Home Região A RSZN atinge um total de 203 mil livros distribuídos gratuitamente na...

A RSZN atinge um total de 203 mil livros distribuídos gratuitamente na Zona Norte

Tempo de Leitura: 6 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

No dia 29 de outubro passado, uma 3ª feira, foi comemorado o Dia Nacional do Livro. E como acontece todos os anos, já pela oitava vez, a Rede Social Zona Norte (RSZN) organizou a ação do projeto “Nas Estantes da Zona Norte”.

E deslocando o evento para o final de semana, na 6ª feira (01/11/2019), em aproximadamente quatro horas (das 11 às 15 horas) realizou a distribuição gratuita de 21 mil livros com a colaboração da Cia. do Metropolitana de São Paulo – Metrô, nas estações da Linha 1-Azul compreendendo Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Parada Inglesa e Tucuruvi. 

Lembrando que nas edições anteriores, até o ano passado, essa ação cultural chegou à marca de 182 mil livros distribuídos gratuitamente para todos as idades — atingindo, neste ano, a marca de 203 mil livros nas oito edições.

Um dia magnífico

Um belo dia, com muito calor, logo pela manhã. Dentro das estações do metrô, um ambiente descontraído e alegre, com leitores compenetrados, em frente às mesas dos livros, onde garimpavam o  de interesse. Muitos indecisos, com vários livros colados no corpo, até uma escolha final.

Outros que passavam pelo local, os usuários do metrô,  não acreditavam no que estavam vendo, ficavam meio ressabiados, até chegar perto e perguntar: “É de graça?”. E ao lado os voluntários da RSZN convidavam a população para a escolha do livro e ” recomendando que após a leitura , passassem à frente”.

Pelé faz sucesso

Enquanto isto,  na Estação Parada Inglesa, o sósia do Rei Pelé,  Nicanor Ribeiro — que também é membro da RSZN –, interagiu com a população como uma atração à parte.  “É mesmo o Pelé que está ali?”, era a pergunta que mais surgiu no momento.

E o Pelé ficava um pouco, distribuía livros – no meio de uma selfie– , e  corria de uma estação a outra para entreter as pessoas nos demais pontos da distribuição de livros. Esta edição também contou com importantes registros fotográficos e de vídeo realizados por membros da RSZN e, entre eles, o trabalho dos membros que são profissionais da fotografia como a Janaíra Monteiro,  Paulo Salgado e  Rita Barros — que colaboram com as fotos desta reportagem.

As crianças e as historinhas

Na estação Jardim São Paulo,  houve também o reforço de incentivo à leitura com a participação da Contação de História e Mediação de leituras ao pé do ouvido com as contadoras Helô Tokunaga Sueli Mello. 

Na  estação Parada Inglesa, as contadoras Maria de Jesus e Rosana Cerqueira  encantaram os leitores com a Leitura Sussurada  e na estação Tucuruvi as contadoras  Raquel Budow e a Katia do Prado fizeram abordagens inovadoras de acolhida aos leitores e de incentivo a leitura.

Uma ação de todos

Os membros da RSZN — grupo formado por pessoas e organizações dos 1º, 2º e 3º setores voltadas para a promoção da cidadania — foram acumulando os livros desde a ação anterior, no ano passado, com as doações.

As bibliotecas municipais da Zona Norte, mais especificamente os monitores culturais e as bibliotecas Narbal Fontes, Pedro Nava, Nuto Sant’Anna, Padre José de Anchieta, Menotti Del Picchia, Sylvia Ortoff e Biblioteca de São Paulo como também a Associação Amigos do Tremembé,  Senac Santana e Instituto Espaço Vida, além do grupo de voluntárias do projeto com as Contadoras de Histórias e o Grupo de Jovens Geração Solidária.

“Ajudando muitas vidas”
Todos os voluntários são membros da RSZN e responsáveis por colocar o projeto em prática, sob a coordenação de Maria Aparecida Cruz de Souza (Cida Souza).  E nota-se o espirito colaborativo e de fazer sempre o melhor, cada vez mais. A preocupação de atender os usuários do metrô, com muita atenção e até sugerir alguns autores ou títulos.
O mais importante para todos eles é a agitação do pessoal do meio dos livros, a satisfação de ver as pessoas indo embora com os livros em mãos. E Cida Souza se emociona a cada ano:  “há uma satisfação muito grande pelo que estamos realizando,  direta ou indiretamente ajudando muitas vidas, anonimamente, e  sempre dá a impressão que estamos no primeiro dia projeto. E queremos ajudar mais para o ano que vem”.

Ler ajuda, é saúde!

O projeto “Nas Estantes da Zona Norte” tem como meta diminuir a desigualdade de acesso e incentivar a leitura sobre temas variados e renomados escritores, com a distribuição dos livros nos locais de grande circulação da Zona Norte — que, desde o início,  aconteceram internamente ou na entrada das estações do Metrô.

O objetivo é estimular a leitura de forma simplificada e mostrar que o conteúdo das obras literárias está mais presente na vida das pessoas do que elas imaginam. Além de melhorar o desenvolvimento do raciocínio, aprimorar o conhecimento e contribuir para a sociabilização em qualquer fase da vida, ler ajuda a prevenir o mal de Alzheimer, doença degenerativa que atinge os idosos.

Coleta e armazenamento dos livros

O Shopping Center Norte foi um dos pontos de coletas de livros do projeto. As caixas para doação ficaram posicionadas estrategicamente no acesso às docas (área de carga e descarga) e no hall de entrada da administração, onde há grande fluxo de pessoas diariamente.

Também criaram um ponto de coleta de doações de livros os jovens do grupo de dos  alunos da Etec-Parque da  JuventudeTodos os livros foram estocados sob a guarda dos serviços especializados da Goodstorage, desde o ano passado, e foram encaminhados em caixas até os pontos  de distribuição do metrô. Durante o período todo é uma grande logística.

União de forças

Com 70  voluntários (ver relação com os nomes no final) que atuaram durante o evento, a Associação Amigos do Tremembé e o Senac Santana também foram responsáveis por colocar o projeto em prática.  

O projeto ainda contou, mais uma vez, com os apoios fundamentais do Metrô de São Paulo,  Center Norte,  Instituto Center Norte, Goodstorage, Editora Paulus, Sebrae Santana, Rede de Histórias,  Jovens Interact, Etec-Parque da Juventude, Jovens alunos  de Biblioteconomia da Etec-Pq da Juventude,  Projeto Ohquidea, Grupo  Espirita  Manoel Bento,  Maria Marta Vavassori,  Eduardo Britto, Copiadora Zona Norte, Chef Kissuani Marmitas Saudaveis,  Plano Bijus, Ana Paula Robert, Ivaldo Ferreira,  Reinaldo Yoshino, Amilton Ferreira, Editora Ordem do Graal na Terra, Designer Mayara Franciely Neves Silva ,  Bolos sem Lactose,  Mudanças & Fretes José Pereira do Jd. São Paulo, Sabesp, Instituto PIVI,  Mudlog, Duduca Festas,  Samadhy,  Lú Bolos & Doces, DiárioZonaNorte, SP Norte, Gazeta da Zona Norte, Universo ZN, e muitas doações  anônimas , completam  a lista de apoiadores do projeto.

Vamos colaborar com 2020

A Rede Social Zona Norte (RSZN) não para e já está em andamento o planejamento para o projeto “Nas Estantes da Zona Norte”-2020. Os voluntários e todos os membros da RSZN já estão se mobilizando para que o próximo ano tenha mais ações e que haja mais livros para distribuição nas estações do Metrô da Zona Norte — e quem sabe até em novos pontos.

As pessoas, empresas e editoras que quiserem colaborar, desde já, podem entrar em contato através do e-mail [email protected] .  Essas doações com indicação “Nas Estantes da Zona Norte” podem ser direcionadas também para a Biblioteca Pedro Nava  (Rua Helena do Sacramento, 1000 – Mandaqui – cruzamento Av.Voluntários da Pátria e Av. Eng.Caetano Álvares) – fone: 11 2973-7293 – Horário: 2ª a 6ª feira, das 9 às 18 horas; sábado, 9 às 16 horas – [email protected] – Coordenadora: Thais da Silva Farias.  Dependendo do estado e da quantidade, a RSZN pode estudar a possibilidade da retirada dos livros.

RSZN-Voluntários/Jardim São Paulo:   Maria Aparecida Cruz de Souza  (Coordenadora) —  Ana Paula Robert Neto, Antonio Carlos Marques Letra, Daniel Noboro Sakugava Goya, Dayanne Vieira Peixoto, Elizabeth Cristina Freitas Letra, Heloisa C.T.Tokunaga, Ingrid Santos da Silva, Ivaldo Alves Ferreira, Janáira Bentes Monteiro, Joyce Silva dos  Santos, Katiane Pereira da Silva e Silva, Lucas Soares Santos, Márcia Conceição Cotta, Mayara Tudisco, Rafael Gomes Da Silva,  Rebecca Freitas Galvão, Sandra Vanderlei de Amaral, Solange Vanderlei de Amaral, Valéria de Amaral, Sueli Mello , Victória Moura Pires, Vinicius S.C. Nascimento, Wenderson Ferreira de Santis.

RSZN-Voluntários/Parada Inglesa: Eva da Silva Ern ( Coordenadora ) — Reinaldo  Cesar Yoshino de Lima Coordenador,  Barbara Pereira Pollyla da Lapa  , Ione Anselmo Cosmo, Kenia Milene Galego, kawe Smith Gonçalves do Amaral , Lasierra Jhonatan Guedes Brandão,  Luan de Andrade , Lucas Gabriel Lopes de Jesus, Maria Aparecida de Oliveira, Maria de Jesus Campos Sousa, Maria Laura Costa Coelho, Mariana Vieira de Souza, Nicanor Ribeiro, Paulo Sandes Quelce Salgado, Roberto Norio Ussui, Rosana Cerqueira Dias , Sérgio Lourenço, Vera Lucia Lopes Agueda,  Vera Nascimento, Rita Barros .

RSZN-Voluntários/Tucuruvi: Cesar Kawamura (Coordenador) – Aldrey Lucia Shimabukuro, Aline Macedo de Oliveira , Amanda Roberta da Silveira, Beatriz Sposito Marçal, Elpidio Ulian Júnior, David Patrik dos Santos, Domitila Alves de Oliveira Vila Nova, Erico Rodrigues Costa, Glaucia Maximo dos Santos, Ida Santos, Guilherme Soares Sampaio, José Heleno Oliveira Gomes de Oliveira, Juan Pereira Assumpção, Kairos de Castro Santos, Katia do Prado Silva , Maria Paula Germano Locatelli, Mario Luz Alves de Souza, Raquel Beatriz da Conceição, Raquel Budow, Regina Helena Lima Monteiro, Rickson Gomes da Silva, Tamirys Alves da Silva, Thamires da Silva Pereira dos Santos, Vinícius Nascimento Rodrigues.

Sobre a Rede Social Zona Norte

Nasceu em abril de 2010 com o objetivo de unir pessoas e organizações, além de criar um ambiente propicio para concretização de propostas que favoreçam o desenvolvimento da região. Fomentada pelo programa “Rede Social do Senac São Paulo” articula atores sociais locais para a elaboração e implementação de projetos de interesse comum de forma colaborativa. 

Atualmente é constituída por cerca de 300 membros, dentre eles,  representantes do poder público, organizações sociais, empresas privadas, moradores da Zona Norte e lideranças comunitárias. A partir de 2019 conta com o Sebrae Santana na mediação de encontros mensais e eventos da RSZN.

Mais informações: https://www.facebook.com/redesocialzonanorte

d