Início Destaque A nova Sabesp evolui, transforma e faz mudanças no relacionamento com...

A nova Sabesp evolui, transforma e faz mudanças no relacionamento com clientes

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

  • A partir de 13/10 (4ª feira), a nova Sabesp muda o relacionamento com clientes
  • Os novos hidrômetros serão controlados à distância com autonomia para o cliente
  • Sabesp atende 375 municípios: 10,2 milhões de ligações e 28,5 milhões de clientes
  • Empresa emprega quase 11 mil funcionários

No século 17, o químico francês Antoine-Laurent Lavoisier cunhou uma frase marcante em sua época: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Uma época que não havia nada de evolução tecnológica. E a Revolução Industrial teria seu início somente um século depois, na Inglaterra.

Naquele momento,  o mundo parecia girar com muita calma na sua rota diária. E hoje, no século 21, tudo acontece em segundos e nada se perde, tudo se transforma rapidamente em ciclos de tecnologia. Por outro lado, o ganho de tempo é fundamental.

De 1973 até hoje, passados 48 anos, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, veio evoluindo depois da junção de seis empresas da época, chegando aos seus serviços atuais com o reconhecimento mundial.

Sabesp muda o rumo

Há dois anos, a Sabesp vem estudando, planejando e remanejando o seu sistema comercial para a transformação de uma nova plataforma tecnológica.  Essa transição chega agora, em outubro, em sua última fase. Desta forma, todos os clientes terão um maior relacionamento, facilitando o acesso aos serviços e atendimento da empresa.

O site oficial e institucional da Sabesp ( www.site.sabesp.com.br ) está operando normalmente. Já a página de serviços está fora do ar até  13 de outubro (4ª feira, após o feriado), quando está previsto o término de transição para a nova fase  com os ajustes na plataforma oferecendo mais segurança.

A partir de sua liberação, a identificação dos clientes será realizado pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou das empresas pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), facilitando a mudança da titularidade e relacionamento comercial. Já o cadastro poderá ser atualizado no atendimento digital no site sabespfacil.sabesp.com.br ou através do telefone 0800.055.0195.

Os benefícios e mais vantagens
Irineu Delatorre Júnior – Ger.UGR Sabesp/Santana

Além de ter acesso à segunda via da conta (passa a ser “fatura”) por e-mail, será mais fácil fazer parcelamentos e ter toda a programação dos pagamentos com os carnês e acessar a nova agência virtual com nome de usuário e senhas, ou seja, com mais segurança dos dados e acesso a informações. Quando for liberada, a agência vitual poderá ser acessada através do link:  agenciavirtual.sabesp.com.br

Segundo o gerente de Departamento da Unidade de Gerenciamento Regional Santana, Irineu Delatorre Júnior, “essa mudança tecnológica ocorre depois de vários anos da Sabesp, com o objetivo de criar mais comunicação com os clientes, dando maior suporte técnico e de serviços”. E complementa: “Com satisfação, estamos em nova fase que carrega também mais produtividade para todos os departamentos da empresa, que podem trazer melhorias na prestação do importante serviço”.


Clique na imagem e assista o resumo do processo de atendimento da Sabesp:


O período de transição

Eventualmente, neste período de transição, poderá ocorrer que a leitura de algumas contas pode ser calculada pela média. Mas a regualarização acontecerá no mês seguinte. E poderá ocorrer alteração na data prevista para o débito automático. E algo excepcional e a data do novo pagamento será sempre uma data posterior à antiga.

A Sabesp chama atenção e reforça alguns pontos importantes:

  • Em algumas situações, os clientes podem ter uma conta com vencimento no início do mês e outra no final, mas com períodos de consumo diferentes. Isso não significa que são contas em duplicidade!
  • A leitura da conta poderá será calculada pela média e a regularização acontecerá no próximo mês.
  • Também pode ocorrer a alteração da data prevista no débito automático, em virtude desta fase de ajustes.Mas para qualquer situação, nossos atendentes estão devidamente preparados para tirar dúvidas e orientar os clientes que necessitarem, inclusive para ajustar a melhor data de pagamento/débito automático.
 Mais novidades

Inovação e tecnologia, andam juntas“, com esse mote, a Sabesp vai mais adiante nas atuais mudanças de mercado. Já em prática a Sabesp Mobile através de aplicativos nos celulares dos clientes; a agência virtual que facilita a comunicação; o robô que detecta vazamentos d´água nas ligações; e até o monitoramento através de drones.

E não para por aí, agora a empresa chega à Internet das Coisas,  com a tecnologia IoT — traduzido do inglês Internet of Things.  Já em testes em vários locais — somente nas regiões de Barueri e Santana de Parnaíba serão aproximadamente 2.900 pontos com grandes consumidores residenciais, comércio, indústria e empresas –, os hidrômetros digital-inteligente (da marca Octave – ver detalhes abaixo) entraram nesta nova fase.  Desta forma, conectados à Sabesp permitem o sistema de leitura dos hidrômetros ultrassônicos, com a coleta e a transmissão de dados de consumo por radiofrequência.

Hidrômetro ultrassônico Octave/OiT

Com esses hidrômetros inteligentes,  o cliente pode acompanhar diariamente o consumo d´água no aplicativo Sabesp Mobile; receber alertas de vazamentos; economizar água; e contribuir para preservar o meio ambiente.  Aos poucos, de forma gradativa, o objetivo é  eliminar os leituristas e as agências nos distritos, bairros e outras localidades.

O que é a Sabesp

É uma empresa de economia mista, de capital aberto, que tem como principal acionista o Governo do Estado de São Paulo. Ela é hoje uma das mais eficientes empresas de saneamento do mundo. É a campeã do setor nas Américas. A companhia atua como concessionária de serviços nos 37 municípios da Grande São Paulo e 375 municípios no interior do Estado, atendendo um total de 28,5 milhões de pessoas. Ela tem capacidade para tratar 85 mil litros por segundo em 191 estações de tratamento de água e 35 mil litros por segundo em 406 estações de tratamento de esgotos.

 


(*) Hidrômetro ultrassônico Octave — um aparelho de medidor que corrige os problemas de medição do parque de medidores de qualquer cidade. É a primeira vez que um macromedidor consegue medir volumes típicos de aparelhos domésticos, mantendo precisão estável durante toda sua vida, já que elimina qualquer tipo de desgaste mecânico. Não há nada no Octave em movimento, somente água. Outro benefício do aparelho é que o mesmo possui display em LCD com indicação de vazão instatânea e volume totalizado, possui o funcionamento a partir de 15 litros/hora. Além disso, não necessita de energia elétrica para seu funcionamento e não mede ar. * Pode ser conectado com todos os sistemas de leitora à distância existentes. * Não contém partes móveis . * Não apresenta desgastes. * Sem perda de precisão * Não necessita de manutenção. <Fabricante: Hidrauconex Materiais Hidráulicos – Belo Horizonte/MG>


ÁLBUM DE FOTOS  — Clique em cima da foto para expandí-la:

 

 

 

 

d