana (Vila Rosa — 1018-10).
  • Para chegar ao Núcleo Águas Claras não há disponibilidade de linha de ônibus a menos de 5km do local. Já no Núcleo Engordador, o acesso via ônibus pode ser feito por meio de duas linhas, uma delas parte da Estação Tucuruvi do Metrô (Cachoeira — 2023-10) e a outra da Estação Santana (Cachoeira — 1783-10).

Contatos/Informações:


Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques Urbanos faz a gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado).

Além dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP, é de sua responsabilidade áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e recentemente foi vencedora da licitação de concessão das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR.


<< Com apoio de informações/fonte: MaquinaCohnWolfe Assessoria de Imprensa / Mylena Zintl Bernardes>>

d

trilhasd