Tempo de Leitura: 2 minutos

Os 108 anos de fundação da Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo foram celebrados com uma comemoração online, numa transmissão realizada direto da sede, na Casa Araújo Pinto.

O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio de  São Paulo, Nuno Rebelo de Sousa, enfatizou que num ano singular como 2020, o desafio mundial foi desenvolver a colaboração coletiva e a solidariedade, reinventando paradigmas, mudando hábitos e inovando para atingir o crescimento pessoal e profissional.

Homenagem coletiva

“Nesse contexto, quisemos este ano homenagear coletivamente todos os imigrantes empresários portugueses, trabalhadores, valentes, inovadores e sobretudo reconhecidos por todas as demais culturas residentes neste vasto país com a dimensão de um continente, com a entrega simbólica da Comenda do Centenário da Câmara Portuguesa. A Comenda ficará exposta na sede para que os imigrantes e seus familiares possam fotografar a homenagem”, disse o presidente.

Nuno Rebelo de Sousa afirmou ainda que, com o espírito português, a Câmara soube se adaptar ao distanciamento social, se reinventando com diversos webinars e reuniões online. Com expectativa, destacou que há muito mais para apresentar em 2021, sempre seguindo a missão de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Portugal.

A transmissão apresentou mensagens do Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa, da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes, do Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Eurico Brilhante Dias, e do Embaixador de Portugal no Brasil, Dr. Jorge Dias Cabral.

Os presidentes do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Dr. Manuel Magno, da Casa de Portugal, Dr. António dos Ramos, e do Clube Português, Rui Fernão Mota e Costa, representaram as 44 entidades que mantêm clubes, associações, grêmios e comunidades portuguesas.

A cerimônia foi introduzida com a apresentação dos hinos de Portugal e do Brasil pela cantora Fafá de Belém, que encerrou a comemoração com um pocket-show.

<Com apoio de informação/fonte: Vera Moreira Assessoria de Comunicação>

Crédito da foto: Glastone Campos

d