Home Cultura A peça infanto-juvenil “Vambora!” chega gratuitamente no Teatro Alfredo Mesquita

A peça infanto-juvenil “Vambora!” chega gratuitamente no Teatro Alfredo Mesquita

Vambora
Tempo de Leitura: 4 minutos

Vambora

  • Um espetáculo infanto-juvenil.  Justamente, no momento em que o mundo parou por conta da pandemia da COVID 19, no início de 2020, a Cia La Leche iniciou a criação de um texto que buscasse inspiração nas palavras e ações da jovem ativista sueca — que espantou a todos com sua coragem –, de nome Greta Thumberg

O desejo era falar sobre os problemas urgentes em curso que seguem devastando o planeta. O pensamento dos líderes indígenas Davi Kopenawa, Ailton Krenak, da jornalista Eliane Brum  — que em 2020 publicou um diário de bordo sobre o percurso que realizou da Amazônia até a Antártida —  junto a diversos cientistas que pesquisam o impacto do colapso climático sobre o continente gelado. Todos esses pontos foram fundamentais para a ampliação do olhar da dramaturgia.

Agora, surge a oportunidade para assistir o espetáculo de forma gratuita no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, na Zona Norte da capital. Ganhadora da 12a Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo, a Cia La Leche comemora 15 anos de trajetória com temporada do espetáculo distópico que encerra a trilogia iniciada com os premiados Salve, Malala! e Existo!

Vambora

Voltada a encenar temáticas pouco recorrentes no teatro para crianças e jovens, o grupo teatral apresenta o espetáculo Vambora! em curta-temporada,  no primeiro final de semana de junho de 2022, nos dias 04 (sábado) e 05 (domingo), às 16 horas. E de portas abertas para o público, “de graça”, mas chegar  pelo menos com 30 minutos de antecedência ao espetáculo.

A peça tem a direção de Cris Lozano e dramaturgia de Alessandro Hernandez, que também está em cena ao lado da atriz Ana Paula Lopez, propondo um chamado para as questões ambientais que assolam o planeta.

A dramaturgia do espetáculo, que serviu como base para o roteiro de criação da trilogia audiovisual Paisagens Antes do Fim, ganhou o Prêmio  da Associação Paulista de Críticos de Artes – APCA de melhor direção para Cris Lozano. Esses vídeos foram veiculados em 2020 e exibiam cenas que foram recriadas e transpostas para o palco.

Vambora

As três paisagens
Vambora! está dividido em três paisagens com personagens icônicos que revelam a problemática ambiental, em contraponto a pequenos lampejos de utopia, novas possibilidades de territórios para continuarem a viver.

Na primeira paisagem, um casal de espantalhos presos a uma tera seca e devastada buscam, em seus sonhos, a construção de um novo mundo. Na segunda paisagem, um casal de velhinhos que vive dentro de uma baleia jubarte luta para preservar suas memórias.

Já na terceira paisagem, um casal de pinguins que se perde de seu bando busca o oceano
para perpetuar sua espécie.

“A dramaturgia aponta as possibilidades de criar novos mundos através da imaginação com personagens que revelam a proximidade da tragédia que se aproxima com o fim do planeta”, comentam Cris Lozano e Alessandro Hernandez, reforçando que a obra foi concebida para expor a urgência desse tema para crianças, adolescentes e pessoas de qualquer idade.

E concluem: “O que buscamos é trazer para o presente a tragédia anunciada que se aponta há algumas décadas sobre a extinção de todas as espécies viventes”.

Vambora

O cenário de Julio Dojcsar foi concebido com elementos minimalistas num território completamente  branco onde se vê apenas objetos suficientes para ampliar a devastação do espaço que está sendo habitado. A luz de Grissel Piguillem trabalha com efeitos e cores fortes, intensificando a densidade que a mudança climática traz: calor muito forte, águas abundantes, frio intenso.

O figurino de Chris Aizner sobrepõe vários adereços dialogando com a ideia de que a fauna, flora e a humanidade ocupam o mesmo corpo de maneira horizontal. A trilha sonora de Morris busca sonoridades e efeitos minimalistas em contraponto a um volume sonoro que traga a presença da natureza em diálogo com a dramaturgia. Vambora

O processo de criação do espetáculo teve como parceria as vozes de crianças e adolescentes que moram nos bairros Guaianases, Brasilândia e Grajaú, onde foram realizadas oficinas de criação das cenas diretamente relacionadas à dramaturgia já escrita.

As perguntas que conduziram o processo buscavam ampliar o olhar desde o microcosmo
relacionado aos lugares de lazer e como eram aproveitados, expandindo para as questões
macro da natureza e do planeta Terra.


Ficha Técnica

Direção Geral: Cris Lozano / Dramaturgia: Alessandro Hernandez / Elenco: Ana Paula Lopez e Alessandro Hernandez / Iluminação: Grissel Piguillem / Figurinos: Chis Aizner / Cenários e Adereços: Julio Dojcsar / Trilha Sonora: Morris / Preparação Corporal: Ciro Godoy / Operador de som e técnico de palco: Wilson Saraiva, Mauricio Matheus, Lucas Luciano e Fellipe Oliveira / Operador de luz: GIVVA e Grissel Piguillem / Costureira: Judite de Lima / Material gráfico e Ilustrações: Bruno José / Fotos: Cacá Diniz e Fellipe Oliveira / Assessoria de Imprensa: Canal Aberto – Marcia Marques / Gestora de Mídias Sociais: Jéssica Lauriano / Produção: Cia La Leche / Vozes em off: crianças e adolescentes dos CEUs Navegantes e Inácio Monteiro e da ETEC Paulistano, participantes das oficinas teatrais conduzidas pela Cia La Leche, realizadas no segundo semestre de 2021

Serviço

  • Espetáculo: Vambora!
  • Apresentação: Cia La Leche
  • Local: Teatro Alfredo Mesquita
  • Endereço:  Av. Santos Dumont, 1770 – Santana – Zona Norte
  • Referências: ao lado da Zoonoses e em frente Campo de Marte
  • Apresentações:  04 e 05 de junho (sábado e domingo)
  • Horário: 16 horas (chegar com antecedência para retirada dos ingressos)
  • Ingressos:  gratuitos
  • Duração: Duração: 50 minutos
  • Classificação indicativa: a partir de 7 anos
  • Estacionamento: livre ao lado do teatro
    *Obrigatória a apresentação do Comprovante de Vacinação/Uso de máscaras

<<Com apoio de informações/fonte: Canal Aberto Assessoria de Imprensa / Daniele Valério >>


Portifólio/Album — <<  Fotos: Cacá Diniz e Fellipe Oliveira  >> — Clique na imagem para expandí-la:

Vambora

d